A OTAN enviou de novo um dos seus aviões de reconhecimento para vigiar a fronteira russa perto da cidade de Kaliningrado. Nesta vez foi o Boeing E-3 Sentry da Força Aérea da França a sobrevoar a fronteira russa no espaço aéreo da Polônia e Lituânia.
Um avião de reconhecimento AWACS Boeing E-3F da Força Aérea da França efetuou na sexta (24) um voo de reconhecimento no sul do mar Báltico a fim de vigiar o território russo de Kaliningrado, segundo os sites que monitoram os movimentos da aviação militar.
Segundo os seus dados, o avião se aproximou da fronteira russa nos arredores de Kaliningrado, voando durante bastante tempo no espaço aéreo da Polônia e da Lituânia.
A dado momento, quando sobrevoava a Lituânia, se aproximou da fronteira russa a uma distância de cerca de 30 quilômetros.
Este é o primeiro voo do avião francês perto da fronteira russa desde 24 de fevereiro.
Ultimamente, aviões militares dos EUA e de outros países-membros da OTAN efetuam com frequência voos de reconhecimento perto das fronteiras russas nas regiões do mar Báltico ou sobrevoando os navios de guerra russos.
FONTE: Sputnik
Fugindo um pouco do assunto da matéria…………
Quando será que Airbus irá desenvolver um AWAC usando como base o A330?! Acho que já está na hora de pensarem um substituto local para os E-3 Sentry do lado europeu da OTAN.
Até mais!!!
Os E-3 Sentry possuem capacidade de vigilância eletrônica. Neste caso é um E-3F, customizado pelos franceses, deve ter boas capacidades…
Aviões AWACS são para alarme aéreo antecipado, é um radar de longo alcance para detectar outros aviões, comunicar às forças defesa e orientar a aproximação, que eu saiba não serve para reconhecimento, será que ele faz SIGINT ou ELINT também?
Fbi,
com certeza a Rússia pode ‘destruir a Europa inteira’, só que neste caso eles também seriam retaliados e destruídos. Então, suicídio mútuo é o tipo de possibilidade impensável!
Temo mais é pelas tendencias psicóticas e megalomaníacas do “Destino Manifesto yankee em versão global”, que pode criar situações de acuar o outro lado até lhe deixar sem saídas que não seja o conflito armado, onde uso de armas de destruição em massa sempre pode acontecer, especialmente quando se trata de dois lados que possuem tais armas…
Lá no Sputnik eles deram uma trollada de leve com estes voos do E-3 Sentry, colocaram no título da matéria algo como:
“é medo ou interesse?”
Se referindo aos S-400 e sistemas de mísseis Bastion, estacionados em Kaliningrado…
Com uma tarde de sol os russos destroem a Europa inteira e ainda ficao gastando dinheiro pra vigiar que horas o trator vai passar por cima de tudo !!!!!