A Saab, empresa de defesa e segurança, amplia o seu portfólio de Sistemas Aéreos de Alerta Antecipado e Controle, com a apresentação do sistema de vigilância aérea multifuncional GlobalEye.
Os famosos Sistemas Aéreos de Alerta Antecipado e Controle (AEW&C) da Saab estão em operação em oito países, incluindo Brasil e México. Vários outros países da América Latina também estão interessados.
Agora, a Saab oferece um novo nível de capacidade de vigilância aérea multimissão. Pela primeira vez no mercado, o GlobalEye proporciona um sistema sofisticado e de alto desempenho capaz de efetuar, simultaneamente, detecção de longo alcance, rastreamento e vigilância aérea, terrestre e marítima, tudo a partir de uma única plataforma.
“Com o GlobalEye, podemos ampliar e aprimorar a nossa oferta na América Latina, visando clientes que desejam maximizar seu retorno sobre o investimento em recursos ampliados de AEW&C. Esse é um excelente complemento para a oferta, já robusta, do Erieye na região”, afirma Fredrik Gustafson, chefe de Vendas e Marketing da Saab para a América Latina.
O GlobalEye, um sistema verdadeiramente multifuncional, detecta e rastreia alvos automaticamente no ar e na superfície, ao longo de uma área imensa. Com o radar Erieye ER, o alcance de detecção e rastreamento foi aumentado significativamente em comparação com os radares aerotransportados existentes e contra os alvos menores. O sistema GlobalEye consegue rastrear alvos de difícil observação no ar e no mar, incluindo aeronaves furtivas, mísseis de cruzeiro ou periscópios submarinos, mesmo em ambientes de forte interferência e jameamento.
“O GlobalEye é um divisor de águas, pois oferece um recurso exclusivo de função alternada de vigilância aérea, marítima e terrestre simultânea em uma solução única, com a possibilidade de mudar de função dinamicamente em voo, durante qualquer missão. Ao mesmo tempo, esse salto tecnológico significa que podemos garantir, para nossos atuais clientes de Erieye, futuras atualizações de última geração”, acrescenta Fredrik Gustafson.
O GlobalEye integra um conjunto abrangente de sensores, incluindo inteligência de sinais e equipamentos avançados de autoproteção, com um sistema de comando, controle e comunicação recém-criado. Grande parte dos subsistemas do GlobalEye provém da linha de produtos líderes mundiais da Saab.
O GlobalEye complementa o já testado e aprovado Saab 2000 Erieye AEW&C, uma solução para vigilância aérea e marítima, desenvolvida ao longo dos anos, que utiliza desenvolvimento em espiral. Está baseado no turboélice Saab 2000, aeronave de grande autonomia e velocidade, que requer pistas muito curtas para pouso e decolagem.
O primeiro cliente do GlobalEye são os Emirados Árabes Unidos, que encomendaram o Sistema de Vigilância de Função Alternada (SRSS), em novembro de 2015.
O GlobalEye é mais uma inovação da Saab no campo da tecnologia de radar, um ramo em que se destacou com recursos inteiramente inovadores. O lançamento acompanha a recente apresentação de sistemas de radar de caças novos e atualizados, e de cinco sistemas de radar de superfície complementares, totalmente novos.
A Saab é um dos fornecedores líderes mundiais de radares para aplicações aéreas, terrestres e navais, com mais de 3 mil sistemas em operação, em 30 países.
Já que os E-99 não vão voar pra sempre,o E-190 seria a plataforma ideal para a FAB para usar o GlobalEye. Aumentando o tempo de vigilância e a EDS poderia oferecer duas plataformas de vigilância com o E-99 e o E-190 usando o GlobalEye e não perdendo mercado de plataformas de vigilância oferecendo opções para todos os bolsos e com uma vantagem de terem uma rede mundial de peças e simuladores espalhados pelo mundo da família EMB-145/190.