ISE-SHIMA, Japão (Reuters) – O Grupo dos Sete (G7) líderes das nações mais industrializadas do mundo concordou nesta quinta-feira sobre a necessidade de enviar uma mensagem forte aos clamores de soberania marítima no Pacífico ocidental, onde uma China cada vez mais assertiva está envolvida em disputas territoriais com o Japão e vários países do Sudeste Asiático.
O acordo provocou uma resposta aguda da China, que não está no clube dos sete, cuja ascensão como potência a coloca no centro de algumas discussões da reunião de cúpula que acontece em Ise-Shima, região central do Japão.
“O primeiro-ministro (Shinzo) Abe levou a discussão sobre a atual situação no Mar da China Meridional e Mar da China Oriental. Outros líderes do G7 disseram que é necessário para o G7 para emitir um sinal claro”, afirmou o vice-chefe do gabinete japonês, Hiroshige Seko, após uma sessão sobre assuntos de política externa.
Em uma entrevista coletiva na quarta-feira, Abe disse que o Japão acolhe a ascensão pacífica da China, embora se oponha a atos que tentam mudar o status quo pela força. Ele também pediu o respeito ao Estado de direito. Tais princípios deverão ser mencionados em um comunicado após a cúpula.
Os Estados Unidos também estão cada vez mais preocupados com as ações da China na região.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, afirmou em Pequim que a questão do Mar do Sul da China “nada tinha a ver” com o G7 ou quaisquer dos seus membros.
“A China está resolutamente contra países que sobrevalorizem a questão do Mar da China Meridional para ganhos individuais”, disse ela.
O presidente dos EUA, Barack Obama, pediu à China na quarta-feira para resolver disputas marítimas pacificamente.
(Por Thomas Wilson e Kiyoshi Takenaka)
É cada uma…
Não incluir a China no G 5 ou G 6 ou 7… 8… não muda nada… Ela continuará sendo uma potência e com a indústria mais crescente… ao contrário de alguns que estão nessa foto…
É o mesmo não considerar o Brasil como produtor ou dono de reservas de Petróleo (Opep)… não muda nada as reservas continuarão lá… basta não “doar” pra ninguém…
abraços
O Brasil não faz parte da OPEP por escolha própria…
Mas o G7 não inclui Russia e China . . . seria um G5 ? . . . .
Boa pergunta Edson, também não entendi isso, seu cínico !!! rsrsrsrsrsrssss… Essa papagaiada não tem nada a ver com países industrializados, isso tem a ver com a panelinha do clube da justiça… todo mundo seguindo a cartilha do Obama… tem uns dois aí nessa foto tomando um prejuízo lascado por causa das sansões do Obama contra a Rússia e por causa do “pé atrás” com a China, mesmo assim não tem autonomia para tomar suas próprias decisões… afinal de contas a “ameaça iminente” russa contra a Europa e a “sagaz expansão” chinesa no Pacífico pode puxar-lhes o tapete caso não acatem as ordens que vem de cima… não a toa são chamados de bambis.
E você Sr. Abe, deveria se envergonhar de dar guarita a esse povo que incinerou seu país de forma covarde, Obama foi chegando no Japão e já declarou a primeira coisa foi : “Não vou pedir desculpas”… novidade seria se algum presidente americano pedisse desculpas por seus crimes, Ronald Reagan também não se desculpou por ter derrubado aquele avião, a propósito que tolice esperar que americanos se desculpem por algo, se realmente fossem se desculpar a lista sera enorme… o número de países que os EUA interviram militarmente já ultrapassa aquele em que ainda não o fizeram, números apontam para mais de 8 milhões de mortes causadas pelas políticas de Washington só no século XX…
Contudo esta não é a faceta mais trágica deste país, a pior parte é a dissimulação, a manipulação e o jogo de interesses, diferente de um inimigo declarado como Hitler por exemplo, este come pelas beiradas e rasteja como uma víbora e mais voraz que uma nuvem de gafanhotos… por trás destes números escondem-se ainda centenas de outras operações secretas, golpes de estado, e patrocínio de ditadores e grupos terroristas mundo afora! Segundo o próprio Obama, ironicamente detentor de um título Nobel da Paz, os EUA conduzem neste momento enquanto escrevo, mais de 70 operações secretas em prol dos “interesses” nacionais em vários países do mundo. tudo em prol da manutenção do “american way of life”, custe o que custar o sonho americano deve continuar, não importa quem vai pagar a conta… não para menos necessitam de uma frota tão grande de armas, ironicamente descritas como necessárias para “patrulhar” os mares e “proteger” seus aliados… pfffffff, como já disse o poeta “Servir a quem ??? Proteger de que ??? ”
O próprio lema deles já diz tudo, só não enxerga que não quer “PAZ ATRAVÉS DA FORÇA” traduzindo : “SUBMISSÃO”
Ainda tem gente que defende com unhas e dentes esses caras, são sipaios… Não pode com eles junte-se a eles, o lema dos covardes.
Edson… Topol…
G7… Alemanha, França, Japão, Reino Unido, EUA, Canadá e Itália… Era G8, mas a Rússia foi excluída em 2014…
Topol…
Que eu me lembre, os russos também não pediram desculpas pela derrubada dos dois aviões comerciais da Korean Air Lines… E ambas as situações foram ainda mais absurdas que a derrubada do A-330 iraniano, visto que os alvos foram identificados visualmente pelos pilotos, que ainda assim receberam ordem de abater…!!! Não consigo imaginar absurdo maior para um caso assim…
E quanto as intervenções soviéticas mundo afora…? Se for por na conta as ingerências da liderança soviética, estes mataram o dobro disso só dentro da própria URSS… Aliás, gostaria que me apontasse uma fonte de onde você tirou esse dado de que os americanos mataram mais que 8 milhões de pessoas pela sua política mundial…
Sobre o abate do avião um erro não justifica o outro… da forma como você fala parece que tenta justificar uma barbárie apontando outra, sei que russos não são santos, aliás estão bem distantes disso, só expus esse exemplo para desmascarar alguns que acham que EUA são bonzinhos defensores da paz e da liberdade, ah conta outra. Russos estão lá no canto deles e não fazendo essa ceninha hipócrita pedido desarmamento nuclear mundial, mas a maletinha está bem ali atrás do palanque, qualquer coisa é só apertar o botão… e ainda por cima em um país que já arrasaram, falta um pouco de vergonha na cara de presidente do Japão.
Sobre o link me desculpe RR mas eu perdi o endereço que eu estava lendo aquela matéria que falava dos 8 milhões de vítimas mas é bem fácil de encontrar na internet, inclusive fui bem generoso no número que citei… tem essa matéria aqui muito boa que cita 20 milhões de mortos passo a passo, espero que se divirta.
weblog.mylife.blogspot.com.br/2016/05/eua-ja-matou-mais-de-milhoes-de.html