Após quatro anos de construção na Bretanha, a fragata Multimissão FREMM Languedoc (D 653), suspendeu com destino à Toulon.
No último dia 17, a fragata Languedoc (D 653), deu mais um passo se juntar a Esquadra francesa, ao sair do estaleiro DCNS Lorient, após quatro anos de construção.
Em sua partida para a costa do Mediterrâneo, a tripulação continuou uma tradição, disparando uma salva de vinte e um tiros, 15 minutos após a partida. Esta tradição teve origem na Idade Média, é uma marca da saudação às autoridades e à população, à qual os habitantes da região Lorient estão muito ligados: ela é aplicada a todos os navios que partem do estaleiro de Lorient. Em resposta à salvação da fragata, a igreja Larmor-Plage (a cidade vizinha de Lorient), tocou os sinos e içou a bandeira nacional.
Assim, a cidade desejou “bons ventos” a terceira fragata FREMM. Muitos moradores locais estavam nas margens do porto de Lorient na partida.
Para a tripulação da fragata Languedoc, o porto de Lorient marca o fim de uma fase começou em outubro de 2015, com a saída mar, eles estavam felizes e foram honrados pela presença no navio do capitão de navio Roy, representante da Força de Ação Naval (FAN) em Brest. Ele transmitiu uma mensagem do almirante comandante do FAN em Brest, acolhendo os marinheiros da fragata Languedoc por seu envolvimento nos últimos meses, refletindo sua confiança na equipe para os desafios futuros em Toulon. A importância se dá porque a Languedoc é a primeira FREMM a ser baseada em Toulon.
Enquanto se dirige à Toulon, a tripulação estará em seus postos para testar a operacionalidade do navio: muitas unidades serão transportados a bordo (exercícios de segurança, testes de capacidades de combate, etc.).
Em Toulon, a fragata vai sofrer o ensaio final de sistemas do navio, antes de ser recebido pela Marinha. Em seguida, ele irá seguir para uma viagem de longo prazo, antes de ser integrada ao serviço ativo.
Abaixo a fragata Languedoc docada em Lorient em fase final de construção, clicada pelo DAN.
Que navio maravilhoso. Uma estética ímpar.
Cinco Type 054 de 4000 toneladas por U$ 250 Milhões cada uma, comprada de prateleira, resolveria os problemas de escolta MB… outra vantagem é que os estaleiros chineses são os únicos que tem capacidade para construir com a urgência que o Brasil necessita… Isto é, se houvesse dinheiro e vontade para isso é claro.
Um dos mais belos navios militares de hoje em dia!
Quem sabe quando essa crise passar possamos sonhar com esse navio ou outros como Type 52D…
Belo navio… Mas não é uma Bergamini 🙂