Finmeccanica – Selex ES recebeu um contrato da Embraer Defesa e Segurança para fornecer um número não revelado de sistemas de radar Gabbiano T20 para seu avião de transporte KC-390, adquirido pela Força Aérea Brasileira (Força Aérea Brasileira, FAB), com mas entregas ocorrendo este ano.
O Gabbiano é um radar de banda X capaz de proporcionar precisas imagens ISR, SAR e missões de patrulha no mar, na costa e terra. Com base em um transmissor de estado sólido (solid state), que oferece imagens de alta resolução e detecção superior. O radar Gabbiano vem equipado com um conjunto de modos, incluindo vigilância ar-mar, Scan (TWS), mapeamento de solo de alta resolução (Strip-SAR), imagem do alvo, classificação ISAR e navegação com o mapeamento de terreno e previsão de tempo.
Foi selecionado por dez clientes internacionais. A versão do Gabbiano que irá equipar a aeronave KC-390 incorpora modos otimizados para aeronave de transporte militar.
O contrato de produção da Embraer segue a seleção anterior do Gabbiano para fazer parte do KC-390. A aeronave, que voou pela primeira vez em fevereiro, deverá desempenhar um papel importante no mercado de transporte aéreo tático internacional com vários países tendo confirmado pedidos firmes e opções e
campanhas de vendas em andamento em todo o mundo.
Além do KC-390, Selex ES está firmemente empenhada no Brasil, suas forças armadas e sua indústria de defesa. A empresa instalou equipamentos de bordo todas as plataformas aerotransportadas-chave da Força Aérea Brasileira e da Marinha de incluindo o AMX, F-5, P95 e Lynx, com mais de 140 radares de controle de incêndio e de vigilância aérea (M-Scan e AESA) atualmente em serviço no país. A empresa é também o principal parceiro de conjunto de sensores para a Saab Gripen NG, que foi adquirido pelo Brasil no âmbito do programa FX-2.
Selex ES também se envolveu com a Marinha do Brasil na modernização das fragatas da classe Niterói e Corveta classe Barroso e ajudou a desenvolver e implementar as capacidades de rede do Exército Brasileiro através da entrega do programa Sistac (Sistema Tático de Comunicações).
Uma subsidiária no país foi estabelecida, a Selex ES do Brasil, foi criada com capacidade de suporte nacional independente e desenvolver as relações com as empresas locais a fim de resolver oportunidades nos mercados de defesa e segurança.
FONTE: Finmeccanica Selex
Exatamente o que eu propus caro Wellingthon Góes.
Seria mais incentivo a indústria nacional e acréscimo de participação da mesma no Frankenstein KC-390.
Afinal de contas o radar SPC-01 SCIPCIO é fabricado em parceria com uma empresa Italiana.
Não poderiam optar em equipá-lo com uma versão atualizada e com menos módulos do Scipio do AMX?! Se a FAB está pensando em reavaliar a modernização do caça-bombardeiro, de repente esta é a oportunidade de manter a qualificação técnica na capacidade de produção nacional de radares embarcados. #ficaadica
Seria interessante se a selex fizesse uma parceria com alguma empresa nacional afinal eles têm grandes contratos com nossa faes e agora com o gripen e os kc390 serão muitos radares a serem entregues.
Seria interessante o desenvolvimento de uma versão do radar nacional SPC-01, para emprego em aeronaves de transporte.
Essa versão poderia ser empregada nos Banderulhas, dando assim uma boa pré encomenda.