A Real Força Aérea da Jordânia, recebeu da Airbus, seu primeiro AC235, um CN235 de transporte, adaptado para realizar ataque ao solo.
Este é o resultado de uma colaboração entre King Abdullah II Design and Development Bureau e a empresa americana ATK Defense. O AC235 modificado, será sendo exibido na feira SOFEX nos dias 06-08 de maio em Amã
O armamento integrado com a aeronave, inclui um canhão de 30 milímetros montado na lateral, mais quatro mísseis ar-superfície Lockheed Martin AGM-114M/K Hellfire e dois pods para foguetes BAE Systems 70 mm Advanced Precision Kill Weapon System (sistema de foguetes guiados a laser). A aeronave também foi equipado com um conjunto de sistemas de contramedidas para a auto-proteção.
A entrega da aeronave, que antes era operada pelo serviço jordaniano de transporte aéreo, sofreu extensas modificações, incluindo a instalação de um conjunto missão ATK com duas estações de operação a bordo.
Os tripulantes adicionais usarão um radar de abertura sintética e um par de sensores eletro-ótico/infrared com rangefinders laser para direcionamento, e fornecer “poder de fogo sustentado e preciso em uma variedade de cenários”, diz a ATK.
Estes sistemas permitirão a realização de missões de vigilância, reconhecimento e apoio aéreo aproximado para as forças terrestres, acrescenta. Um vídeo full-motion também poderá ser transmitido a partir de sensores da aeronave para terminais em terra, utilizando data-link tático.
Os testes realizados nos EUA a partir do final do ano passado “incluído o conjunto completo de sensores e testes de armas”, culminou com a “validação concluída em março”, informou a ATK.
A ATK também se uniu com a Alenia Aermacchi para o desenvolvimento de um comando e controle e variante de ataque para o Spartan. Um MC-27J totalmente equipado – também equipado com um canhão de 30 milímetros – está programado para realizar uma campanha completa nos EUA a partir do próximo mês. A força aérea italiana quer modificar seis de seus C-27Js para a versão adaptada.
FONTE: Flightglobal
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
COLABOROU: Carlos Lima
Padilha, esse avião não é um pouco lento para a missão? Parece-me que a Real Força Aérea Jordaniana está implementando uma doutrina.
Agora mísseis Hellfire e foguetes, confesso que é a primeira vez que vejo instalado nessa categoria de aeronaves…
Ele é bom para apoio aéreo aproximado, os Estados Unidos usam uma versão do Hércules, AC-130 com canhão de 105 mm e uma cadencia de disparo bastante rápida que faz um baita estrago, com uma posição priviligiada e um canhão potente e rápido fica bem difícil escapar dele vivo.
Caramba, esse avião é meio faz tudo. Se faz ataque ao sol, pode ser bombardeiro leve como eram os saudosos Invader da FAB.Só falta ser usado como interceptador!
Olá Padilha! Seria viável uma versão AC-390? Por exemplo a Colômbia usa o AC-47 Spooky se não me engano. Acredito que a capacidade de levar mais peso que sendo convertido em armas, ficaria uma boa plataforma para apoio/ataque na região amazônica ou em outros cenários… e poderia ser exportado como Espectro Tupiniquim. Abraços!
Bom, mas aí teríamos que fazer canhões e etc. Poderia ser uma boa para dar uma levantada na produção de canhões por aqui…
SAR – Search and Rescue – Busca e Salvamento.
Pessoalmente prefiro que criemos um Embraer AC-390 no futuro.
O Brasil possui algo do tipo ?
Não. Possuimos o C-295 para SAR e transporte. Essas adaptações são muito recentes nessas aeronaves.
Mais na sua opnião, seria interessante termos algo do tipo, e desculpe, sou novo no assunto ainda, o que seria esse SAR ???