Como parte das celebrações do centenário do desembarque das tropas dos EUA na França, no final da Primeira Guerra Mundial, os navios e guerra convidados escoltaram o Queen Mary 2 ao largo da costa da Bretanha, num desfile naval em Brest.
Depois de prestar homenagem às vítimas da Grande Guerra em uma cerimônia no monumento americano, as tripulações de navios de guerra navegaram entre a boca e o porto. Esta manobra liderada pela fragata Primauguet foi um dos pontos fortes das comemorações do centenário “1917-2017”.
As salvas de tiros trocados com a prefeitura marítima, fecharam o desfile saudando o porto que viu o desembarque de mais de 700.000 americanos. Além da fragata francesa, o LPD USS Arlington, as fragatas HMS Richmond (Reino Unido), Lubeck (Alemanha) e Constituição (Brasil) e o navio patrulha irlandês James Joyce.
Primauguet, Arlington, Richmond, Lubeck e James Joyce escoltaram o Queen Mary 2, na chegada á Saint-Nazaire, de onde ele vai sair amanhã para uma grande corrida transatlântica para Nova York com quatro trimarans.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Mer et Marine FOTOS: MICHEL FLOCH
COLABOROU: Felipe Salles
Mais uma vez, a Constituição representando a MB um grande evento. Estivemos com ela nas comemorações dos 100 anos da estátua da liberdade em NY.
A “Constituição” seguiu caminho para o Líbano.
A Fragata brasileira nem aparece, é tipo o patinho feio, só que neste caso o patinho é feio mesmo!!! E não vira “Cisne”, vira um burro!!!
Belas imagens.
Belíssimas imagens, principalmente das feitas em cima dos navios. Mas porque o navio brasileiro não participou da escolta? O QM2 é um navio impressionante, principalmente em alta definição.