Por David Willetts
Os planos atingiram os derrapagens no verão, depois que o Ministério da Defesa admitiu que não conseguiu atrair propostas suficientes para construir a fragata Tipo 31e.
Almirantado quer cinco dos novos navios ao preço de £ 1,25 bilhão, mas muitos estaleiros navais acharam o preço muito baixo. Mas depois de relançar o processo de aquisição, três empresas já se apresentaram: a BAE Systems, a Babcock e a Atlas Elektronik UK.
O ministro da Defesa, Stuart Andrew, confirmou a notícia em Portsmouth a bordo do HMS Diamond. Ele disse: “Esta é a primeira competição de fragatas que o Reino Unido realizou em uma geração, e hoje estamos financiando três equipes de construção naval com conceitos extremamente interessantes para continuar desenvolvendo seus planos.”
“No ano que vem, anunciaremos o vencedor da concorrência e um desses projetos reforçará nossa frota futura com cinco novos navios, criando empregos no Reino Unido e garantindo que a Royal Navy mantenha uma presença verdadeiramente global em um mundo cada vez mais incerto.”
Os 3 estaleiros receberão um contrato no valor de até £ 5 milhões para financiar a próxima etapa de seus planos. O licitante preferido para o projeto e fabricação dos navios, deve ser anunciado até o final do próximo ano, com o primeiro navio previsto para ser entregue em 2023.
O almirantado espera ter uma frota de 13 fragatas compreendendo as fragatas Type 26 anti-submarino e as Type 31.
FONTE: The Sun
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN