Ataque gerou resposta imediata da artilharia de Israel. Ainda não há informações sobre vítimas.
O movimento xiita libanês Hezbollah atacou uma patrulha militar israelense na fronteira entre Israel e o Líbano, provocando uma resposta imediata da artilharia do Estado hebreu contra duas localidades libanesas.
Por ora, não se sabe se o ataque contra a patrulha provocou vítimas.
Segundo as fontes de segurança, Israel respondeu com disparos contra duas aldeias na região das fazendas de Shebaa.
O Exército israelense informou que a explosão tinha como alvo veículos militares na área de Shebaa, e que forças israelenses responderam com disparos de artilharia.
O dispositivo explosivo foi detonado na área de Shebaa, informou o Hezbollah em nota. A mídia libanesa relatou que bombardeios israelenses atingiram a cidade próxima de Al Wazzani e outras áreas.
O comunicado do Hezbollah nomeou o grupo que realizou o ataque como Samir Qantar. O grupo xiita apoiado pelo Irã acusou Israel pela morte de Qantar em um ataque aéreo na Síria, e prometeu retaliação.
“O grupo do líder mártir Samir Qantar detonou um grande dispositivo explosivo em uma patrulha israelense nas fazendas de Shebaa… que destruiu um veículo israelense… e feriu os que estavam dentro”, informou o Hezbollah.
Testemunhas disseram que pelo menos 10 bombardeios israelenses atingiram Al Wazzani pouco após as explosão, causando danos materiais.
FONTE: G1
Carl, respeito sua opiniao, mas esta questao dos civis tem 2 lados…ou sera q vc nao percebe isso tbm…..e olhe q nao sou Judeu ou descendente hemmmmm….sou brasileiro…..mas esta porcaria de conflito nao poupa nehum dos lados civis ou nao…….. pelo seu enfoque os USA protegem e poem pra baixo do tapete os atos dos israelis ( os maus e ruins), mas o resto do mundo faz beico e atraves de ONGs altamente suspeitas e alguns paisecos de terceiro mundo a guisa de se promoverem, ficam ai de lado , destilando baboseiras e esquecendo q estes tadinhos dos palestinos diariamente matam seus vizinhos…….isso nao tem fim e nao tem vencedores, mas Israel nao sera destruida jamais…….eh mais facil estes ditos arabes se juntarem e participarem dos ganhos q os judeus podem lhes proporcionar. Sds
Carl……..vc continua a entender a real situacao……nao eh neste pedaco do mundo q se travam guerras assimetricas…..eh imnpossivel separar o joio do trigo…a coisa eh complexa, se fosse possivel nao haver alguma hipocresia mas sim o fato real de uma situacao de conflito, c certeza teriamos conflitos bem mais rapidos e limpos….mas onde em seu mundinho vc acha q ha uma guerra limpa onde ditos inocentes sao postos de lados e poupados….infelizmente eh sempre a maioria q paga pelos erros da minoria…em tempo caro Carl….leia c atencao meu sobrenome…….acho q sei do q escrevo qdo comento certas situacoes do OM………la nunca havera paz….nunca houve e nao vai haver…nao neste milenio ou ate exaurir o petroleo, depois disso, estes povos vao voltar a fazer o q sempre fizeram…pular de galho em galho como nomades e para onde tiver agua…….leia a historia conhecida dos ultimos 3000 anos….ta na biblia….antigo testamento e outros relatos poeticos da epoca. Sds
O que Israel faz é provocar a ira de seus vizinhos para te a desculpa para roubar mais terra, certamente que uma politica mais amistosa renderia menos atentados contra Israel e eles são bem disso.
Outra coisa, na política assassina israelense os civis não são vitimas colaterais dos ataques e sim são alvo dos ataques e isso caracteriza crime de guerra. O único motivo de Israel não responder pelos seus crimes é porque os EUA ” passam o pano”, mas ainda assim é crime você sendo ou não de lá, a bíblia ou conto de fadas tentando justificar a matança nada vai mudar os fatos. Sds
O problema é que o Hezbollah é grupo guerrilheiro… eles estão escondidos entre a população civil, não há mais quartéis oficiais do Hezbollah, para servirem de alvo. Não há infraestruturas “do Hezbollah” para servirem de retaliação para Israel, na realidade o Hezbollah é a vontade política da Palestina e do Líbano personificada, inclusive eles são o partido político predominante na Palestina… daí a explicação para que Israel ataque indiscriminadamente, qualquer um do lado de lá que morrer é em tese, um ativista do Hezbollah a menos…
Não que eu aprove essa ação de Israel, que é sim covarde… Eles deveriam fazer mais espionagem, mais reconhecimento e atacar com precisão somente os alvos críticos do grupo escondidos entre a população e não dizimar inocentes… mas fico me perguntando se faríamos o mesmo frente a um adversário que não age assim, basta ver os foguetes disparados de Gaza em direção a Israel… eles não visam bater alvos militares e sim matar o maior número de israelenses possível.
Infelizmente o ódio, o ressentimento e a vontade de vingança de ambos os lados é muito intenso naquela região.
Parece que a surra que Israel deu no Hezbollah na ultima guerra do Libano deu resultado … Israel vem de uma serie de acões de “de decapitação “de lideranças e do Hezbollah alem dos bombardeios para destruir os comboios rearmamento do grupo, o eles tem tido respostas bem limitada e timida temendo as promesas de terra arrasada de Israel .
Hezbollah fazendo o seu papel de grupo terrorista ou seja, travando uma guerra assimétrica por procuração contra Israel a mando de seus patrões iranianos.
Então Celso e Tomcat, para vocês não existe nada de errado em bombardear civis? Bem, para leis internacionais sim existe algo de errado! Mas o mundo é hipócrita o suficiente para tentar arranjar desculpas para certos criminosos.
Pois bem, o minimo que uma pessoa ou nação que não ver nada de errado no que Israel faz era usar da mesma medida para avaliar outras nações, mas mais uma vez a hipocrisia não permite, é como uma doença ou vício é mais forte que a pessoa.
Prezado Carl, tenho certeza q vc nao conhece ou entende os fatos como realmente eles sao. Desde qdo nao ha hipocresia nestas situacoes de conflito ou guerra……..vc acha mesmo q estes ditos palestinos sao tao corajosos pra por a cara e atacar Israel de frente……..o q vc acha q estes palestinos fazem la na regiao…..vc acredita mesmo q estao desarmados…..q todos sao inocentes…de uma espiada no google e veja o tamanho desta dita ocupacao palestina…..vc acredita mesmo q eh possivel algum revide sem atingir inocentes civis…….nestes assuntos nao tem santo nao….mas fique sabendo de vez por todas q palestino nao eh raca , nao eh nacao e nem mesmo constitui um pais, isso nunca existiu….pesquise um pouco mais a historia desta regiao. Mais uma coisa……desrespeitar direitos humanos.. a partir de seu pensamento ou ideia nenhum pais do mundo deveria ter relacoes diplomaticas ou comerciais c o Brasil q ja vive uma verdadeira guerra civil (mortes no transito, drogas, porta de hospitais publicos, etc…..) aqui sim os humanos nao tem direitos, no nosso pais morrem mais cidadaos anualmente de forma violenta do q esta tal intifada na regiao conflitada…….esta eh a verdadeira realidade…..nao existe direitos humanos, mas humanos direitos, o resto eh papo furado. Criticar sem participar ou estar presente eh facil, o resto , eh resto. Sds
Acho melhor pesquisar mais sobre o tema dos conflitos q envolvem Israel e seus vizinhos antes de apedrejar este ou aquele povo por suas atitudes( covardes ou nao ). Somente quem vive o q os povos daquela região vive é q sabe seus possíveis motivos para muitas vezes cometerem atos ( aos nossos olhos ) cruéis, covardes ou desumanos pois na ótica de quem vive em estado de guerra com quase todos ao seu redor ( sendo q dentre estes existe os q claramente querem apagar Israel do mapa , vide o Iran )desde os primórdios da história talvez não seja este o pensamento sobre suas ações de retaliaçao.
Então um grupo de guerrilha ataca militares israelenses e em resposta os israelenses respondem bombardeando vilarejos civis? Civis sendo bombardeados e cadê os EUA para defenderem os direitos humanos desses coitados? Ou mesmo, cadê aqueles brasileiros que tanto criticam os crimes cometidos, por exemplo, pelo governo cubano (e não estão errados), e que falam que o Brasil devia fechar relações por esse país desrespeitar os direitos humanos dos cubanos, cadê? Crime é crime, e o Estado de Israel é um Estado criminoso (por cometer crimes contra a humanidade), assassino (por matar civis desarmados) e covarde (por atacar nações miseráveis e desarmadas ao invés de encarar o Irã sem apoio dos EUA). O mundo e principalmente uma certa parte dos brasileiros sofrem hoje de uma forte hipocrisia!