Por Tatiana Russakova
Caça de quinta geração passará por novos testes antes de entrar em serviço na Força Aérea Russa em 2016.
Na semana passada, a Força Aérea da Rússia recebeu a primeira unidade da produção em série do caça de quinta geração T-50 (PAK-FA).
O modelo produzido pela Sukhôi, que é controlada pela empresa estatal United Aircraft Corporation, passará agora por uma série testes de qualificação. A previsão é que a aeronave entre em serviço na Força Aérea Russa em 2016.
Entre as inovações do modelo, destacam-se os elementos “stealth” da fuselagem, o novo radar AESA capaz de detectar aeronaves furtivas e um completo arsenal de armamentos inteligentes de precisão.
Segundo o comandante da Força Aérea, Víktor Bondarev, as características do novo avião são comparáveis à do caça norte-americano F-22.
O presidente da United Aircraft Corporation, Iúri Sliusar, adianta que a capacidade máxima de produção da fábrica será alcançada em 2015 graças à produção dos caças T-50.
O Ministério da Defesa espera neste ano a entrega de diversos aviões de combate, transporte militar e propósitos múltiplos.
FONTE: Gazeta Russa
creio que esse ainda não e o motor do t-50 por que vi em outro site que o motor do t-50 esta sendo desenvolvido ainda e este seria do su-35 gostaria e se possivel o editor pode confirma se é ou não o motor do t-50 mesmo.
Eles estao usando o motor NPO Saturn 117s(o mesmo do o su-35s) nos prototipos do t-50, e o motor que eles estao desenvolvendo agora para equipar o t- 50 no futuro eo Izdeliye 129.
o motor definitivo do Pak-fa n viria a ser o AF-41?
O NPO Saturn 117s, tambem chamado de AF-41, usado nos prototipos vai equipar as primeiras aeronaves operacionais , pois os russos estao com problemas no desenvolvimento do novo motor.
a ta, é que tinha visto num infografico que os motores saturn 117s são usados nos prototipos e que os af-41 seriam usados nas aeronaves de produção, pensei que se tratava de motores distintos
Eu acredito que para fazer frente ao F-35 a Rússia irá utilizar o MIG-35.
Tenho a impressão que só estão comprando Mig-35 para a fábrica não falir.
Também acho um pouco difícil o Mig-35 e os Mig-29 embarcados possam fazer frente ao F-35, pois não tem furtividade e nem os radares de maior comprimento de ondas do T-50.
sukuhois e migs são fabricados nas mesmas fabricas n? creio que la eles separam os escritorios de projetos das instalações industriais
Sim, são duas empresas separadas.
Não entendi. Não tive a intenção de dizer que eram do mesmo fabricante.
de uma olhada aqui
http://www.uacrussia.ru
eles apresentam com produtos aeronaves de diversas fabricantes como antonov, tupolev, yakplev, mig e sukhoi
Ainda não compraram o MiG-35 pois o avião ainda não está na configuração exigida pelos Russos. Estão comprando mais MiG-29M2 (e SMT) mas não é pra fábrica MiG não falir não e sim para repor e substituir as versões mais antigas ou mais desgastadas desse excelente avião.
Deagol pq vc então não usa o Nick que mencionou?
Não se trata der ser falso uma vez que vc não está usando.
Estou atento mas isso poderia ser evitado se vc usasse o seu Nick.
Caro editor.
Não entendo a necessidade de utilizar meu nick, que é conhecido por muitos, para dizer coisas que eu discordo.
Tenho dois nicks porque perdi a senha de um e tive que criar outro com outro nome.
A pessoa está se fazendo passar por mim.
e não acho isso nada legal.
Obrigado!
Desculpe meu amigo , mas não temos como saber nicks usados em outros sites. Te respondi por email.
Aqui no DAN muitas pessoas postam com emails fake, porém isso não importa para nós se o comentário for crível.
Sugiro que se cadastre e evite variar de Nick, pois assim fica mais fácil controlar isso que aconteceu.
O Mig-29 nunca provou ser excelente, aliás foi fraco em combate e considerado precário pela força aérea alemã.
Segundo os alemães só servia para dogfights e nada além disso.
E sim, sua fabrica esteve muito perto da falência, por falta de encomendas, e foi salva pelo governo russo.
A falta de encomendas se deve a péssima reputação que o Mig-29 criou em combate.
E o mig-35 foi desclassifcado na Índia por problemas com o radar e os motores.
Também concordo com os amigos acima, essa turbina bem aparente deixa claro que falta ainda algo para ser relativamente igual ou melhor que o F-22, outra, ele tem armamento interno como o f-22 tbm ou somente nas asas? seria possível uma versão menor do caça para competir por igual com o F-35, visto que o F-35 é bem menor que o F-22
O T-50 tem armamento interno entre as turbinas e como no F-22 leva armamento tanto interno como externo.
creio que ele carrega até mais armamento interno do que o f-22 justamente devido aos motores separados, veja a imagem em corte
server.3rd-wing.net/public/Pouka/PAK-FA/PAK-FA-20.jpg
1- Stealth russo é setor frontal = interceptação
2- Bocais direcionáveis 2D ou 3D ainda não se provaram a última bolacha do pacote, em termos de peso x facilidade de manutenção
3- O avião russo é eficiente, tem recheio eletrônico avançado (pode até não ser “tão” quando o F-22, mas…) e está ancorado em um robusto programa de desenvolvimento pragmático, corerente, e lento, muito lento.
4- O T-50 não mata piloto por hipoxia, aparentemente.
5- O T-50 não custa o que um F-22 custa, e….
6- O T-50 está disponível daqui uns 10 anos, para exportação
7- O F-22, bem, hã, sim, jogou umas bomas ali e aqui, igual F-16 e F-18 faz bem mais barato…
Também não precisa de hangares especiais…
Para ter uma capacidade igual ao F-22 falta apenas as turbinas com características furtivas.
Acho que não, dá para ver pelo desenho das entradas de ar separadas e pela falta de alinhamento das placas da fuselagem que em furtividade o
PAK-Fa ficará bem atrás do Raptor.
E segundo os próprios russos a ênfase me furtividade será menor que nos modelos americanos para preservar a performance, diminuir custos e menor manutenção. Sem contar que pelas laterias as formas furtivas quase nem existem
Pessoalmente, gosto mais das linhas do T-50 do que as do F-22, porém não acredito que ele seja melhor que o caça americano,há muito trabalho pela frente, a falta de um refinamento “Stealth” na saída de exaustão dos motores é um bom exemplo. Parece haver uma pressa de coloca-lo em operação o quanto antes e isto não é muito bom para qualquer produto industrial.