A Fragata União (F45) regressará ao Rio de Janeiro após 8 meses e 18 dias de viagem. Sob a égide da ONU, coube ao navio integrar a FTM-UNIFIL IV (Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano), sendo o navio capitânia da missão, a qual conta com a presença de outros oito navios de guerra de diferentes nacionalidades (três da Alemanha, dois de Bangladesh, um da Grécia, um da Indonésia e um da Turquia).
Esta foi a segunda participação da Fragata União na Operação, pois o navio havia sido o primeiro da Marinha do Brasil a ser incorporado a uma Missão de Paz da ONU, no ano de 2011.
A tripulação da Fragata União é composta de 239 militares, incluindo os Destacamentos Aéreo Embarcado, de Fuzileiros Navais e o Grupo de Mergulhadores de Combate (GruMeC). Compete à FTM-UNIFIL impedir a entrada de armas e materiais correlatos em território libanês e prestar apoio para o desenvolvimento da Marinha do Líbano no que tange o treinamento de seu pessoal, para ela ser capaz de controlar suas águas territoriais no futuro.
A Fragata União deixou o porto do Rio de Janeiro em 10 de junho de 2013 para assumir a condição de navio capitânia da FTM-UNIFIL em Beirute, substituindo a Fragata Constituição no dia 17 de julho de 2013. Durante a travessia de ida, aportou em Salvador-BA, Las Palmas (ESP) e Nápoles (ITA), antes de chegar ao destino final. Da mesma forma, após o cumprimento de mais uma relevante missão, iniciou seu regresso ao porto do Rio de Janeiro, passando pelos portos de Civitavecchia (ITA), Toulon (FRA), Las Palmas (ESP) e Fortaleza-CE.
A chegada do navio está programada para o dia 01 de março de 2014 na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), às 10:00 horas.
FONTE: COMANDO DA FORÇA DE SUPERFÍCIE
Obrigado Padilha!então foi o Tamoio que vi no dique!obrigado pela explicação!
O Tamoio se não estou enganado,estaria na base de subs no Mocanguê?
O Tamoio está docafo no dique flutuante tratando o casco para entrar em PMG
O PMG é o programa de modernização dos IKL 209 para o meu padrão do Tikuna?esse PMG também seria a adoção do torpedo MK 48 e do seu sistema?
Não querendo ser chato mas qual dos nossos subs está sendo reformado?pois vi um no dique!
O Tupi está terminando o PMG e o Tamoio está se preparando para entrar.
É verdade que a MB recebeu da construtora do navio venezuelano as plantas do navio para poder realizar a reforma?
Vi as Inhaúmas,como talvez 2 da Classe Macaé,alem do G28 e a F46 estava rumando da AMRJ até a sede da Esquadra!mto bonito o navio venezuelano!belas linhas e seu armamento tb!
Não é a Constituição não…. ela está no amrj, vou dar uma dica, começa com F!!!! rsrsrs e seu apelido é feminino!
Achei que a F42 iria. Bom. A F41 não vai. Se a F42 tb não, sobrou a F43 Liberal para ir. Ou seria a F40 Niterói? Em breve saberemos! A F40 Niterói está na BNRJ.
Alguem poderia me ajudar numa duvida que possuo?Passei hoje pela Baía de Guanabara e notei um navio de formato diferente aos navios da nossa MB juntos próximo a Ilha Fiscal!é o navio da Venezuela que estão sendo recuperado?
O da Venezuela está no AMRJ atrás das nossas Inhaúmas.
Curioso que a nota não menciona que navio a substituiu… Afinal, foi a Independência ou a Constituição?
F 42 Constituição pois a F 44 está no AMRJ. alias a Independência vai sair tinindo de nova.