Durante o ano de 2014 a Aviação Militar da Venezuela concluiu alguns programas e formalizou novos contratos para compra de aeronaves. Neste ano foram recebidos os últimos dois aviões de transporte tático médio Shaanxi Y-8F-200W, de um total de oito adquiridos na China em 2011. Além disso, o simulador de vôo para a formação dos pilotos nesta aeronave foi recebido.
Ainda em 2014, continuou o processo de inspeção G em onze helicópteros AS332B1 e AS532AC/UL Cougar, que executados pela Airbus Helicopters na sua fábrica em Marselha, França, desde o final de 2011 e que deve terminar em 2015.
Aviões de treinamento
Segundo autoridades militares venezuelanos anunciaram, foram encomendados na China, 24 aeronaves de treinamento avançado HongduL-15 Falcon e mais nove jatos de combate básico Hongdu K-8W Karakorum.
Entende-se que os L-15 serão destinados ao Grupo Aéreo de Caza Nº 12 que serve como escola de pilotos de caça e teve sua capacidade operacional prejudicada após a retirada de aviões de combate Northrop/Canadair CF-5A/D e NF-5A/B. Atualmente opera com cerca de sete K-8W Karakorum.
Enquanto isso, os 9 Karakorum irão elevar para 24 a atual frota de 15 aeronaves disponíveis e são distribuídos entre o Grupo 12 e no Grupo de Operações Especiais Air Nº 15. Uma vez que o L-15 sejam recebidos, todos os K-8W serão concentrados no Grupo 15.
Também o Grupo de Entrenamiento Aéreo Nº 18 recebeu 3 aeronaves de treinamento primário DA40NG Tundra Star e 2DA42VI Twin Star. O contrato com a empresa austríaca Diamond Aircraft Industries, em fevereiro 2014, compreende 24 monomotores DA40NG, 6 bimotores DA42VI, e dois simuladores de vôo já em operação.
Da mesma forma, espera-se que a nova entrega de 16 helicópteros de treinamento Enstrom 480B, cuja aquisição foi finalizada em março com a empresa norte americana de capital chinês, Enstrom Helicopter Corp. O 480B irá operar com o Grupo de Formação Aérea Nº 19.
Aeronaves de Transporte
Em outubro de 2013, foi assinado o contrato para fornecer 10 aeronaves de transporte Dornier, dois modelos 228-212 e oito NG 228, cujas três primeiras unidades já estão operando com o Grupo de Transporte Aéreo Nº 9.
Finalmente, nos últimos meses foi finalizada a aquisição nos Estados Unidos de quatro Gulfstream G150 e dez Beechcraft King Air 350, para o Grupo de Transporte Aéreo Nº 5, localizado na base aérea Miranda, Caracas.
Ao longo do próximo ano, todos os aviões encomendados somam noventa aeronaves.
Finalmente, para o próximo ano dará inicio a inspeção nos 24 aviões de caça Sukhoi Su-30MK2, cujas unidades chegaram ao país no final de 2006.
FONTE: infodefensa
Já dizia meu avô a inveja é uma M… rssss.. Por favor me atualizem a Venezuela virou uma ditadura, quando? Pelo que sei existiram eleições por lá e fiscalizadas até pelo PAPA. Agora a bem da verdade eu preferiria ser um bolivariano do que ser lavador de prato em Miami Beach pra americano do norte. O Brasil é e sempre será dos brasileiros.
quando é o Brasil deve!, uma potência! quando é a Venezuela, como pode? quer ser potência? ditadores? Lá é uma democracia, com avalistas da UNASUL. Bem se vcs concordam ou não pra mim e muito menos pra eles importa. Quem conhece o que era e o que é hoje a Venezuela entende o porque.
vamos ver: lider opositor na cadeia(Lopez), deputada oposicionista(deputada Corina) espancada e acusada de “conspiração com a CIA” para matar o Maduro, juíza vários anos na cadeia por libertar inimigo do governo(juiza Afiuni), motoqueiros armados plantando o terror nos protestos oposicionistas, etc. Isso é democracia?
Defendo firmemente a capacidade total de defesa de um país democrático, que respeite seu povo e suas instituições. Não respeito nenhuma ditadura, estamos no século 21, não no absolutismo medieval. País que gasta todo o seu dinheiro em armas, às custas do sacrifício do povo, merece ser destruído.
Cada pais tem o direito de se armar como acha que são suas necesidades de defesa, em minha opinião pena que nós não abramos mais os olhos para o que significa ter o petroleo do pré-sal. Ainda não é tarde para colocarmos nossa frota de superficie tecnologicamente atualizada.
Bom o nosso brasil demoraria um tempo pra destruir tudo isso mesmo com os gripen ainda teriamos problema com os s300 e os buk
Podiam trocar metade desses aviões por papel higiênico
E essa força venezuelana é ridícula, tipica de países de terceiro mundo governados por ditadores malucos que compram armas pra desfile e atacar alvos imaginários. Quando os americanos(ou israelenses) atacam, não resistem nem a uma hora de guerra.
Não existe visão de logística, nem operacionalidade, etc. Basta ver como a maioria desses caças russos da Venezuela estão no chão. A unica dissuasão que eles fazem é contra os mecânicos.
Leiam o que eu comentei sobre os Flankers bolivarianos da Venezuela. Não voam nem 50 horas/ano cada um. São tigres banguelas…
Ter nao significa operar !!!!
Exatamente. Ter é melhor do que não ter, mas operar de forma eficiente, aí já é outra coisa. Tenho a impressão de que uma dúzia de Grippens NG poderia destruir boa parte da Fuerza Aera Bolivariana em pouco tempo. Sem falar nos milicianos fanáticos, sem treinamento bom, lutando apenas com suas utopias da religião marxista.
Em termos de aviação de combate e forças de infantaria , como a Venezuela não têm igual, eles destroem quem se meter a frente deles (Sukhoi SU-30,Sam S-300, tanques MBT T-72/T-90, MRSL BM-30 Smerch , blindandos VCI BMP3, helicopteros Mi-28N / Mi-35 M2 Hind, aviões IL-76MF/TD), mas têm uma marinha muito fraca, sem muitas soluções, em terra e no Ar o cenário é outro , eles dão uma surra a qualquer um , mas no mar ,chega até a dar pena… Numa suposta guerra com os Estados Unidos, os marines teriam muito trabalho para invadirem o País por terra, e sofreriam enormes baixas, perderiam muitos caças stealths abatidos pelos S-300. A venezuela é o país da America Latina mais preparado para a Guerra, Agora se comprou esse arsenal todo para não usar, é puro populismo dos seus lideres, o material russo não é para muita manutenção. é mesmo para a Guerra.
Filipe…
Se o Iraque foi nocauteado pelos EUA tão rapidamente estando do outro
lado do mundo imagine o destino da Venezuela tão perto ? A Guerra
Civil instalada lá entre xiitas e sunitas é uma outra questão.
O equipamento que você descreveu, que nenhum país consegue
dispor 100% do que possui, devido à manutenções inclusive de
mísseis, seria pulverizado por centenas de tomahawks nas
primeiras horas e a USAF apenas terminaria o trabalho.
E sem uma Marinha forte, uma invasão seria ainda mais facilitada e os
Marines e o US Army contariam com total controle dos céus.
Mas, certamente não será o caso, os EUA continuarão
comprando o óleo venezuelano e apesar do Iraque ter sido invadido
por conta do óleo como muitos acreditam não deixa de ser
curioso o investimento e a aposta que agora fazem nas imensas
jazidas de óleo de xisto.
A velha tática de tentar unir a população em torno de um inimigo
comum diante de crises internas é velha e a popularidade do
Presidente Venezuelano não é nada boa.
Você pode até ter razão, mas esses meios empregues em uma guerra, o cenário é bem sinistro, Mi-35 Hinds, Mi-28 Havoc, TOR-M2, S-300, S-400, Su-30 , Su-34, Su-35, Iglas, BMP-3, T-72/T-90 , BDM-4 , BM-30 smerch, estes meios em ação numa guerra, chega a ser apocáliptico para o adversario, essas maquinas infernizam a vida de qualquer um, de lembrar que a Nato perdeu muita tropa no afganistão, porque os russos deixaram muito armamento por lá.
A Venezuela quer ter um poderio militar igual ao dá síria e o irã, como nós sabemos não tem sido fácil para os Estados Unidos e Israel, defrontarem militarmente o exercito sírio, eles utilizam armamento soviético , e a guerra por lá não durou apenas dias, a utilização de misseis de cruzeiro tomahawks, levaria a uma chuva dos desfazados misseis scud, e ataques aéreos seriam defendidos e rechaçados pelos poderosos PANTSYR S-1, e para atormentar ainda mais os ocidentais , eles podem usar o S-300. Ou seja , os generais americanos dizem que os Apaches destruiram vários T-72 nas guerras do Golfo e do Kosovo, mas nunca falam do F-117 stealth abatido por um SA-20 , Ou seja na Guerra Real, a realidade é mais sinistra, Pois esse material russo não é para ficar parado, ou simplesmente para ameaçar os americanos, esse material quando usado , é mesmo fatal, os chineses e Indianos sabem disso, Eles perdem mais Sukhois fora de combate do que a Russia, O material russo não é pra desfile, é mais eficaz na guerra mesmo. O material ocidental é diferente , de notar que os russos estam sempre actualizando os seus SLBM e ICBM, enquanto que o ocidente continua com o mesmo missil de há 30 anos atrás.
Eu não sou partidário dos equipamentos russos , nem dos ocidentais, mas sei que os russos impõe respeito.
Dalton, as vezes da ate raiva ler alguns comentarios sem pe ou cabeca, porem vc matou a pe em singela explicacao leiga o q realmente devera acontecer se ou qdo os americanos resolverem fazer isso. Nao nos esquecamos q la no iraque c mais de 1500 tqes, forcas terrestres poderosissimas, missseis de todos os tipo e anti aereos nao conseguiram segurar os USA e OTAN e isso por 2 vezes consecutivas…….entao sem entrar em muitos detalhes ou discussoes…….seu comentario eh muito lucido e sem paixoes…..realidade ….sds
Mas no final de tudo , a guerra não têm vencedores, mataram o SaddaM , destruiram a sociedade iraquiana, e no final não ganharam nada, Os americanos nunca enfrentam um exercito fresco, eles primariamente desgastam você com sansões, depois de vários anos , eles atacam, quero ver eles peitando a china e a russia, ou mesmo o irã, eles que enfrentassem o Sadam em 1988 , desgastaram o cara com várias sanções e em 1991 atacaram, voltaram a desgastar o cara novamente com 12 anos de sanções, em 2003 atacaram, claro se eles tivessem que peitar uma invasão em 1991, ai sim, eles são bons em guerras piscológicas e guerras economica, eles agora têm medo de enfrentar terra á terra os russos e os EI, porque?
Porque é que eles não invadiram cuba, porquÊ? porque é que eles não invadiram a Venezuela quando o chaves estava vivo, porquÊ?
Porque eles tÊm medo, a primeira vez que decidiram peitar uma guerra a sério, perderam , isso foi no vietname.
Filipe…
só agora vi seu comentário e apesar da pouca probabilidade de que você leia minha réplica
escreverei do mesmo jeito;
Onde você escreve que americanos nunca
enfrentaram “grandes exércitos” você esquece que
os próprios japoneses admitiram que subestimaram
a capacidade do militar americano e não estou
falando na fase final do conflito não e sim no início
onde havia maior paridade material.
O que não entendo no seu comentário é o que os EUA iriam ganhar declarando guerra à China e a Rússia ? Os EUA não estão correndo nenhum perigo
para tanto, ou estão ?
Eles não invadiram Cuba, mas, não esqueça que eles tem uma base em território cubano, Guantanamo, e há milhões de cubanos e descendentes vivendo nos EUA que apesar de não gostarem dos irmãos Castro enviam para lá milhões
de dólares todo mês e não gostariam de ver seus
familiares mortos em um bombardeio, certo ?
E por que diabos os EUA iriam invadir a Venezuela ?
Eles não invadem por medo do exército bolivariano ?
E quanto ao Vietnam, os EUA tentaram vietnamizar
o conflito, ou seja, permitir que o Vietnã do
Sul arcasse com a luta o que era justo e o que a
sociedade americana exigia.
Essa estória da derrota americana no Vietnã por
um bando de determinados vietcongues, que pratica-
mente deixaram de existir depois da Ofensiva Tet
é um mito que espalhou-se.
Os militares dos EUA deixaram o Vietnã após forçarem o Vietnã do Norte à mesa de negociações em Paris só que ao contrário do Vietnã do Sul que
recebeu pouca ajuda econômica e militar depois,
a União Soviética mais que triplicou à ajuda ao
Vietnã do Norte.
Os “apavorados” militares americanos que são
vistos “fugindo” em 1975 não passam dos poucos
remanescentes que guardavam à Embaixada por
exemplo.
Se você souber de uma única batalha de grande
proporção perdida pelos EUA no Vietnã, algo como
uma Batalha de Dien Bien Phu entre franceses e
vietnamitas, apesar da bravura francesa, eles nunca
tiveram uma chance, gostaria de saber.
Material russo é uma m. Eles nem sequer podem tirar todo o proveito dos caças SU-35. O pós venda russo é outra coisa lastimável. Fazer negócio com russos é coisa pra otário. SE você acha que a Venezuela pode destruir qualquer um, como você mesmo fala, muito mais podiam os EUA na guerra do Vietnã, mas levaram um surra de vietcongs no meio da mata. E já naquela época eles podiam muito mais que a Venezuela de hoje.
Francisco…
os EUA nunca levaram uma surra do vietcongue no meio da
mata…pelo contrário depois da Ofensiva do Tet o Vietcongue
praticamente deixou de existir.
Nossa! Tem gente invejosa mesmo nesse Brasil!! Aeronaves novas, inspeção nas já adquiridas e materiais novos etc…! E tem gente com coragem de criticar! Ridículo!
Oque se espera de um governo é no minimo proporcionalidade e bom senso. A defesa não é mais importante que as outras áreas de investimento, está no máximo no mesmo nível. Nada mais justo que criticar um pais de terceiro mundo que torra bilhões em armas que não precisa(S-300 por ex) para atacar inimigos que não pode vencer pela via convencional(EUA/OTAN), enquanto sua população faz fila no supermercado por comida.
A
Eu compreendo o que tu diz, mas a critica é por que é Venezuela sim!! E aqui as reportagens não é sobre filas de padaria e sim sobre tecnologias e meios bélicos! A Venezuela esta correta, tem sim seus motivos para fazer isso.
Oséias. Países e pessoas são a mesma coisa só os primeiros é um grupo grande delas.
Imagina que você é um fortão daqueles de escola primária que bate em todo mundo do colégio e resolve surrar dois fracotes metidos a besta, só que um arrumou um porrete de algum lugar e o outro nada tem para se defender. Você conseguiria surrar aquele que está armado mas não antes de levar umas boas pauladas. Nessa situação tendo que manter a sua fama de mau qual das vitimas você escolheria?
tenho lido diversos comentários aqui sobre filas na venezuela para comprar alimengos. isso é mentira. Estive lá no fim de dezembro e não tinha nada disso. conversei com muita gente lá e eles confirmaram minha observação. Não acreditem no que vcs assistem na tv. Lá não tem nada de comunismo e tudo é propaganda do imperialismo americano. lá é tao capitalista quanto os usa. tenham mais conhecimento real
Ops, P.S.: Correção: Nossos 5 grupos são de curto alcance!
Aviso aos navegantes, Fabio: A Venezuela já começou a receber 10 regimentos de mísseis de médio e longo alcance encomendados! Diferentemente de nós, que só temos 5 grupos de artilharia antiaérea de curto/médio alcance, com previsão para iniciarmos mais 4 grupos em 4 anos! Pelo que me consta a mesma não quer lutar com ninguém em futuro próximo, e o que está é, APENAS, repor material já obsoleto ou quase inoperante! Mas, para propósito de dissuação obteve os 24 SU-30MK2! Pena o governo de lá não estar sintonizado com as reais necessidades populares! Claro que na minha opinião!
1) é verdade, estão pensando na própria defesa nacional, e sendo assim, é valido as compras;
2) Bom seria se este mesmo comprometimento fosse com a população; quem sabe um dia;
3) agora que tais fermentas ainda não são muito úteis se analisarmos suas reais condições como logística, treinamento, suporte, etc;
Apenas penso que poderíamos fazer melhor (do que eles e do que nós mesmos).
A Venezuela tem apenas 18 dos 24 Su-30 originais em operação após perder seis em acidentes em 8 anos de operação. Até hoje eles voaram cerca de 6.800 horas, ou 850 horas/ano para toda a frota. Isso daria uma média de 48 horas/ano para cada aeronave… Está explicado porque eles nunca enviaram Flanker para a Cruzex! Para aumentar o número de horas de voo eles estão mantendo 5 ou 6 aviões em condições de voo, canibalizando os demais, pois deram calote nos russos, que suspenderam o envio de peças de reposição e apoio técnico.
Espelho e mestre da Argentina
Verdade. Venezuela e Argentina são duas velhas lésbicas comunistas ferrando seus povos. Quem será que pega quem ?
Queria saber de onde ele vão tirar dinheiro para pagar tudo isso. Do petróleo é que não é.
Acredito que iram perpetuar uma divida impagável, que para a China, é ótimo, serve de reserva de combustível ao mesmo tempo que mantém em movimento suas fabricas.
Você ainda não adivinhou que você, como brasileiro que é submetido pelo Estado a um regime de semi-escravidão trabalhando 5 meses para pagar impostos para o PT vai ser uma das fontes de renda do “cumpanhêru” Maduro ?
Alguma novidade quanto ao fornecimento de papel sanitário para a população?
Não ! Aliás, é uma gigantesca contradição – mais uma das muitas que os socialistas possuem- que os esquerdopatas critiquem o regime militar brasileiro, mas ato contínuo, aplaudem regimes igualmente militares e cheios de gente fardada como o de Cuba, o da Coreia do Norte, China etc. Alguém aqui já percebeu naquelas imagens de propaganda soviética no mundo inteiro, cheio de militares em formação ou em marcha, ou cheio de civis em comportamento ou pose militar ?
É ridículo o quanto o socialismo só se pode manter pela força e pelo medo,não sendo jamais algo espontâneo.
Não sei contra quem a Venezuela quer lutar, se os americanos são os inimigos ,entao esses aviões n’ao duram 3 dias, 90% serão destruídos no chão, isso e jogar dinheiro fora, se comprasse mísseis anti aéreos seria mais eficaz .
A Venezuela tem S-300 (200 km) :
http://www.defesaaereanaval.com.br/imagens-s-300-sendo-testado-na-venezuela/
além de canhões antiáreos ZU-23 e MANPADS IGLA de curto alcance, AAe de médio alcance Buk-2ME e S-125 Pechora-2M.
Sobre não sei contra quem, a Venezuela tem as maiores reservas mundias de petróleo, uns 300 bilhões de barris, com valor de alguns trilhões de US$. Todos sabemos quantas guerras e invasões ocorreram por causa de petróleo. Então a Venezuela só está respeitando a história mundial e se precavendo.
…..se precavendo, enquanto isso mata o próprio povo de fome com o racionamento de alimentos, filas enorme iguais às dos tempos soviéticos para comprar coisas triviais que se compra em qualquer boteco por aqui como fraldas, leite, óleo de cozinha, botijões de gás. País socialista é um fracasso após outro e os caras insistem em vender essas utopias para otário acreditar.
A USAF tem B-2 e a US Navy tem Growler. S-300 é apenas alvo prioritário. Basta uma chuva de Tomahawks e os S-300 estarão fora de operação nas primeiras três horas de uma eventual guerra contra os EUA. Acorde!
Eles esperam usar isso contra o Brasil.