Um avião de caça Sukhoi Su-30MKI da Força Aérea da Índia, caiu na última terça-feira numa área perto da aldeia Theoor. O avião, que estava em uma missão de treinamento e caiu a 200 metros de um acampamento com cerca de 20 casas, mas, felizmente, não causou vítimas civis.
Tanto o piloto quanto o co-piloto da aeronave, se ejetaram e estão passando bem.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: indianexpress
Parece até matéria reprisada, mas não. Outro aparelho. Se as compras dos Rafales vingar, eles deverão deixá-los no chão, pois de voar, cairão.
Desculpe Caro Topol,
Mas não acho USAF e US Navy casos a parte. Também tem vários problemas assim como outras forças aéreas e marinhas. E olha que o orçamento deles incomparável com de outras forças das demais nações.
Máquinas tão complexas estão suscetíveis a falhas e no caso dos caças não há uma segunda chance, por isso a manutenção tem de ser levada muito a sério tendo como punição por não fazê-la a perda da aeronave e possivelmente a vida dos pilotos.
Uma força com uma grande e diversificada frota como a da Índia tem mais esse agravante que dificulta a manutenção assim como o treinamento dos pilotos e oficiais da manutenção…
Agora tem aquele ditado que diz ” Quem trabalha muito erra as vezes, quem não faz nada não erra e quem não erra é promovido” quer dizer: A IAF faz muitas operações com caças,muito treinamento e patrulhamento do espaço aéreo pois está cercada de inimigos e com a sua “duvidosa” manutenção está sujeita a muitas falhas, já uma força aérea que vive com a frota no chão nunca terá atrito pois não vôa, e nessa ninguém senta o pau pois no papel é ótima “taxa de atrito zero” mas vai ver as horas voadas por mês…
A USAF e a US NAVY são casos a parte que voam muito mas que fazem sua manutenção com profissionalismo e mesmo assim de vez em quando ainda cai um F-15, um Super Hornet e até F-22 já caiu…
Caro Topol,
Se não estou enganado neste mesmo período caíram tantos Super Tucano quanto Su-30 MKI sendo que estes últimos tem uma frota com o dobro de aeronaves.
Ai pode se dizer que os Su-30 MKI tem duas turbinas, mas se esquecem que o F-15 também tem e já caiu 2 este ano da USAF. Eaí?
Já é o 5° SU-30 MKI que cai na Índia, mas segundo fontes ainda restam cerca de 155 iguais a esse na IAF, e logo chegam os Rafales para compensar o atrito…
a aerodinamica dos russos é tão boa que o su-30 fez um pouso de emergencia sem piloto
EMS,
Pessoalmente creio que seja um pouco dos dois fatores apresentados…a pro eficiência das linhas de produções da Índia está mais para China Comunista no seu inicio de carreira e os pilotos indianos agora que iniciaram o cooperação com outras forças aérias mais capazes que eles. Chego a apostar que muito das perdas deste tipo de material é falha humana ou do piloto ou da equipe de solo na manutenção.
CM
Sem contar que sua aparelhagem eletrônica não é russa? Se não me engano é idiana e israelense…
Se olhar a quantidade de aviões e a quantidade de acidentes a proporção não é tão alta assim. Sem contar que os indianos não são russos e nem deve manter a frota com nível de qualidade destes.
Resta saber se os acidentes tem ocorrido por falha mecânica de fabricação, de manutenção ou humana dos pilotos.
Esse avião é um tanque! Esta inteiro!
Grande o atrito deste aparelho por aquelas bandas…
CM