Em outubro, a Saab concluiu, pela primeira vez, com sucesso, o voo de ensaio da aeronave Gripen E com o Míssil Meteor BVRAAM (Beyond Visual Range Air-to-Air Missile ou Míssil Ar-Ar Além do Alcance Visual, em português).
A aeronave Gripen E (designada 39-8) foi operada a partir do aeródromo da Saab em Linköping, na Suécia e incluiu dois mísseis Meteor.
“A aeronave continua tendo um desempenho tão bom quanto o verificado em toda a fase de ensaios em voo com cargas externas. Estou realmente ansioso para ver as próximas etapas do programa de ensaios em voo que nos aproximarão, cada vez mais, da conclusão da fase de integração de armas. O Meteor torna o Gripen E extremamente capacitado para missões de superioridade aérea”, diz Robin Nordlander, piloto de ensaios em voo do Gripen na Saab.
O teste com o Meteor faz parte do progresso de integração de armas no programa de ensaios do Gripen E. A próxima etapa inclui voos com diferentes configurações e a expansão gradual do envelope de voo.
O Meteor é um BVRAAM guiado por radar ativo, superior a outros mísseis de sua categoria, e capaz de engajar alvos aéreos de forma autônoma, dia ou noite, em todos os climas e em ambientes hostis de guerra eletrônica. O sistema de propulsão ramjet do míssil proporciona ao Meteor um desempenho de alta velocidade e a energia para destruir alvos rápidos, muito distantes e em movimento. O Gripen C/D, operado pela Força Aérea Sueca, foi o primeiro caça do mundo a operar com o míssil Meteor em 2016.
O programa Meteor é uma das colaborações de Defesa mais bem-sucedidas da Europa, que conta com o Reino Unido, a França, a Alemanha, a Itália, a Espanha e a Suécia, criando uma mudança decisiva no combate aéreo. A Saab é parceira no programa Meteor em conjunto com o contratado principal MBDA UK.
FONTE: Saab
Faço aqui um aparte aproveitando a matéria para uma pequena observação. É prevista a partir do terceiro trimestre do ano de 2019 as primeiras entregas do Gripen E.
E, no ano que vem está previsto provas de vôo cativo no F-5M, do futuro míssil AV-MTC da Avibras. Quem sabe com as entregas dos Gripen a partir do ano que vem, essa nova plataforma da FAB já possa de imediato tomar parte nos vôo cativo do AV-MTC…
Grato!
No ano que vem será entregue o primeiro Gripen E para a FAB, mas essa célula será instrumentada para ser usada em todos os testes e avaliações da versão brasileira, mas com certeza, esse possível desenvolvimento de uma versão ar-terra do MTC não será testada nessa célula. Os primeiros Gripen operacionais da FAB serão entregues em 2021, portanto, possiveis testes de armas brasileiras serão feitos nessas células, a partir de 2021 ou adiante.
Precisariamos equipar os nossos futuros Gripen com alguns desses até febricarmos o nosso equivalente.