A fragata holandesa F 805 Evertsen acompanhou recentemente o navio mercante EBBA MAERSK através do Golfo de Aden. A fragata suspendeu dia 10 de maio de 2012 da base naval de Den Helder até a África Oriental para servir como capitânea da OTAN na Operação Ocean Shield por um período de 3 meses.
A operação Ocean Shield visa combater a pirataria nas águas da Somália. Através da realização de patrulhas, os navios participantes desta operação da OTAN objetivam melhorar a segurança das rotas marítimas na costa da Somália, desencorajar e destruir a pirataria no mar na mesma área. Entre 20.000 e 30.000 navios passam pelo Golfo de Aden a cada ano. Grupos de piratas operam em uma área até quase 750 quilômetros da costa somali.
A fragata Evertsen é uma das 4 fragatas de comando e defesa aérea da classe De Zeven Provinciën. Ela tem controle de comando e comunicação e instalações de dados. Para a atual missão, a fragata está dotada com uma tripulação de 233 pessoas, incluindo uma equipe de abordagem do Corpo de Fuzileiros Navais e uma tripulação de helicópteros para o Lynx a bordo. Esta será a última vez que este helicóptero participa na luta contra os piratas. Em setembro de 2012, as tarefas do Lynx serão assumidas pelo helicóptero de transporte Puma até que os NH90s novos sejam introduzidos.
FONTE: Dutch MD via DAILY COLLECTION OF MARITIME PRESS
FOTOS: R. van Scherpenzeel ©
Ô inveja dessas de zeven provincien, mas os 2 cts luigi durand de la penne cairiam muito bem pra briosa enquanto esperava pela construção de 8 fremm italianas.
Sonho meu, sonho meu!