Por Marcelo R. Cimino
Após dois anos de negociações, na próxima semana, o Ministério da Defesa da Argentina, assinará o acordo de incorporação de 14 caças Kfir Block 60 para a Força Aérea Argentina (FAA).
As formalidades começaram com a assinatura do acordo entre a Força Aérea Argentina e a empresa Israel Aerospace Industries (IAI), sendo a FAA como que determinou os requisitos operacionais, nível de equipamentos do sistema, plano de apoio logístico, plano de formação e cronograma de entrega para a substituição dos caças Mirage.
O último passo será a assinatura pelo Chefe do Gabinete de Ministros (JGM).
Em paralelo existe a possibilidade da empresa Israel Aerospace Industries (IAI) fechar um acordo sobre o potencial venda de aeronaves IA-63 Pampa e possibilidades de negócios futuros em materiais compósitos. Enquanto eles não fornecem detalhes, o cronograma de entrega para os 14 Kfir (12 monoplaces e 2 biplaces) deverá levar cerca de 18/20 meses, no entanto foi acordado que a primeira aeronave estaria chegando entre 8 e 10 meses desde a assinatura do acordo.
FONTE: Militar Interdefensa Argentina
Estão no Brasil, encostados em Anápolis, tipo estacionados, jogados no tempo!!!
Uma compra racional, só o quantitativo que é pouco. No mais, se vier equipado com diversos sistemas de caças de 4a geração, como o radar AESA, já dará condições à FAA se familiarizar com a moderna guerra aérea, até que possuam condições de comprarem algo novo.
A proposito, eu li pela internet que os argentinos pensaram em comprar os Mirage 2000 que o Brasil aposentou. Voces sabem que fim levou esses avioes? Eles ainda estao no Brasil?
Na prática sao caças do mesmo nivel do nosso F-5 modernizado em termos de avionica e desempenho. Apenas um pouco mais rapidos e com alcance maior.
Na situacao economica e principalmente politica da Argentina era o que se podia conseguir. Uma alternativa seriam F-16 antigos dos EUA (block 15, se é que ainda tem algum no deserto guardado), mas o risco sempre seria eles conseguirem fazer algum upgrade o que provavelmente deve ter deixado os ingleses preocupados.
De qquer modo, nao sei o que realmente aconteceu na Colombia que levou a tantas perdas de avioes, mas seu eu fosse os argentinos contratava um bom seguro em todo caso.
Estão no Brasil, encostados em Anápolis, tipo estacionados, jogados no tempo!!!
Uma compra racional, só o quantitativo que é pouco. No mais, se vier equipado com diversos sistemas de caças de 4a geração, como o radar AESA, já dará condições à FAA se familiarizar com a moderna guerra aérea, até que possuam condições de comprarem algo novo.
A proposito, eu li pela internet que os argentinos pensaram em comprar os Mirage 2000 que o Brasil aposentou. Voces sabem que fim levou esses avioes? Eles ainda estao no Brasil?
Na prática sao caças do mesmo nivel do nosso F-5 modernizado em termos de avionica e desempenho. Apenas um pouco mais rapidos e com alcance maior.
Na situacao economica e principalmente politica da Argentina era o que se podia conseguir. Uma alternativa seriam F-16 antigos dos EUA (block 15, se é que ainda tem algum no deserto guardado), mas o risco sempre seria eles conseguirem fazer algum upgrade o que provavelmente deve ter deixado os ingleses preocupados.
De qquer modo, nao sei o que realmente aconteceu na Colombia que levou a tantas perdas de avioes, mas seu eu fosse os argentinos contratava um bom seguro em todo caso.
Com 60 Kfir 60 a Royal Navy estaria em massa nas Ilhas Malvinas no dia seguinte à entrega,hem, Luiz Padilha? rs
Brasil de Gripen NG, Colômbia de olho nos Typhoon, Venezuela encomendando SU-30, Argentina de Kfir block 60, o próximo da vez será o Peru (MIG-35).
Com 60 Kfir 60 a Royal Navy estaria em massa nas Ilhas Malvinas no dia seguinte à entrega,hem, Luiz Padilha? rs
Brasil de Gripen NG, Colômbia de olho nos Typhoon, Venezuela encomendando SU-30, Argentina de Kfir block 60, o próximo da vez será o Peru (MIG-35).
Apenas se o Macri vencer a eleição. Israel acusa até hoje os partidários do Sciolli de defenderem possíveis agentes iranianos de um atentado na Argentina. E quando isso não se comprovou os israelenses deram cabo do Nismán recentemente.
Interessante a performance do Dagger nas Malvinas, a informação inglesa é bem tendenciosa tentam de toda a forma desacreditar a aeronave como bom atacante, mas vamos aos fatos, apesar de não terem sonda de reabastecimento conseguiram operar em San Carlos e dar o primeiro combate à frota Inglesa em 1 de Maio quando três Daggers atacaram três Fragatas que canhoneavam as forças em torno de Porto Argentino em plena luz do dia! As bombas aparentemente não explodiram mas o DEFA 30mm não deixou a desejar, foram metralhadas as três e os Ingleses nunca mais apareceram com navios a luz do dia. Os Daggers usavam três tanques de 1300 litros o que limitava bem a velocidade, mesmo assim costumavam superar os 500 Knots na corrida final, muito difíceis de abater! Os Harriers foram seus maiores problemas, com rotas previsíveis, devido à limitação do combustível e sem cobertura radar em San Carlos os Daggers eram surpreendidos pelos Harriers antes de chegar aos alvos, quando ainda estavam a baixa velocidade economizando combustível. No geral tiveram quase uma dúzia de perdas, quase totalmente repostas pelos 10 MV vendidos pelo Peru durante a guerra. Os pilotos relatam que mesmo com os tanques, se perseguidos na saída dos alvos, costumavam com After Burner superar 1.2 de Mach, não preciso dizer que o manual da Dassault proíbe o voo supersônico com tanques externos de 1300/1700 litros. Vejam o relato do Brig Donadile no YouTube de como os pilotos gostam de seus Daggers.
Apenas se o Macri vencer a eleição. Israel acusa até hoje os partidários do Sciolli de defenderem possíveis agentes iranianos de um atentado na Argentina. E quando isso não se comprovou os israelenses deram cabo do Nismán recentemente.
Interessante a performance do Dagger nas Malvinas, a informação inglesa é bem tendenciosa tentam de toda a forma desacreditar a aeronave como bom atacante, mas vamos aos fatos, apesar de não terem sonda de reabastecimento conseguiram operar em San Carlos e dar o primeiro combate à frota Inglesa em 1 de Maio quando três Daggers atacaram três Fragatas que canhoneavam as forças em torno de Porto Argentino em plena luz do dia! As bombas aparentemente não explodiram mas o DEFA 30mm não deixou a desejar, foram metralhadas as três e os Ingleses nunca mais apareceram com navios a luz do dia. Os Daggers usavam três tanques de 1300 litros o que limitava bem a velocidade, mesmo assim costumavam superar os 500 Knots na corrida final, muito difíceis de abater! Os Harriers foram seus maiores problemas, com rotas previsíveis, devido à limitação do combustível e sem cobertura radar em San Carlos os Daggers eram surpreendidos pelos Harriers antes de chegar aos alvos, quando ainda estavam a baixa velocidade economizando combustível. No geral tiveram quase uma dúzia de perdas, quase totalmente repostas pelos 10 MV vendidos pelo Peru durante a guerra. Os pilotos relatam que mesmo com os tanques, se perseguidos na saída dos alvos, costumavam com After Burner superar 1.2 de Mach, não preciso dizer que o manual da Dassault proíbe o voo supersônico com tanques externos de 1300/1700 litros. Vejam o relato do Brig Donadile no YouTube de como os pilotos gostam de seus Daggers.
Deveriam comprar f5 e mordenizá-los aqui no Brasil….
com todo respeito, esse sim deveria ser chamado de tucano, com esse bico gigante, o caça veio, me desculpem os que gostam, mas eu acho feio, muito feio, mas parabéns aos hermanos, estavam prrcisando, mas como por aqui, muita especulação e nda de concreto, só acredito vendo
Deveriam comprar f5 e mordenizá-los aqui no Brasil….
Estamos assistindo ao início de uma corrida armamentos tá na América do Sul. Veremos no que isso dará
corrida de tartarugas essa,nao?
com todo respeito, esse sim deveria ser chamado de tucano, com esse bico gigante, o caça veio, me desculpem os que gostam, mas eu acho feio, muito feio, mas parabéns aos hermanos, estavam prrcisando, mas como por aqui, muita especulação e nda de concreto, só acredito vendo
Estamos assistindo ao início de uma corrida armamentos tá na América do Sul. Veremos no que isso dará
corrida de tartarugas essa,nao?
Será que depois do mistério que de um Su-30 foi abatido na fronteira com a Colômbia, perto de ares de Kfir, os argentinos animaram em pegar eles????
Excelente compra, já provou o que tinha que ser provado. Quem saiu chateado foram os chineses e russos contavam com vendas do JF-17, J-10, Su-30, MIG-29, etc.
Eu também acho o F-16 o mais indicado para operar na AL, por conta de sua longa história de sucesso pelo mundo.
Sds
Leo, você que se diz católico religioso, não se envergonha de ficar inventando e propagando MENTIRAS como essa de que Kfir derrubou um Su-30 ?
Mais parece um abilolado se apegando em uma coisa que ninguém além de você e os trolls da fossa acreditam… Você está acessando demais a fossa aérea e lendo aquelas baboseiras meu colega, pare com isso, principalmente os do quarteto fantástico lá… aquilo faz mal cara , na fé.
Concordo Topol, o dia que um Kfir colombiano abater um Su-30 acreditarei no papai noel!
Topol
Qual é mais feio ser abatido por Kfir?? Ou o Su-30 cair igual uma Jaca chão abaixo???
Pelo menos eu não vi nenhuma notícia sobre os Kfir cair assim.
Precisa de mais investigação, mas as duas hipoteses são essas, ou ele caiu sozinho ou ele foi abatido.
Sds
Olhe minhas palavras acima, eu disse “mistério” dúvida. Eu não afirmei nada, só joguei uma possível hipotese.
Sds
Uma prova que ele foi abatido. É que o piloto morreu junto com destroços do Su-30. Ou foi problema de manutenção do sistema ejetor?? Por que ele não ejetou antes da queda?
Sds
Leo,
O mais provável é que o avião tenha se chocado contra o terreno e não houve sequer tempo de reação dos pilotos… era um vôo noturno, o terreno é montanhoso, mas não descarto falha de algum equipamento que provocou a perda de consciência situacional.
Mas se você quiser uma teoria de abate boa mesmo é essa que estão comentando agora que foi um F-22 o autor da proeza, pegue essa , é mais “top”.
Será que depois do mistério que de um Su-30 foi abatido na fronteira com a Colômbia, perto de ares de Kfir, os argentinos animaram em pegar eles????
Excelente compra, já provou o que tinha que ser provado. Quem saiu chateado foram os chineses e russos contavam com vendas do JF-17, J-10, Su-30, MIG-29, etc.
Eu também acho o F-16 o mais indicado para operar na AL, por conta de sua longa história de sucesso pelo mundo.
Sds
Leo, você que se diz católico religioso, não se envergonha de ficar inventando e propagando MENTIRAS como essa de que Kfir derrubou um Su-30 ?
Mais parece um abilolado se apegando em uma coisa que ninguém além de você e os trolls da fossa acreditam… Você está acessando demais a fossa aérea e lendo aquelas baboseiras meu colega, pare com isso, principalmente os do quarteto fantástico lá… aquilo faz mal cara , na fé.
Concordo Topol, o dia que um Kfir colombiano abater um Su-30 acreditarei no papai noel!
Topol
Qual é mais feio ser abatido por Kfir?? Ou o Su-30 cair igual uma Jaca chão abaixo???
Pelo menos eu não vi nenhuma notícia sobre os Kfir cair assim.
Precisa de mais investigação, mas as duas hipoteses são essas, ou ele caiu sozinho ou ele foi abatido.
Sds
Olhe minhas palavras acima, eu disse “mistério” dúvida. Eu não afirmei nada, só joguei uma possível hipotese.
Sds
Uma prova que ele foi abatido. É que o piloto morreu junto com destroços do Su-30. Ou foi problema de manutenção do sistema ejetor?? Por que ele não ejetou antes da queda?
Sds
Leo,
O mais provável é que o avião tenha se chocado contra o terreno e não houve sequer tempo de reação dos pilotos… era um vôo noturno, o terreno é montanhoso, mas não descarto falha de algum equipamento que provocou a perda de consciência situacional.
Mas se você quiser uma teoria de abate boa mesmo é essa que estão comentando agora que foi um F-22 o autor da proeza, pegue essa , é mais “top”.
Vejo com otimismo a compra do Kfir pelo governo argentino, uma vez que a sua aviação militar esta extremamente defasada desde a época da guerra das Falklands/Malvinas o único vetor moderno que eles tem a “disposição” são os OA-4AR modernizados e com poucos disponíveis para o voo.
O Kfir block-60 vai ser um salto qualitativo e não quantitativo para a FAA que vinha operando os cansados Mirage/Dagger a anos e que representavam a espinha dorsal de combate na teoria mas que na prática eram mais do que superados. Muito se fala dos problemas do Kfir como aeronave de combate baseando-se no que ocorreu com os exemplares da Colômbia aonde tiveram perdas.
Podemos levar isso em consideração mas espero que tais eventos tenham ficado para trás afinal para os tripulantes argentinos é a entrada em uma nova era da aviação militar, esta qual vão ter contato com tecnologias empregadas largamente mundo afora e que chegam para eles de forma atrasada porém chegou.
Catorze unidades é um bom número mas insuficiente para as reais necessidades mas vou encarar isso como uma solução paliativa até a entrada de um outro vetor com maior número de unidades assim trazendo a capacidade operacional novamente. Para os que acham que isso vai mudar ou assustar a Inglaterra na verdade acredito que tirando a fofóca britânica nada será alterado quanto a defesa das ilhas.
Um ponto desfavorável ao meu ver é o suporte logístico para estas aeronaves que cada vez mais tem menos exemplares em operação encarecendo assim a cadeia de suprimentos, mas isso é apenas uma preocupação que vejo a médio-longo prazo pois estes caças devem ser utilizados por 10-15 anos a partir da entrega do primeiro exemplar.
Sensores e armamentos novos são bem vindos vamos ver o que vem pela frente então.
………….a Argentina ta devendo a gato e a cachorro, porém a IAI lhe deu uma chance …….
os pilotos argentinos estão praticamente “viciados” neste modelo de caça……mesmo com um bom pacote de armas não tentariam uma retomada das ilhas e se o fizerem levará bastante tempo…..
Boa compra, não é o ideal, mas foi legal!
Senhores,
Israel demonstra sua insatisfação no acordo entre Irã e EEUU assim. Os equipamentos e armas a serem vendidos vai depender dos próximos passos dos EEUU. Dependendo do pacote, a RNF vai ter mais de preocupação com a Argentina.
O Kfir Block 60 anda meio longe de ser a sucata que andam falando por ai. O fato é que vai elevar as capacidades da força aérea Argentina, podendo operar armamentos inteligentes, como o pacote Spice e atuar em arenas BVR, bem como utilizar armamentos que a Argentina já possui… Foi uma compra mais racional que a do JF-17…
Se bem que pra muitos a Argentina deveria mesmo era ir com o aterrorizante SU-24, vulgo “Apagão”…
Apagão no sistema aegis sempre, se os hermanos focem de caças russos obteriam as ilhas de volta antes mesmo dos caças chegarem!!
Um Daring Class não é AEGIS…
Diego…
Essa “estória” de apagão simplesmente não existiu…
Primeiro pelo simples fato de que um sistema AEGIS não pode ser simplesmente desligado por um agente externo… São vários subsistemas que compõem um AEGIS. E um ECM, como foi tão alardeado nas fontes que divulgaram a notícia, não funciona de forma a “desligar” o que quer que seja. Apenas um poderoso pulso eletromagnético seria capaz disso… Daí que nem um An-124 seria capaz de levar algo no nível necessário pra desativar um Arleigh Burke…!
A seguir, pesa o fato de que uma aeronave como o Fencer simplesmente não teria energia suficiente para irradiar um ECM poderoso o bastante para evitar um “lock” a curta distância…
E por fim, se um Fencer chegasse ao absurdo de fazer doze passagens rasando o destróier e simulando ataques, como foi tão alardeado por aí, seria uma atitude tão ameaçadora que muito provavelmente teria sido cozido a balas pelo Phalanx, que não depende do AEGIS para adquirir o alvo…
Bardini.
Concordo… Em boas mãos e com as armas certas, pode ser tão capaz quanto um F-16 block 50. O único ‘porém’ é a quantidade; simplesmente insuficiente para fazer o volume necessário para ampliar o efeito dissuasório, mesmo somado aos A-4AR…
Saudações.
Não necessariamente precisariam do SU-24 em si, até porque já está fora de linha… eles precisariam apenas de seu sistema de ECM L-175V (Khibiny) para “apagar” os rarares do “Darling”.
SDs.
“radares” (rsrsrrs SQN)
Vejo com otimismo a compra do Kfir pelo governo argentino, uma vez que a sua aviação militar esta extremamente defasada desde a época da guerra das Falklands/Malvinas o único vetor moderno que eles tem a “disposição” são os OA-4AR modernizados e com poucos disponíveis para o voo.
O Kfir block-60 vai ser um salto qualitativo e não quantitativo para a FAA que vinha operando os cansados Mirage/Dagger a anos e que representavam a espinha dorsal de combate na teoria mas que na prática eram mais do que superados. Muito se fala dos problemas do Kfir como aeronave de combate baseando-se no que ocorreu com os exemplares da Colômbia aonde tiveram perdas.
Podemos levar isso em consideração mas espero que tais eventos tenham ficado para trás afinal para os tripulantes argentinos é a entrada em uma nova era da aviação militar, esta qual vão ter contato com tecnologias empregadas largamente mundo afora e que chegam para eles de forma atrasada porém chegou.
Catorze unidades é um bom número mas insuficiente para as reais necessidades mas vou encarar isso como uma solução paliativa até a entrada de um outro vetor com maior número de unidades assim trazendo a capacidade operacional novamente. Para os que acham que isso vai mudar ou assustar a Inglaterra na verdade acredito que tirando a fofóca britânica nada será alterado quanto a defesa das ilhas.
Um ponto desfavorável ao meu ver é o suporte logístico para estas aeronaves que cada vez mais tem menos exemplares em operação encarecendo assim a cadeia de suprimentos, mas isso é apenas uma preocupação que vejo a médio-longo prazo pois estes caças devem ser utilizados por 10-15 anos a partir da entrega do primeiro exemplar.
Sensores e armamentos novos são bem vindos vamos ver o que vem pela frente então.
………….a Argentina ta devendo a gato e a cachorro, porém a IAI lhe deu uma chance …….
os pilotos argentinos estão praticamente “viciados” neste modelo de caça……mesmo com um bom pacote de armas não tentariam uma retomada das ilhas e se o fizerem levará bastante tempo…..
Boa compra, não é o ideal, mas foi legal!
A Argentina indo as compras ..eu também Li que a Colômbia , tem interesse em adquirir EURO FIGHTER Typhoon,,.. Venezuela vão comprar mais SU-30…… todo mundo correndo atrais ….e cade os nossos Gripens será que estão muito longe ainda ???
2020 é nois
Muito pessimismo em relação aos Kfir, mas se analisarmos a fundo veremos que são eficazes. Os kfir block 60 possuem radar EL/M-2032, com alcance de 150 km, possuem baixo custo de hora/voo, e ainda tem durabilidade em torno de 30 anos, ou seja, veremos os argentinos voando um ótimo caça por um bom tempo, só creio terem sido compradas poucas unidades, esperava algo em torno de 18 ou mais.
Estava lamentando os Chineses terem perdido a venda para um tradicional aliado Inglês. Seria bom ver um caça diferente e novo por essas bandas, não esqueça que a performance da oferta Chinesa é muito similar ao F-16, esse Kfir pode até ter uma excelente performance em vôo nivelado mas nem sonha em curvar junto com um F-16. Quando as iscas eletrônicas estiverem disponíveis o combate pode passar para o alcance visual, aí se tiver com o Python V vc poderá surpreender a quaquer coisa do outro lado. Mas será que vira o Kfir com armamento completo?
Olha caro Marco, creio que além de mudança radical, seria custoso para a Argentina assumir um caça da envergadura do J-10, e além disso, obviamente Israel já era a opção por detrás dos bastidores. Com certeza, a melhor opção para a Argentina seria o F-16, mas a Inglaterra sabe que se eles tivessem acesso ao F-16 Israel seria contratado para elevar o caça a um patamar de perigo para as forças inglesas na região sul americana, mas se pensar comigo, essa foi a melhor aquisição possível para los hermanos, em qualquer outra opção haveria prejuízos, essa obteve o menor de todos.
Me esqueci de citar, Israel repassará armas, mas creio que serão de envergadura mediana, nada muito caro para a Argentina.
Litening III, Spice 500, python IV, I-Derby ER,… míssil anti navio só se eles conseguirem comprar o AM-39 ou partir para algo chinês e tentar integrar no Kfir.
Um jornal Chinês cantou essa aquisição dos Kfir ainda em Julho, onde falava que a Argentina não os escolheu pois os chinas não liberaram um míssil anti-navio por pressão britânica.
Pois se os chineses não liberaram a França é que não irá liberar… nesse caso se os nossos vizinhos quiserem míssil anti navio vão ter que fazer o seu.
Durabilidade de 30 anos?
Não é isto que a problemática história dos Kfir Block 60 dentro da Força Aérea da Colômbia tem mostrado…
Caro Fred, o caça colombiano é a versão C10, um tanto mais defasada que o Block 60, a diferença entre a idade das células não é absurda, mas Israel já assegurou que eles voariam por esse período (claro, sofrendo manutenções eficazes).
Vendedor promete qualquer coisa para vender, devem ter prometido isto a mesma coisa para os colombianos…Os Kfir da Colômbia são também Block 60 C10 e C12 – Más não importa a versão da “tunagen”, são todos montados em células velhas e com um motor diferente do original adaptado, o que acelera o desgaste da célula reformada…
O problema não é esse. O Kfir é sim “muderninho”, a questão são as células, vide os Kfir colombianos que só dão problema, cheio de incidentes, com quedas e tal. Dizem que rolou até protesto dos pilotos colombianos pela questão da segurança em voar o Kfir.
A questão Bulovo que nos é encoberta é a real revisão e avaliação do Kfir C10, o colombiano, pois jogar a culpa na IAI ou outra empresa israelense é mais fácil do que assumir o descaso com a manutenção que o caça precisa. Não estou querendo limpar a barra dos judeus, mas existem incógnitas nessa história do Kfir, até porque eles não apresentaram essa problemática toda nas mãos e Israel, mas tendo a Argentina como alvo me preocupa se o meio sofrerá as devidas manutenções preventivas que asseguram a funcionalidade eficaz do caça.
Pobres Sul Americanos apelaram para o bom e velho “Opalão” (o deles seria um FALCON da Ford acho) tunado.. Quase igual a um Camaro… Não tem jeito a Desmalvinização persiste! Enquanto isso vamos acreditando em tudo o que os Ingleses dizem… Vamos ver como vão protestar.
Os Argentinos gostam muito do Mirage, esse é; rápido, reabastecido no ar, com eletrônica avançada e armas modernas pode ser um bom atacante, mas se não tiver pelo menos um Míssil Anti-Navio no leque e armamentos será a pior compra do momento, como atacante pode surpreender uma base aérea e quem sabe teoricamente até conseguir pegar um Typhoon decolando com os Python V. Já estamos (Sul Americanos) autorizados a esse nível de arma IR ou vão ficar com o Python IV mesmo? O Xing pode oferecer mais aos Hermanos mas o pessoal da IAI com certeza tem mais Lobistas!
14 caças sem transferência de tecnologia? Parece o tipo de comprar feita apenas pra dizer q comprou algum caça
Na atualidade a Transferência de Tecnologia só existe para “engordar” o pacote e torná-lo menos mensurável…A Exceção é quando vc desenvolve junto o equipamento aí as “oportunidades” são outras como ter “novas” empresas, geralmente fruto da associação entre os detentores da tecnologia e os “amigos do Rei” (clube do rei ou o que vc achar mais adequado). São acima de tudo bilionários “modelos de negócios” cujos os quais vc sempre participa pagando a conta!
Os argentinos comprando gato por lebre. …
Para quem está voando Sky Hawks caindo os pedaços está ótimo… ademais , o que eles poderiam comprar por esse preço ? Me refiro a material novo… Em Setembro saiu a notícia de que essa compra custaria 2,15 bilhões de pesos aos cofres argentinos, isso equivale a 267 milhões de dólares o que dá pouco mais de 19 milhões a unidade, por um caça que não é última palavra mas que com certeza trará grande avanço as capacidades da FAA.
PS: Esses valores foram divulgados em Setembro, por isso carecem de confirmação.
14 a 60 kfir ?existe isso tudo disponível? acho q o correto seria ”’14 Kfir block 60”’ .e eu q apostava no JF17 , ao menos a FAA vai ter uma ”caça”
Vc está correto. Errei na tradução. Sorry.
Senhores,
Israel demonstra sua insatisfação no acordo entre Irã e EEUU assim. Os equipamentos e armas a serem vendidos vai depender dos próximos passos dos EEUU. Dependendo do pacote, a RNF vai ter mais de preocupação com a Argentina.
O Kfir Block 60 anda meio longe de ser a sucata que andam falando por ai. O fato é que vai elevar as capacidades da força aérea Argentina, podendo operar armamentos inteligentes, como o pacote Spice e atuar em arenas BVR, bem como utilizar armamentos que a Argentina já possui… Foi uma compra mais racional que a do JF-17…
Se bem que pra muitos a Argentina deveria mesmo era ir com o aterrorizante SU-24, vulgo “Apagão”…
Apagão no sistema aegis sempre, se os hermanos focem de caças russos obteriam as ilhas de volta antes mesmo dos caças chegarem!!
Um Daring Class não é AEGIS…
Diego…
Essa “estória” de apagão simplesmente não existiu…
Primeiro pelo simples fato de que um sistema AEGIS não pode ser simplesmente desligado por um agente externo… São vários subsistemas que compõem um AEGIS. E um ECM, como foi tão alardeado nas fontes que divulgaram a notícia, não funciona de forma a “desligar” o que quer que seja. Apenas um poderoso pulso eletromagnético seria capaz disso… Daí que nem um An-124 seria capaz de levar algo no nível necessário pra desativar um Arleigh Burke…!
A seguir, pesa o fato de que uma aeronave como o Fencer simplesmente não teria energia suficiente para irradiar um ECM poderoso o bastante para evitar um “lock” a curta distância…
E por fim, se um Fencer chegasse ao absurdo de fazer doze passagens rasando o destróier e simulando ataques, como foi tão alardeado por aí, seria uma atitude tão ameaçadora que muito provavelmente teria sido cozido a balas pelo Phalanx, que não depende do AEGIS para adquirir o alvo…
Bardini.
Concordo… Em boas mãos e com as armas certas, pode ser tão capaz quanto um F-16 block 50. O único ‘porém’ é a quantidade; simplesmente insuficiente para fazer o volume necessário para ampliar o efeito dissuasório, mesmo somado aos A-4AR…
Saudações.
Não necessariamente precisariam do SU-24 em si, até porque já está fora de linha… eles precisariam apenas de seu sistema de ECM L-175V (Khibiny) para “apagar” os rarares do “Darling”.
SDs.
“radares” (rsrsrrs SQN)
A Argentina indo as compras ..eu também Li que a Colômbia , tem interesse em adquirir EURO FIGHTER Typhoon,,.. Venezuela vão comprar mais SU-30…… todo mundo correndo atrais ….e cade os nossos Gripens será que estão muito longe ainda ???
2020 é nois
Muito pessimismo em relação aos Kfir, mas se analisarmos a fundo veremos que são eficazes. Os kfir block 60 possuem radar EL/M-2032, com alcance de 150 km, possuem baixo custo de hora/voo, e ainda tem durabilidade em torno de 30 anos, ou seja, veremos os argentinos voando um ótimo caça por um bom tempo, só creio terem sido compradas poucas unidades, esperava algo em torno de 18 ou mais.
Estava lamentando os Chineses terem perdido a venda para um tradicional aliado Inglês. Seria bom ver um caça diferente e novo por essas bandas, não esqueça que a performance da oferta Chinesa é muito similar ao F-16, esse Kfir pode até ter uma excelente performance em vôo nivelado mas nem sonha em curvar junto com um F-16. Quando as iscas eletrônicas estiverem disponíveis o combate pode passar para o alcance visual, aí se tiver com o Python V vc poderá surpreender a quaquer coisa do outro lado. Mas será que vira o Kfir com armamento completo?
Olha caro Marco, creio que além de mudança radical, seria custoso para a Argentina assumir um caça da envergadura do J-10, e além disso, obviamente Israel já era a opção por detrás dos bastidores. Com certeza, a melhor opção para a Argentina seria o F-16, mas a Inglaterra sabe que se eles tivessem acesso ao F-16 Israel seria contratado para elevar o caça a um patamar de perigo para as forças inglesas na região sul americana, mas se pensar comigo, essa foi a melhor aquisição possível para los hermanos, em qualquer outra opção haveria prejuízos, essa obteve o menor de todos.
Me esqueci de citar, Israel repassará armas, mas creio que serão de envergadura mediana, nada muito caro para a Argentina.
Litening III, Spice 500, python IV, I-Derby ER,… míssil anti navio só se eles conseguirem comprar o AM-39 ou partir para algo chinês e tentar integrar no Kfir.
Um jornal Chinês cantou essa aquisição dos Kfir ainda em Julho, onde falava que a Argentina não os escolheu pois os chinas não liberaram um míssil anti-navio por pressão britânica.
Pois se os chineses não liberaram a França é que não irá liberar… nesse caso se os nossos vizinhos quiserem míssil anti navio vão ter que fazer o seu.
Durabilidade de 30 anos?
Não é isto que a problemática história dos Kfir Block 60 dentro da Força Aérea da Colômbia tem mostrado…
Caro Fred, o caça colombiano é a versão C10, um tanto mais defasada que o Block 60, a diferença entre a idade das células não é absurda, mas Israel já assegurou que eles voariam por esse período (claro, sofrendo manutenções eficazes).
Vendedor promete qualquer coisa para vender, devem ter prometido isto a mesma coisa para os colombianos…Os Kfir da Colômbia são também Block 60 C10 e C12 – Más não importa a versão da “tunagen”, são todos montados em células velhas e com um motor diferente do original adaptado, o que acelera o desgaste da célula reformada…
O problema não é esse. O Kfir é sim “muderninho”, a questão são as células, vide os Kfir colombianos que só dão problema, cheio de incidentes, com quedas e tal. Dizem que rolou até protesto dos pilotos colombianos pela questão da segurança em voar o Kfir.
A questão Bulovo que nos é encoberta é a real revisão e avaliação do Kfir C10, o colombiano, pois jogar a culpa na IAI ou outra empresa israelense é mais fácil do que assumir o descaso com a manutenção que o caça precisa. Não estou querendo limpar a barra dos judeus, mas existem incógnitas nessa história do Kfir, até porque eles não apresentaram essa problemática toda nas mãos e Israel, mas tendo a Argentina como alvo me preocupa se o meio sofrerá as devidas manutenções preventivas que asseguram a funcionalidade eficaz do caça.
Pobres Sul Americanos apelaram para o bom e velho “Opalão” (o deles seria um FALCON da Ford acho) tunado.. Quase igual a um Camaro… Não tem jeito a Desmalvinização persiste! Enquanto isso vamos acreditando em tudo o que os Ingleses dizem… Vamos ver como vão protestar.
Os Argentinos gostam muito do Mirage, esse é; rápido, reabastecido no ar, com eletrônica avançada e armas modernas pode ser um bom atacante, mas se não tiver pelo menos um Míssil Anti-Navio no leque e armamentos será a pior compra do momento, como atacante pode surpreender uma base aérea e quem sabe teoricamente até conseguir pegar um Typhoon decolando com os Python V. Já estamos (Sul Americanos) autorizados a esse nível de arma IR ou vão ficar com o Python IV mesmo? O Xing pode oferecer mais aos Hermanos mas o pessoal da IAI com certeza tem mais Lobistas!
14 caças sem transferência de tecnologia? Parece o tipo de comprar feita apenas pra dizer q comprou algum caça
Na atualidade a Transferência de Tecnologia só existe para “engordar” o pacote e torná-lo menos mensurável…A Exceção é quando vc desenvolve junto o equipamento aí as “oportunidades” são outras como ter “novas” empresas, geralmente fruto da associação entre os detentores da tecnologia e os “amigos do Rei” (clube do rei ou o que vc achar mais adequado). São acima de tudo bilionários “modelos de negócios” cujos os quais vc sempre participa pagando a conta!
Os argentinos comprando gato por lebre. …
Para quem está voando Sky Hawks caindo os pedaços está ótimo… ademais , o que eles poderiam comprar por esse preço ? Me refiro a material novo… Em Setembro saiu a notícia de que essa compra custaria 2,15 bilhões de pesos aos cofres argentinos, isso equivale a 267 milhões de dólares o que dá pouco mais de 19 milhões a unidade, por um caça que não é última palavra mas que com certeza trará grande avanço as capacidades da FAA.
PS: Esses valores foram divulgados em Setembro, por isso carecem de confirmação.
14 a 60 kfir ?existe isso tudo disponível? acho q o correto seria ”’14 Kfir block 60”’ .e eu q apostava no JF17 , ao menos a FAA vai ter uma ”caça”
Vc está correto. Errei na tradução. Sorry.