A frota da Marinha chinesa chegou ontem em Valparaíso, começando assim uma visita de cinco dias ao Chile. O país é a primeira etapa da viagem da frota à América do Sul.
Um grupo de cerca de 300 pessoas, incluindo funcionários da embaixada chinesa no Chile, representantes das instituições de capital chinesa e estudantes chineses no Chile foram ao cais para receber a frota.
Durante a visita, o comandante do esquadrão vai se encontrar com os almirantes chilenos. Serão ainda realizadas várias atividades de intercâmbio entre os marinheiros dos dois países.
O esquadrão da Marinha chinesa partiu no dia 3 de setembro para a América do Sul. Essa é a terceira vez que a frota visita o Chile, depois de 1997 e 2009. Segundo o plano, o esquadrão vai realizar manobra conjunta com a Marinha chilena e depois vai para sua segunda etapa, no Rio de Janeiro, Brasil.
FONTE: CRI – Revisão: José Medeiros da Silva – Tradução: Rebeca Zhang
Será q o radar do PLA Navy consegue travar alguns alvos e guiar os mísseis deles aqui na América do Sul, pois o sistema de navegação dele (Beidou) ainda não tem cobertura aqui na AS!
Certamente isso não será um óbice para a PLA Navy. Será muito interessante que ocoram exercícios e não apenas uma PASSEX ligeira. Vamos ver o que irá ocorrer.
Notícia interessante, o que podemos esperar dessa visita?
Em principio nada demais. Porém, isso é um sinal de que as relações com a PLA Navy poderão convergir em breve (assim espero), e no futuro a MB possa participar de exercícios com eles, tanto lá quanto cá.