No mês passado, aviões de caça sueco JAS-39 Gripen decolaram da base aérea de Ronneby para interceptar dois aviões de combate russos Su-24 Fencer, que violaram o espaço aéreo da Suécia, relatou o site Expressen.
De acordo com o relatório, em 17 de setembro, os dois aviões de combate russos contornaram a costa polonesa antes de ir ao norte a baixa altitude em direção à ilha de Öland, no Mar Báltico. Os aviões voaram de alguns quilômetros do lado errado da fronteira e rapidamente viraram para o leste quando um caça sueco Gripen os interceptou.
As Forças Armadas da Suécia se recusaram a comentar o incidente antes de uma análise adequada da situação. De acordo com fontes do Expressen, no entanto, este incidente teve como objetivo testar a prontidão de defesa aérea da Suécia.
Já em agosto deste ano, as Forças Armadas da Suécia tinha anunciado, o aumento da coleta de inteligência e tinha chamado pessoal extra para sua sede, para tratar da crise na Ucrânia.
Os acontecimentos na Ucrânia levaram ao aumento da atividade de treinamento no Mar Báltico. Em agosto, a Força Aérea Sueca baseou dois aviões de caça Gripen em Gotland, onde os jatos estariam em melhor posição para reagir rapidamente à situação no Báltico.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: Expressen via GripenBlog
Nunca enfrentaremos os Sukhois, pois a Rússia é parceira, digo, BRICS. E nem bolivarianos que também os tem, pois estes também são parceiros. O nosso problema é com outro grande país do nosso mesmo continente, que inclusive até já nos espionou e acho que ainda continua, de olho nas nossas variadas riquezas naturais. Isso dito nao por mim, mas por congressistas deste mesmo país e alguns militares de alta patente,deles e nossos.
Popaey acho sua colocação um engano.
Veja por este lado. Geograficamente estamos no mar atlantico, abaixo da américa do norte. Por criação somos capitalistas (apesar de nosso governo ser um comunismo mascarado), em termos de tecnologia somos ocidentais, tudo o que temos no país ou vêm do tio sam ou de algum aliado seu (japão, Coreia do Sul, etc). Vamos fazer a seguinte suposição. Em caso (Deus nos livre) surgisse uma terceira guerra mundial em que lado acha que ficariámos? Em termos economicos vendemos muito para Russuia (carne) e China (minério) que são aliados, mas por outro lado exportamos tecnologia do tio sam e seus aliados. Neste sentido estariamos em uma sinuca de bico, por que teriamos que sair de cima do muro. Para nos seria mais interessante no meu ponto de vista ir em dideração do acidente e seus aliados devido a nossa posição geagrafica e o poderio militar deles que em nosso caso acabiria conosco sem que a Russia ou China pudesse vir em nossa defesa. O outro lado é que os putins e chineses não tem poderia militar suficiente para ganhar do tim sam e seus aliados o que em nosso caso seria um desastre partir para o lado da Russia. Em hipótese o que faria, teriámos que ir para o lado do tio sam e possivelmente ter que colocar nossas forças a disposição da guerra, o que acarretaria incondionalmente uma batalha em Gripens e Sukois e Migs. Lembrando que vários paises bolivarianos vizinhos nossos operam naves dessas origens. Abraço.
Será que os Fencer estavam usando aquele novo pod de interferências eletrônicas que cegaram o AEGIS de um destroyer americano no começo do ano? Os Suecos tem teóricamente o melhor Data link do mundo, será que o Data Link e radares foram interferidos?
os russos estao retomando antigos abitos da guerra fria
gde diferenca a favor do gripen sem duvida. Os sistemas e armas do Gripen c certeza sao superiores,
Qto as aeronaves em si, acredito na igualdade das mesmas, mas sempre tem o fator humano……vai ser dificil saber ao certo neh……….acho q nunca veremos um enbate das mesmas.
eu nao acredito em superioridade, acredito na disposicao melhor de equipamentos no gripem, bem como em suas armas.
aeronave por aeronave, acredito num enpate, mas sempre prevalecera o fator humano….enfim…….espero nunca ver isso acontecer …….rs sds
Celso,qual radar vc acha melhor ? IRBIS-E ou RAVEN?
Nossos futuros vetores são eficientes!
Parece que fizemos uma boa compra…
Alguém acredita que o JAS-39 Gripen teria superioridade sobre os últimos modelos de caças Su o MiG em combate?
Nos videos de marketing da Saab diz que sim! kkkkkk
Caras, no vídeo promocional da SAAB só em um momento dois caças abatem um Sukhoi, o que não é nada impossível, e em outro momento o combate é travado em BVR logo, a tecnologia do míssil é bem mais importante que qualquer outra coisa. Está lá escrito nas entrelinhas do vídeo que o Gripen não é superior aos Sukhoi, mas, ele aguenta as pontas!
Tem até um que chama o Gripen de SU-35 killer !!!
Radar superior, para BVR, armamento superior pra BVR, agilidade pra “dogfight”, baixa RCS também ajuda, resumindo, ele foi um caça criado e desenvolvido pra isso, combater
Sukhois assimetricamente no caso de uma invasão, devido a desproporção numérica das FA Suecas em Relação a Rússia, acha que os Suecos criariam um caça que não desse conta? Vamos de Gripen também! Meteor, A-Darter e Iris-T neles!
corrigindo, colocariam a ponta da lança e o escudo deles, arriscando a segurança do país num caça que não desse conta?