Por Guilherme Wiltgen
Segundo o Jornalista Claudo Dantas sim! Em sua palavras o “G20 será uma grande feira de equipamentos militares”.
Em um artigo publicado ontem (30), além da Primeira Ministra italiana, Georgia Meloni, que estaria oferecendo o M-346 para a Força Aérea Brasileira e para a Aviação Naval, o Presidente francês, Emmanuel Macron, também chega para o encontro no Rio com um pacote abrangente de equipamentos de defesa para o Brasil.
A proposta francesa incluiria 50 helicópteros Airbus Helicopters/Helibras H145M para as três Forças, a exemplo do programa H-XBR de 2008 que forneceria 50 helicópteros H225M (na época designado EC 725), 24 caças Dassault Rafale para a FAB e mais uma unidade do Submarino Scorpène, que seria a quinta unidade da Classe Riachuelo, que atualmente está com a quarta unidade em construção em Itaguaí em parceria com o Naval Group e a Itaguaí Construções Navais (ICN).
Além disso, também traria uma proposta para fornecer 36 obuseiros sobre rodas CAESAR, fabricado pela KNDS, que foi o terceiro colocado no programa Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado 155 mm Sobre Rodas (VBC OAP 155 mm SR) do Exército Brasileiro.
Vencido pela empresa israelense Elbit com o ATMOS, o programa está parado devido a questões ideológicas dentro do atual governo, promovida pelo ex-ministro da Defesa e atual Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República do Brasil, Celso Amorim.
Prá lá de improvável este pacote.
Ao meu ver a única opção válida é a de mais um Scorpene. Talvez também os helicópteros mas vamos lembrar que aquele contrato para os 50 H225M saíram praticamente pelo dobro do preço e sendo na sua maioria versões básicas do aparelho. Isto graças a mais uma das ToT fakes que são tão comuns entre as Forças Armadas.
Sobre o obuseiro autopropulsado, a decisão do EB deve ser respeitada. Precisamos do que há de melhor e do que melhor se encaixa em nossas necessidades, e a conclusão técnica foi a favor do Atmos.
O Rafale, mesmo se forem aparelhos usados como alguns sugerem, está totalmente fora da realidade da FAB. Não estão conseguindo sequer manter a cadência de entrega prevista para os Gripen. Precisamos é de um segundo e um terceiro lote de F-39 e alguns jatos mais leves para substituir os A-1.
Todos tem o direito de ofertar quando vamos em cúpulas oferecemos nossos produtos de defesa também no caso dos helicópteros poderia acrescentar o H160m nesse pacote precisamos de mais hélices as enchentes que ocorreu no RS é uma prova disso gerando mais empregos aqui.
Os caças a FAB já fez sua escolha ela sabia que o GRIPEN ainda estava em desenvolvimento apesar do RAFALE ter
vendido 500 unidades e está disputando com o F35 as vendas.
O EB fez uma licitação com tramites legais e teve um vencedor o ATMOS não pode voltar atrás o submarino mais um lote é bem vindo investimos bilhões naquela base para ficar somente nesses quatros vamos por tudo a perder se não dermos seguimento ao projeto.
Eles podem oferecer o que quiserem. A gente ter dinheiro pra comprar já são outros 500.
Lorotas de sempre dos franceses vazadas pra um jornalusta da velha imprensa.
Nem o pixuleco vai adiantar. Nao tem dinheiro pra adquirir ou manter isso.
Delírios
Sabe Tudo …
Mãe Dina….
Desse pacote, na minha opinião, o que é válido são os obuseiros e o submarino.
“Ah, mas quanto ao Rafale?!” Bem, eu, no F-X2, defendia o Rafale por conta do conjunto estratégico desenhado e por, se tivesse sido escolhido, ter entrado em operação já em 2013, com transferência de tecnologia de sistemas sensíveis, como radar, motor e outros, coisa que não temos com o projeto Gripen, além de, agora, estaríamos escolhendo um caça leve para complementar a frota, ou seja, com a escolha do Gripen NG, acabamos invertendo tudo isso… Colocamos o carro na frente dos bois… Mas hoje, de ante a situação e o avançar das coisas, comprar Rafale atrapalharia muitas coisas… Prefiro, então, optar pelo Tejas, como complemento da frota da FAB, com venda casada de KC-390 a eles… Os valores são altos, estaríamos estabelecendo uma relação geopolítica interessantíssima, buscando independência nas nossas escolhas, além de ganhar novos mercados de defesa.
Como já disse isso na notícia do M-346, precisamos selecionar melhor o que queremos de cada parceiro e não, simplesmente, eles ditarem o que querem nos vender. Essa relação, que foi a que historicamente se desenhou desde sempre, já passou da hora de mudar. Somos nós que devemos dizer o que queremos e como, não o contrário.
Minha opinião…
Eu acho o pacote Francês muito mais atraente e bem melhor do que o Italiano, será mais sensato assinar com a França, vai gerar muito mais empregos no Brasil…
Excelente proposta: Os H 145M poderiam substituir os Esquilos das Forças Armadas e estes poderiam ser transferidos para a Defesa Civil Nacional, distribuídos em pelo menos uma base por cada região para serem empregados em catástrofes naturais. Um 5° Scorpene BR seria ótimo para manter os empregos na ICN. Já o CAESAR vai ser difícil porque apesar de ser um excelente equipamento não tem o trunfo do Atmos, de ser transportável pelo KC 390 e o segundo colocado, o Zuzuana 2, pode ajudar a Avibras a começar a se levantar, pois pelo acordo seria montado pela Avibras. E o Rafale, sem comentários…é sempre atemporal e universalmente bem vindo e desejado. Agora esses 24 terão que vim com o codigo-fonte aberto para armamentos nacionais serem integrados a tais. Torço para que sejam todos bipostos.
Parece que o Papai Noel chegou mais cedo rsrsrs
Para substituir os esquilos temos o Projeto TH-X.
Muito Bom … tomará que avancem na negociação
Tá liberado sonhar minha gente, Rafale e H-145M !!!
Se o Brasil está penando para financiar a compra de 36 caças Gripen E o que dirá 24 Rafales, que são muito mais caros. Vejo como sendo mais realista a aquisição de 24 M346
De igual forma o oferecimento dos 36 CAESARs é absolutamente inconveniente visto que o obuseiro ficou em penúltimo lugar, à frente apenas do produto Xing Ling, da licitação na qual se sagrou vencedor o ATMOS e que se encontra congelada por motivos políticos. Desse pacote aí o melhor ainda são os 50 H145
Cheirinho de Corrup…
Mui amigos!
Quem dera tivesse sido o Rafale o ganhador do FX-2
Mas foi…