Por Tuomas Forsell, editado por Jussi Rosendahl e Susan Thomas
Reuters – A Finlândia deve optar pelo JAS-39 Gripen da Saab para substituir seus caças envelhecidos F/A-18 Hornet, disse o ex-primeiro-ministro do país e atual chefe de deputados do partido no poder Central, Matti Vanhanen, na quarta-feira.
A Finlândia está estudando a substituição de seus 62 F/A-18 Hornet por caças multirole em um contrato estimado em 5-10 bilhões de euros (US$ 5.5 – 11 bilhões).
Vanhanen, em um livro publicado na quarta-feira, disse que o aprofundamento da cooperação de defesa entre a Finlândia e a Suécia apoiou a escolha da aeronave sueca.
“Se a aeronave atender as demandas de desempenho exigidos e, puder ser equipada com sistemas de armas necessárias, então a compra terá um impacto positivo na promoção da cooperação de defesa entre a Finlândia e a Suécia,” comentou Vanhanen, um conselheiro próximo ao atual primeiro Ministro Juha Sipila, à Reuters.
Um grupo de trabalho do governo finlandês propôs em Junho, que um pedido de cotações para novos jatos sejam realizados em 2017-2018, com as decisões finais a serem feitas no início dos anos 20.
O grupo de trabalho não recomendou qualquer modelo ou fabricante específico, mas listou candidatos como o Jas-39 Gripen, Rafale, Super Hornet, F-35 e o Eurofighter.
O governo não tem candidatos preferidos, e ele não descartou qualquer oferta.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Uma coisa me vem a mente, é o segundo país operador do F/A-18 que demonstra interesse no Gripen diretamente, mesmo salientando que a Finlândia não descartou nenhum concorrente e se quer o programa tem vistas a ser iniciado de fato. Estando ainda no âmbito de “grupo de trabalho”, a parceria entre Finlândia e Suécia pode render bons frutos mas vamos voltar ao meu ponto inicial.
Finlândia e Suíça estão entre os últimos compradores do F/A-18 C/D, e mesmo que o segundo vise a substituição dos F-5 (e que teve o programa de aquisição cancelado no momento) é de se observar que o caça da Saab vem agradando aos potenciais usuários.
Ai eu puxo a seguinte linha de pensamento,outro usuário Europeu do F/A-18 é a Espanha que na próxima década vai precisar de um substituto para a sua frota que já tem células com três décadas de operação, e como a crise pegou feio um caça como o Gripen NG pode ser uma “salvação” principalmente pelo valor e pela tecnologia embarcada.
Aliando a isso o fato do custo operacional do mesmo ser inferior mas sem perder em capacidade operacional, acredito muito no potencial do Gripen E/F de angariar bons contratos e aumentar a escala produtiva vide a necessidade de substituição de muitas aeronaves nos próximos anos e se formos ver ele é a opção mais em conta e só tem outro monomotor concorrendo diretamente que é o caríssimo F-35 e que é para poucos.
Várias nações vão precisar de um caça mais em conta e que possa atender as suas necessidades e o Gripen E/F pode ser o mesmo, porque se formos ver todos os outros concorrentes estão numa faixa de preço acima o que inviabiliza a aquisição por uma parcela significativa de usuários em potencial.
O produto que ainda é um protótipo tem tudo para dar certo,o mercado esta ai sedento por outras opções que tenham alinhadas tecnologia e baixo custo de aquisição e operação e aparentemente o Gripen vem como a opção.
Nosso amigo, a finlandia ja tem 68 f/-18 ou seja a forca deles ja é bem superior a nossa agora.
É a melhor opção.
Quem disse que é maior? Eles nem acertaram compra alguma é já é maior? Quando eles receberem, se fecharem o negócio, já teremos por aqui uns 2 lotes de 36 Gripen NG. Outra coisa a matéria não fala em Gripen NG e sim em JAS-39 não é? ? Portanto……………
Nosso ‘Gripen NG’ também é JAS-39… Só que da versão E/F, a mesma pretendida pela Finlândia.
Caracas a forca de ataque da finlandia e maior que a nossa , feio a coisa para nos.
Especula-se que serão de 40 – 60 aeronaves 🙂
Boa tarde senhores!
Levando-se em conta o custo do SH tanto de aquisição como de manutenção e que não existe certezas quanto a possíveis encomendas, excetuando-se as da USNavy, o Gripen parece ser uma excelente opção!
Tomara que haja encomendas firmes por parte da Finlândia. O Brasil poderá sair lucrando com isso.
CM
Tomara que a Finlândia realmente opte pelo Gripen NG… quanto mais escala melhor para os operadores do caça, inclusive nós.