Por Udi Etzion
Com sete vitórias em cobate sob suas asas, o F-16 Fighting Falcon Nº 107 da Força Aérea de Israel, está sendo aposentado e ficará exposto na base aérea de Negev em Hatzerim.
Em 18 de junho de 1980, os F-16 desembarcaram na Base Aérea de Ramat David, ao sudeste de Haifa, norte de Israel. Ao modelo foi dado o nome de “Falcon 1980” e cada avião de combate foi atribuído o seu próprio número.
Ao longo dos anos, caça Falcon nº 107, tornou-se o F-16 campeão em combate de todos os tempos (no mundo inteiro), depois de ter abatido sete aviões inimigos, um recorde inigualável mesmo para os mais avançados modelos de F-16 em uso hoje.
O Falcon Nº 107 começou sua história de missões bem sucedidas em 21 de abril de 1982, quando engajou um MiG-23 sírio com um míssil disparado pelo coronel Zeev Raz, que liderou o bombardeio ao reator iraquiano um ano antes.
Em 09 de junho de 1982, durante a Primeira Guerra do Líbano, o famoso F-16 abateu dois caças MiG-23 sírios. Um dos dois mísseis que levaram ao desaparecimento dos aviões sírios, foi lançado pelo ex-comandante da Força Aérea de Israel, Eliezer Shakedi e o outro foguete foi disparado pelo coronel Eitan Sativa.
Em 11 de junho de 1982, F-16 Nº 107 teve seu dia histórico depois de abater dois MiG-23 da Síria, um Sukhoi Su-17 e um helicóptero Aérospatiale Gazelle ,tudo em um ataque feito pelo coronel Eitan Sativa.
E isso não é tudo: Em 07 de junho de 1981, o Falcon Nº 107 participou do ataque ao reator nuclear iraquiano, com o ex-chefe da inteligência militar Major General (ret.) Amos Yadlin nos controles.
“Eu era o número 2 na formação e eu liberei minhas bombas após Ze’ev Raz (que liderou o ataque ao reator iraquiano),” lembra Yadlin. “Em uma missão que durou três horas e meia, este avião realizou uma missão tática que teve implicações históricas para o Oriente Médio. A sua aposentadoria agora é definitivamente merecida, o fechamento de um capítulo.”
O Falcon Nº 107 foi finalmente aposentado do serviço operacional no final de 2014, depois de servir desde 1995 como um avião de treinamento para os cadetes, e à luz de seus resultados impressionantes, a aeronave passou por um facelift e agora está orgulhosa no Museu da IAF em Hatzerim.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE:ynetnews
Ai esta a resposta das diversas incursões da força aérea Israelense na Siria e no Libano atualmente, sem sofrer nenhuma resistência. é puro medo e respeito.
A pratica de creditar vitorias aos aviões acaba criando certa confusão com o costume do crédito ao piloto em particular, um exemplo foi o F-16 de Giora Epstein, que trazia todas as suas dezessete vitórias.
Notar algo como o cocar iraquiano com a usina atômica, o triângulo verde entre as vitórias