Por Kinda Makieh
DAMASCO (Reuters) – O governo sírio anunciou nesta terça-feira que aceitou interromper as “operações de combate” que não incluem o Estado Islâmico, a Frente Nusra, ligada à Al Qaeda, ou grupos ligados a eles, em linha com um plano estabelecido por Estados Unidos e Rússia.
O governo disse que vai trabalhar com a Rússia para decidir quais grupos e áreas devem ser incluídos no plano de “cessação das hostilidades” que está previsto para entrar em vigor no sábado, de acordo com as negociações lideradas por norte-americanos e russos.
Em comunicado, o governo sírio destacou a importância de se fechar as fronteiras e do fim de apoio estrangeiro a grupos armados, além de “impedir que essas organizações fortaleçam suas capacidades ou mudem suas posições, de forma a evitar algo que possa levar a destruir esse acordo”.
O governo sírio anunciou a sua “aceitação a uma interrupção das operações de combate com base na continuidade dos esforços militares para combater o terrorismo contra o Daesh, a Frente Nusra, e as outras organizações terroristas ligadas a eles e à organização Al Qaeda, de acordo com o anúncio russo-americano”.
Daesh é um acrônimo em árabe para o Estado Islâmico.
A Síria se reserva ao direito de “responder a qualquer violação por parte desses grupos contra cidadãos sírios ou contra suas Forças Armadas”, acrescentou o comunicado.
Esta virtual trégua apadrinhada pelas duas potencias tange apenas os enfrentamentos entre as forças regulares do exército sírio apoiados pela Rússia contra os tais “rebeldes moderados” da CIA apoiados pelos EUA…
Mas tal armistício exclui enfrentamentos contra uma das facções de mercenários treinados pela CIA e mais tarde rebelados contra seus ex-patrões, mais conhecidos como Estado Islâmico ou mais recentemente Daesh, entre tantos outros grupos de difícil pronúncia, gangues, facções, hordas ou seja lá como for a denominação correta para estes mercenários que continuarão a agir e atacar estando exclusos do cessar fogo…
Para mim isso está mais é com cara de que os EUA estão tirando seu time de campo, ou pelo menos dando uma folga aos seus capangas e assim tornando mais fácil para a Rússia ou até eles próprios identificarem quem são os “rebeldes rebelados” ou “insurgente revoltados” que continuarem atacando sendo passíveis de identificação como terroristas e automaticamente um grande “X” vermelho recai sobre suas cabeças, seguidas de numerosas JDAMs e KAB-1500 responsáveis por fazer a ligação entre eles e o paraíso das 70 virgens.
Belo comentario topol concordo com voce os Americano estão saindo a francesa para não ficar ruin para eles. Desta forma eles podem afirmar qua fizeram tudo para alcançar Paz, para falar verdade todas as guerra que eles não conseguem vencer ou seus aliados eles trançam esta mesma estrategia. so voltarmos um pouquinho no passado lebrarmos Hidochina, Angola entre outros, todos este conflitos com grandes prejuizos as populaçoes locais, vamos aguardar para ver os novos desdobramentos.
Para aqueles que pensvam que governo sirio estava levando vantagem com conflito, com esta decisão, ja dar para analizar de outra forma, por que o cesar fogo, vai ajudar muita ao oposição, pois as forças do exercito regular sirio esta avançan em todas as frentes.