Por Jacek Siminski com fotos de Andrzej Rogucki
Na noite de 14 de novembro, os dois primeiros jatos M-346 AJT (Advanced Jet Trainer) chegaram à base aérea polonesa de Dęblin.
Durante a sua aproximação para Dęblin, os M-346, localmente chamado de “Bielik” (águia de cauda branca), voaram em formação com aeronaves Iskra TS-11, que foram enviadas para acolher as novas aeronaves.
A entrega dos dois primeiros de 8 aeronaves encomendadas, foi precedido de etapas preparatórias longas, já que foi exigido que os pilotos poloneses fossem treinados em Lecce-Galatina base aérea, na Itália, a casa de 212° Grupo, pertencente ao 61° Stormo da Força Aérea italiana, a escola de aviação que opera os T-346S (esta é a designação da Força Aérea Italiana).
O primeiro vôo do jato polonês ocorreu em 04 de julho de 2016, enquanto o tenente-coronel Konrad Madej, foi o primeiro piloto polonês a voar o jato, uma célula italiana, em 02 de março de 2016.
O Alenia Aermacchi M-346 é um treinador bi-motor LIFT (Lead-in to Fighter Trainer), um jato para a última etapa da formação de um piloto de caça, que visa desenvolver a gestão da informação e as habilidades de manuseio de jatos dos futuros pilotos antes de serem atribuído aos OCUs (Operational Converse Inits).
A aeronave também foi selecionada por Itália, Israel e Singapura.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: The Aviationist