As forças americanas que mataram 33 civis afegãos em novembro de 2016 em ataques aéreos perto de Kunduz (norte) agiram em “legítima defesa” contra os talibãs, afirmou nesta quinta-feira (12) a Otan, referindo-se a uma investigação do exército dos Estados Unidos.
“A investigação mostrou que as forças americanas agiram em legítima defesa, respeitando as leis da guerra e as regras”, indicou em um comunicado a missão da Otan no Afeganistão.
“Durante a batalha nenhum civil havia sido visto ou identificado”, acrescentou o comunicado.
A missão “Resolute Support” da Otan, dirigida pelo general americano John Nicholson, é integrada principalmente por 8.500 militares dos Estados Unidos.
“Os civis mortos ou feridos estavam, sem dúvida, no interior dos edifícios de onde os talibãs disparavam”, afirmou o relatório.
Os ataques aéreos registrados no dia 3 de novembro de 2016 deixaram 33 civis mortos e 27 feridos na localidade de Boz, um subúrbio de Kunduz, a grande cidade comercial fronteiriça com o Tadjiquistão.
“As forças aéreas americanas utilizaram a força mínima necessária para neutralizar as ameaças provenientes dos edifícios e para proteger as forças aliadas” afegãs que haviam solicitado sua ajuda, indicou o documento.
A operação “tinha por objetivo capturar os líderes talibãs responsáveis pela ofensiva de outubro contra Kunduz” e foi executada pelas “forças especiais afegãs com um número limitado de conselheiros e efetivos de apoio americanos”.
“Ao chegar à localidade, as forças aliadas ficaram sob fogo talibã proveniente de muitos edifícios civis”, razão pela qual precisaram pedir apoio aéreo, indicou a Otan.
Estes ataques mortíferos ocorreram 14 meses depois dos bombardeios americanos contra o hospital de Kunduz, administrado pela ONG Médicos Sem Fronteiras, que no dia 3 de outubro de 2015 provocaram a morte de 42 pessoas entre funcionários e pacientes.
FONTE: France Presse via G1
Qual região é um enorme TO.
E sabemos que a cultura das forças opostas ao dos EUA e Otan tem o hábito de combater e se explodir entre civis.
Caso se recusem a servir de escudos podem virar alvo ou sofrer sanções daquele grupo.
Todos nós sabemos que a força em questão não respeita a mesma regra de engajamento que o Ocidente.
Um dos grandes desafios dos líderes naquele TO.
Se fossem as forcas russas seria crime de guerra mas como estamos falando do tio sam e legitima defesa .
Perdão DAN não me contive…Mas o que me deixou e deixa abestalhado é a midia ocidental dar ouvidos e voz a “esses caras” e que o genocídio que ocorre no oriente há séculos é apenas reação a ataques a democracia e a liberdade….. DELES!!! Posso estar falando besteira, mas como gente em sã conciencia uma criança que vê seus pais serem assassinados assim do nada por A ou por B e ter sua infancia e sua vida arrancadas de si, não terem e nutrirem o sentimento de vingança contra aqueles que trouxeram a morte para tão perto. Apenas a titulo de curiosidade: nós brasileiros não gostamos e paramos tudo e vimos pelas tv´s e até ao vivo in loko, nossas mulheres e até crianças rebolarem pelo menos uma vez ao ano e achamos isso fantastico e gritamos pros quatro cantos que é a essencia da nossa cultura: CARNAVAL!!!??? e me respondam uma coisa; por que temos o direito de entrar na casa de afegãos, iraquianos e outros e forçarmos a “nossa cultura” sobre a cultura deles?? cara a conta não fecha. não tem o que falar!! mas o que devemos fazer é deixa-los se resolverem. ahhhhh a minoria curda ou aquela outra, ou aquela coisa e tal. bom e as nossas minorias? e as minorias Norte Americanas? e as minorias inglesas? e as minorias russas? E Hemerson H. Freitas os americanos criticam tudo e a todos, só eles é que tem a noção e a medida correta de resolver tudo no mundo. Ahhhh vão dizer que sou um revoltado com os EUA… não muito pelo contrario admiro N situações que eles implementaram no mundo o que não dá pra engolir mais é a idéia de que essa é a forma correta de se garantir a liberdade e a democracia nessa região; MATANDO!!! E com relação ao Islã não ter intenções pacificas, nós; aqueles que temos um pouquinho de informação a mais que a média sabemos que o talibã, o boco haran e N outros grupos paramilitares e militares que tocam o terror pelo mundo nada mais são que grupos patrocinados pela America e seus aliados em contra partida de beneficios e influencias na região, JAMAIS EM PROL DA LIBERDADE E DA DEMOCRACIA nessas regiões.
No final cadê os fanboys pra defender? Se fosse a Russia, nossa senhora da mira torta.
Fabiano,pela descrição da ação talvez não estivessem em mbts,e sem generalizar alguns ramos do islã não tem intenções pacificas e de boa convivência com o ocidente.Fora isso,a operação foi uma grande cagada.Fico lembrando como os americanos criticaram as ações das tropas brasileiras no Haiti,que no inicio enfrentaram vários combates urbanos.Diziam que os brasileiros não tomavam ações decisivas,eram cautelosos demais.Tenho orgulho das tropas cuidadosas demais do Brasil.Esse peso nos não temos que carregar na consciência.
Após 15 anos da invasão e “ocupação” do Afeganistão pelos EUA/OTAN, a maior parte do interior afegão está sob domínio taliban, o governo instalado pelo EUA praticamente só domina plenamente a capital Cabul, ainda assim, sofrendo constantes ataques do taliban…
—
“A menos de uma hora de Cabul fica a província de Wardak. Um território totalmente dominado pelo Talibã. O poder do grupo é tanto que eles se autodenominam o “Emirado Islâmico do Afeganistão”, um estado independente dentro do estado. O objetivo do grupo é retomar o poder em todo o país.”
—
A invasão iniciado no governo Bush, resultou em um enorme fracasso em termos de resultados finais.
Ahhhhh claro…. super isenta essa investigação! “….Americana” é acidente, caso infortuito…. A m…… dos outros é genocidio… claro como sempre, os Americanos reagiram contra os talibãs em uma situação de extrema legitima defesa: estavam as forças americanas dentro de seus MBT e foram encurralados em um beco da cidade e ai foram forçados a reagir em legitima defesa, sobre as regras e leis ….. DELES!!! por favor gente, não me venham depois com a historia de o Islã esta começando ou querendo uma guerra contra o ocidente! ponto…
MODERAÇÃO: Fabiano, favor atentar às regras do DAN e nāo utilizar palavrões nos comentários. Grato!
Tá bom! Acredito.
Yanques e seus mísseis birolhos.