A Itália enviará 130 soldados e oito helicópteros militares para o Iraque. Sua tarefa será a de proteger os engenheiros que trabalham no fortalecimento da barragem sobre o rio Tigre.
Autoridades de Roma anunciaram que vão enviar ao Iraque uma força-tarefa especial Esercito Italiano (Exército Italiano). A força será composta de 8 helicópteros militares, 4 AW129 de ataque e 4 NH90 TTH multipropósitos, bem como 130 soldados, incluindo pilotos, pessoal de manutenção e agentes de ligação. Os italianos serão estacionados em Erbil, capital da província autônoma curda no norte do país.
O contingente italiano irá executar as tarefas de evacuação médica e salvamento em combate (CSAR). Os militares também irão proteger um grupo de cerca de 500 engenheiros, contratados pela empresa italiana Trevi na reparação da barragem sobre o rio Tigre, localizada ao norte de Mosul. O trabalho de engenharia vai durar 18 meses. Seu custo é calculado em 273 milhões de euros.
Roma enviou suas tropas para o Iraque a pedido das autoridades em Bagdá e Erbil. Os soldados italianos também irão ajudar na coordenação de programas de formação, que vão aumentar a capacidade de combate das forças de segurança iraquianas e Peshmerga curdos que lutam contra militantes do Ad-Daula al-Islamiya entre outras organizações radicais islâmicas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker
FONTE: Altair