A mídia japonesa publicou um vídeo de Hiroshima e Nagasaki feito por soviéticos um mês após o bombardeio dos EUA, relatou o Asahi Shimbun.
O vídeo foi entregue ao primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, pelo presidente da Duma russa, Sergei Naryshkin, em junho. É a primeira vez que Hiroshima e Nagasaki, que comemorou o 71º aniversário do bombardeio atômico entre 6 e 9 de agosto, receberam as imagens obtidas pela antiga União Soviética das consequências dos ataques norte-americanos.
No vídeo em preto e branco, com duração de cerca de cinco minutos, são observadas as ruínas das duas cidades japonesas destruídas.
O Nagasaki Atomic Bomb Museum irá apresentar o vídeo até 2 de Outubro.
O presidente dos EUA Barack Obama visitou o Japão em 27 de maio para participar da cimeira do G7 e visitou a cidade de Hiroshima. Apesar da importância histórica de sua chegada, ele não se desculpou pelo ataque que matou pelo menos 140.000 pessoas.
NOTA DO EDITOR: O presidente dos EUA pode apenas lamentar, pois os países estavam em guerra e milhares morreram de ambos os lados.
FONTE: RT
As mortes aconteceriam com quem lutasse ,kkkkk ,sinismo puro , qualquer molusco sabe que 90 % das vitimas da segunda guerra ,foram vitimas civis , quanto a fantasiosa intençao de invasao sovietica , nao vale apena contesta-la , mas uma coisa o cara tem razao , foi covardia utilizar as bombas , a alemanha nao utilizou a dela , o japao nao utilizou a dele e tao pouco os sovietcos ,estes nem cogitaram utilizar esta arma contra os alemaes , por que serah ? #mundodebob .
Minha opinião é que uma área menos habitada poderia ser atacada primeiro, ou mesmo uma área desabitada com um aviso antecipado para demonstrar o poder, depois que os japoneses vissem o efeito e a ameaça de um ataque contra sua capital por exemplo com certeza iriam se render
Concordo Padilha, mas minha opinião baseia-se no morticínio ocorrido. As mortes aconteceriam com quem lutasse. Não foi uma decisão estratégica militar, foi política para impedir a URSS de anexar o Japão. Até hoje o Japão é colônia americana. Apenas agora os nipônicos estão retomando sua capacidade militar e apenas por causa da expansão da capacidade militar chinesa. Se houvessem mortes com a invasão elas seriam advindas de batalhas, combates e a população teria uma chance. Mas respeito, contudo sem concordar.
Incrível como a doutrinação política impede o pensamento lógico. Uma invasão do território metropolitano japonês pelos russos e americanos teria causado um morticínio muito maior. Basta ver a quantidade de civis mortos em Okinawa. Por incrível que pareça, o uso das bombas atômicas salvou vidas. É um pensamento cruel, mas a natureza da guerra é cruel. Nenhum comandante em chefe responsável abriria mão do uso de uma arma como esta. Havia uma quantidade enorme de fatores a serem considerados, desde as próprias estimativas de baixas americanas, baixas entre civis japoneses, custo político e financeiro de uma invasão. E porque não? Até mesmo o início da guerra fria que estava se iniciando. O mundo é muito mais complicado do que a doutrinação de DCE deixa transparecer.
Caro editor o Japão apesar de ainda não ter assinado a rendição estava dominado e a URSS estava para tomar o Japão com preparativos já todos realizados. Os yanques apenas utilizaram deste subterfúgio covarde, abominável, inconsequente e vil apenas para obter a rendição a seu favor e não aos russos. Lamentável análise pois foi de uma crueldade a população civil, um crime de guerra inesquecível. Foi apenas vaidade geopolítica.
Leonardo, essa é a sua opinião. Respeito mas discordo totalmente, e essa é a minha opinião.
Isso de se desculpar é ridículo. O Japão atacou primeiro, cometeram diversas atrocidades e crimes de guerra contra vários povos da Ásia (das quais até hoje não desculpou oficialmente), e mesmo derrotado militarmente e prestes a sofrer uma invasão, não aceitava os termos de rendição e preparava uma defesa encarniçada do seu território. Teria sido irresponsabilidade do presidente Truman não utilizar as bombas para encerrar a guerra.