O Iraque assinou um contrato de US$ 1,1 bilhão, para a compra de 24 jatos de treinamento avançado KAI T-50, tornando o Iraque o segundo cliente internacional da aeronave. O acordo foi assinado entre os funcionários do governo iraquiano e altos funcionários da KAI em 12 de dezembro.
“Sou grato ao governo iraquiano pela escolha da aeronave T-50”, diz Ha Sung-yong, presidente e executivo-chefe da KAI. “Eu acho que o T-50 a aeronave mais adequada para operações militares no Iraque. Faremos de tudo para apoiar a força aérea iraquiana e garantir o bom funcionamento do T-50”.
A primeira aeronave será entregue em abril de 2016, com todas as 24 a serem transferidas dentro de um período de 12 meses. O negócio também abrange treinamento para pilotos iraquianos, enquanto KAI dará apoio follow-on para a frota por 20 anos, trazendo o toral do valor do contrato para mais de US$ 2 bilhões.
O Iraque vai usar a designação T- 50IQ para as suas aeronaves. Uma fonte próxima ao acordo, no entanto, diz que o T- 50IQ será baseado na versão mais avançada do T-50, o FA- 50, que pode servir tanto como um jato de treinamento avançado quanto na função de ataque leve.
O FA- 50 sendo entregue à Força Aérea da Coreia do Sul é equipado com o Link 16, bem como um radar Elta Sistemas EL/M-2032, receptor de alerta radar e capacidade de visão noturna. Ele é capaz de transportar 4.500 kg de armas, tem um canhão de 20mm e pode transportar mísseis ar -ar. Todas as variantes do T- 50 utilizam o motor General Electric F404.
O T-50 superou o Aero Vodochody L- 159, BAE Systems Hawk 128 e o Yakovlev Yak-130 na concorrência do Iraque. Ele será usado para preparar os pilotos para a frota iraquiana de caças Lockheed Martin F- 16IQ.
A KAI, que no ano passado fez suas primeiras entregas de exportação do T-50 à Indonésia, tem campanhas de vendas atuais para a aeronave em Botswana , Chile e Filipinas. A aeronave também irá competir na futura competição TX da Força Aérea dos EUA para substituir o T-38 Northrop, com o modelo a ser oferecido em conjunto com o parceiro de desenvolvimento Lockheed.
FONTE: FlightGlobal
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Treinamento?
É muito melhor do que muitas outras aeronaves existentes no inventário de muitos países.
RL,
Quando o FX-2 sair, a gente vai ter um caça de 1º primeira linha e dar um salto tecnológico. O problema é que o Kai T-50 de “treinamento” vai demorar 3 anos para ser entregue, ai eu pergunto, e o nosso que é maior e mais capaz, vai demorar quantos anos? rsrs