Um vídeo divulgado pelo canal televisivo Anna News mostra ataque conjunto da Força Aeroespacial russa e Forças Armadas sírias na província de Lataquia.
O combate mostrado ocorre na vizinhança da montanha Nabi Yunis, a cerca de 15 km da fronteira com a Turquia. Os aviões russos presentes na gravação lançam bombas aéreas de até 500 kg.
A aviação russa está presente na Síria de 30 de setembro, após pedido correspondente de Damasco ser aprovado em Moscou. Ela combate lá instalações dos grupos terroristas Daesh (também conhecido como “Estado Islâmico”) e Frente al-Nusra. Ambos os grupos são proibidos na Rússia e em uma série de outros países.
Uma coalizão internacional liderada pelos EUA também está participando do combate antiterrorista na Síria, mesmo sem obter mandato correspondente das autoridades sírias. A Rússia e a coalizão trocam várias informações, principalmente dados sobre voos de combate. O comando da coalizão insiste que os aviões russos bombardeiam instalações da assim chamada “oposição moderada” síria, além dos terroristas; Moscou refuta tais acusações.
FONTE: Sputniknews