Decolou no dia 26 de junho, por volta das 15hs, a aeronave Falcão 04 do GRAER, com equipe completa, a fim de prestar apoio nas ações de Segurança Pública que se desenvolverão a partir do Município de Maceió, Estado de Alagoas.
Essa disponibilização de recursos humanos e equipamentos ocorreu mediante solicitação de apoio oriunda do Ministério da Justiça e autorizada pelo Governo do Estado do Paraná.
Trata-se de uma operação que visa o combate aos altos índices de criminalidade identificados no Estado de Alagoas e que contará com a participação de Unidades policiais de diversos Estados brasileiros.
A equipe paranaense, operando uma aeronave Eurocopter EC130 B4, designada no Grupamento como Falcão 04, estará munida dos equipamentos disponíveis para os mais diversos tipos de missões, desde ações policiais até voos de resgate aeromédico.
Composto por profissionais altamente treinados, o efetivo do GRAER contará com dois pilotos, dois tripulantes operacionais multimissão e um policial para apoio solo.
O GRAER, desde sua criação no ano de 2010, atua pautado na melhor prestação de serviços possível à comunidade, dentro do que demanda a Segurança Pública, sem descuidar do rigor necessário voltado à segurança de voo. Por conta disso, já atuou com êxito em missões fora do Estado do Paraná, como nas enchentes em Santa Catarina (2009) e os trágicos desmoronamentos de terras que atingiram a Região Serrana do Rio de Janeiro (2010).
Em âmbito Estadual, as aeronaves do Grupamento já voaram mais de 1.400 horas resgatando pessoas acidentadas, transportando pacientes graves para hospitais, prestando apoio aéreo em missões policiais militares e civis e transportando efetivos para outras cidades.
Com isso, fica bastante claro que a aviação de Segurança Pública no Paraná está sólida e evoluindo de maneira constante.