Por volta das 13h00min do dia 25 de maio (sexta-feira passada), a equipe da aeronave Falcão 04 do GRAER, comandada pelo Tenente-Coronel BM Artur, foi acionada para executar uma remoção aeromédica de urgência, transportando uma criança, de um ano e meio de idade, de Paranaguá (litoral paranaense) até o Hospital da Criança, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.
A remoção aeromédica ocorreu com a aeronave Eurocopter EC130 B4 (Falcão 04), devidamente preparada para tal situação, contando, além da maca, com equipamentos de suporte médico e a presença de uma médica do Hospital Regional de Paranaguá.
A criança, que estava entubada e se encontrava internada na UTI do Hospital Regional de Paranaguá, apresentava quadro grave de pneumonia e necessitava transferência imediata e rápida para uma unidade médica especializada. Se esse transporte ocorresse por via terrestre, o tempo do deslocamento poderia agravar o quadro clínico da paciente, uma vez que seriam aproximadamente três horas de viagem. A decisão pela remoção aérea aconteceu por conta da agilidade proporcionada pelo helicóptero, cujo tempo de voo do litoral até o destino não passou de meia hora.
A aeronave pousou no quartel do Corpo de Bombeiros de Campo Largo, de onde uma ambulância encaminhou a paciente até o Hospital de destino.
FONTE e FOTOS: GRAER/PR