O F-35A deverá custar cerca de 10% a mais para operar do que o F-16, que se destina a substituir para a Força Aérea dos EUA e de outros serviços militares internacionais, de acordo com funcionários do governo dos EUA.
O tenente-general Christopher Bogdan da USAF, diretor executivo do programa e supervisor do programa F-35, disse aos funcionários do governo holandês que o custo por hora de vôo para o F-35A, que a Holanda tem a intenção de comprar, é de 24 mil dólares, de acordo com o capitão Natasha Waggoner , um porta-voz da Força Aérea. Bogdan forneceu os dados aos legisladores holandeses, incluindo uma “comparação lado a lado de custos de horas de voo entre o F-16 e o F-35”, diz ela.
Ela disse que Bogdan caracterizou os números como “preliminares”. Apesar do treinamento de voo começou com o F-35A e os testes continuam, os dados recolhidos são novos e não refletem o valor de uso de toda uma vida da célula.
Testes de durabilidade em curso vão ajudar os técnicos do programa para determinar se as peças ou sistemas, que necessitam de apoio serão ou não incorporados nesta estimativa.
Este valor de custo por hora de voo tem sido muito procurado por compradores internacionais da aeronave monomotor da Lockheed Martin, assim como oficiais da USAF. Como o preço do desenvolvimento do F-35 dobrou desde que o contrato com a Lockheed Martin foi publicado em 2001, e as datas para a entrada em serviço tem atrasado dramaticamente, os supostos clientes estão cada vez mais cautelosos sobre não apenas o preço para comprar o caça, mas também para operá-lo.
A Lockheed Martin prometeu no início do programa que o F-35 iria operar com menor custo do que a aeronave está substituindo. No início deste ano, funcionários da empresa disseram: “Estamos de acordo, o custo por hora de voo vai ultrapassar a do F-16.” Mas a LM espera que o custo de vida útil total previsto seja menor do que o das aeronaves que o caça irá substituir.
Os planos da Holanda para comprar 85 dos caças estão sob revisão, e os oficiais de lá disseram no mês passado que poderão cortar para 33 o número de caças a serem comprados.
Oficiais da Marinha dos EUA esperavam originalmente que o preço do ciclo de vida do F-35 seja superior a US $ 1 trilhão em 50 anos de operações, mas os serviços norte-americanos estão à procura de eficiência. Análise de Custo do Pentágono e do Gabinete de Avaliação do programa, avaliam que o Pentágono vai gastar 18,2 bilhões dólares anualmente para as três variantes do F-35, em comparação com o 11.1 bilhões dólares que gastou com o legado em 2010, de acordo com o Government Accountability Office.
O Escritório do Programa Conjunto F-35 não divulgou os números de custo por horas de voo para o F-35B, projetado para pousos curto e decolagem vertical, ou o F-35C, otimizado para uso em Porta Aviões.
Espera-se que eles sejam incluídos no relatório de aquisição anual previsto para ir ao Congresso em maio ou junho.
FONTE: aviationweek.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval