Por by Helen Haxell
O primeiro dos 18 helicópteros NH90 ‘Sea Lions’ destinados para as forças armadas alemãs, está nos estágios finais da produção no Airbus Helicopters, em Donauwörth, na Alemanha.
A empresa está preparando o helicóptero multirole para seu primeiro vôo, que está programado para ocorrer em dezembro deste ano. O NH90 NTH (Naval Transport Helicopter) apresenta novas capacidades técnicas que serão implementadas na linha de montagem militar.
Em ambos os lados do helicóptero haverá uma metralhadora M3M de 12,7 milímetros. Além disso, os NH90 NTH serão equipados com novos aviônicos, incluindo equipamentos IFF e um sistema de identificação automática (AIS). Além disso, o NH90 NTH, tem a capacidade de ser facilmente adaptado para missões de guerra anti-submarino e anti-superfície.
A aeronave base, o NH90 HNF, está atualmente sendo operado por cinco marinhas, com 129 aeronaves encomendadas e 64 entregues a partir de maio deste ano. Mais de 100 pessoas foram resgatadas em missões SAR operados pela frota atual de NH90 NFHS.
A Airbus Helicopters confirmou que o equipamento de missão para o NH90 HNF apresenta: sonar de imersão, um torpedo MU90, um sistema de sonar bóia, mísseis anti-navio Marte MK2/s, tanques de combustível externos e internos, um sistema de gestão de armas e um segundo console de missão.
A entrega do primeiro NH90 NTH ‘Sea Lion’ está prevista para o Outono de 2019, e as entregas de série estão previstos até 2022.
O helicóptero de transporte naval está destinado a substituir o atual ‘Sea King’ Mk41. O ‘Sea Lion’ será encarregado de SAR, VERTREP e transporte tático de forças de operações especiais marítimas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Shephard