A Força Aérea da Rússia já começou na base aérea Kubinka perto de Moscou, os testes oficiais de um avançado avião de treinamento com propulsão a jato SR-10, a primeira aeronave deste tipo desenvolvida por uma empresa privada russa, segundo o Defenceblog.
O nome da aeronave KB SAT, um avião com asas invertidas com 10º. Esta característica proporciona uma melhor estabilidade e controle a baixas altitudes, algo que pode ser conseguido em caças modernos apenas com o uso de motores de empuxo vetorado.
De acordo com porta-vozes da empresa, a aeronave atual Yak-130, usada na Força Aérea da Rússia para a formação de seus pilotos, é de fato uma aeronave para uma formação mais “avançada”, enquanto a formação inicial requer aeronaves mais simples e mais econômicas.
Na verdade, uma hora de voo de um SR-10 custa cerca de US$ 2.500 em comparação aos US$ 8.000 dos aviões Yak-130, equipados com seis pontos de armas e capaz de ser usado como uma aeronave de ataque leve.
O SR-10 é equipado com um motor turbo AI-25TLSh e assentos ejetáveis 00(zero zero) K-93, que podem salvar vidas e velocidade de até 950 quilômetros por hora.
Potenciais clientes podem ser tanto a Força Aérea Russa, como a Marinha Russa, bem como compradores comerciais e estrangeiros.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT
Uma aeronave interessante, e que dentro da Russia tem um grande potencial vide ainda a grande quantidade de L-139 que ainda estão em operação lá e em outras nações espalhadas pelo mundo. Diferente do que muitos amigos já sugeriram na minha simples opinião o mesmo deve ter a configuração limpa para puro treinamento, e o porque disso é o fato de que ao incrementar a aeronave com recursos de combate seu custo unitário sobe de forma significativa levando o mesmo em “teoria” a se tornar pouco competitivo.
Seu design é o maior dos atrativos e espero que seja ai em breve mais uma opção no mercado internacional, e falando de equipamento russo a ideia de ser avançado e simples é muito atraente para usuários em potencial. Boa sorte ao SR-10.
Meu comentário acima ficou incompleto meu sistema pirou. Estava analisando a aeronave como intermediária entre o super tucano e o nosso grifo. Vejam se modernizarem o A1 poderíamos utilizá-lo como treinador há um número considerável de bipostos e não tenho certeza mas a hora vôo é razoável. No entanto teriamos uma aeronave por mais quanto tempo?
Não acredito neste governo, no entanto com uma parceria local e uma aeronave simples poderia ser um ótimo custo beneficio com uma parceria local. O A1 se modernizado poderá nos ajudar por um bom tempo e cumprir 2 tarefas considerando o gripem ser multirole. Abcs
Interessantíssima aeronave. Boa pedida entre os tucanos eo gripen
Agora sim deram uma pintura descente,o primeiro vídeo apresentou a aeronave de modo totalmente amador com pintura com imperfeições, dando a ideia de desmazelo !
Existem dados sobre a capacidade de carga bélica deste caça? pois a depender da mesma o SR-10 poderia operar como caça de ataque ar-terra em casos de conflitos de baixa complexidade.
Quem acompanha as notícias deste avião viu certamente a fábrica onde foi produzido (quase uma garagem/galpão DIY). Baseado nestas imagens seria perfeitamente possível produzir este treinador nas instalações da Novaer, quem sabe ainda uma versão melhorada com pós combustão e uns cinco pontos para armamento. Seria um Xavante do sec. XXI ?
Mas ai ele passaria a ser treinador avançado, e seu custo subiria bastante. A ideia é um avião de treinamento barato para iniciantes.
Sim, vemos no próprio texto pela simplicidade do projeto e a ideia de baixo custo (SR-10 x Yak-130). Mas não é tentador um avião deste com um pequeno radar, um casulo de canhão, lançadores de foguetes e bombas e 2 misseis ar-ar. Deixamos o pós combustor para a cereja do bolo…
Para Novaer uma oportunidade ímpar, o Sovi como treinador primário e o SR-10 como treinador avançado.
Marcos, a Novaer para emplacar algo desse gênero, teria que seguir o caminho russo. Simplicidade.
A NOVAER agora precisa agora pensar na adoção do TX-c pela FAB