Uma explosão destruiu um foguete Falcon 9, da companhia SpaceX, nesta quinta-feira (1), durante teste de lançamento de rotina em Cabo Canaveral, na Flórida, fazendo tremer prédios a quilômetros de distância e gerando uma grande nuvem de fumaça preta.
A SpaceX informou em comunicado que não houve feridos, mas que uma “anomalia” durante o teste estático resultou na perda do foguete e do satélite de comunicações israelense que seria levado para o espaço no fim de semana.
Um porta-voz da Estação da Força Aérea em Cabo Canaveral disse que houve uma explosão “significativa” pouco depois das 9h (horário local) no Complexo de Lançamento 40, que é alugado pela SpaceX.
“Nossas equipes de gerenciamento de emergências estão respondendo agora”, disse o porta-voz, Bryan Purtell.
A explosão destruiu a plataforma durante um teste de lançamento do foguete Falcon 9 antes do lançamento do satélite de comunicações da Spacecom, que era programado para o início de sábado.
Pessoas em prédios a quilômetros da instalação escreveram nas redes sociais que sentiram a explosão, e imagens ao vivo da TV mostraram uma grande nuvem de fumaça preta no local.
Autoridades locais disseram que moradores da região não estão em risco.
FONTE: G1
Topol…
o que já foi feito é o “Sea Launch”, uma plataforma e um navio acompanhante que se deslocavam até o Equador no Pacífico
e antes do lançamento todo o pessoal evacuava a plataforma movendo-se para o navio…mas…destinava-se ao lançamento de
foguetes específicos e foi o resultado da cooperação de 4 países, Noruega, Rússia, Ucrânia e Estados Unidos, porém com a
intervenção russa na Ucrânia tudo foi paralisado e estão ainda discutindo sobre eventuais pagamentos devidos à Boeing.
.
Ou seja, é um projeto muito caro para ser t tocado por apenas um país, tem limitações, não destina-se a todo tipo de foguete ou missão e certamente não pode ser fixa sustentada no leito marinho isso exigiria permissão e cooperação de um país como o
Equador, então, melhor construir uma base em terra firme.
.
Dalton
Não sugiro que construirão ilhas artificiais e sim que seguramente cogitam construir uma plataforma fixa fundeada no leito marinho, sustentada por rigorosas colunas de concreto e ali construir as instalações necessárias… isso é perfeitamente possível e economicamente viável, dependendo é claro do volume de lançamentos, que no caso da NASA é bastante elevado…
Os custos seriam diluídos nos benefícios da posição geográfica, que determina uma redução de mais de 30% na quantidade de combustível, o que resulta, entre outras coisas, em foguetes menores com payload 30% maior… este aspecto é mais interessante do que a economia de combustível em si pois lançando na linha do Equador eles terão capacidade de colocar objetos maiores em órbita sem precisar recorrer aos enormes Delta IV Heavy, ou os antigos Saturno V por exemplo, este sim monstros que considero inviável lançar de uma plataforma marítima… já um Falcon 9 até o Falcon Full Trhust que coloca em órbita 23 toneladas poderia ter um acréscimo de carga paga e fazer o mesmo serviço que um Delta IV, muito maior e mais caro, e ainda se valer da capacidade de recuperação sem riscos pois esta baseado no Mar.
Precisa ser economicamente viável Topol …o Canal do Panamá , certamente foi. Você está sugerindo que os EUA irão
construir “ilhas artificiais” dentro da zona de exploração exclusiva do Equador, algo como , entre as ilhas Galápagos que pertencem a ele e o continente em uma área com “apenas” 30 metros de profundidade e de lá lançarão foguetes para colocar satélites em orbita e lucrarão com isso ?
.
E em breve ouviremos falar disso ? O que você considera “breve” ?
Quem sabe poderão até usar como desculpa as ilhas artificiais construídas pelos chineses… tão malfaladas pelo capitão da liga ocidental.
Dalton
A vontade e a necessidade do homem removem montanhas, literalmente… você tem ideia da dificuldade que foi para construir o Canal do Panamá, ou o Eurotúnel, ou a Barragem Hoover ou o Big Dig e bem mais antigamente as pirâmides de Gizé ou a Muralha da China ??? Acha mesmo que é impossível ou inviável construir uma plataforma marítima fixa que suporte o lançamento de foguetes? eu realmente acho que é viável e que em breve ouviremos falar nele… os ganhos são significativos. E lembre-se que alguns pontos o Pacífico em alto mar na linha do Equador tem profundidade de apenas 30 metros, ou seja, totalmente viável construir fundações para suportar uma base de lançamento e recuperação de foguetes.
Topol !
Você tem ideia da dificuldade de um projeto envolvendo uma grande plataforma capaz de sustentar o lançamento de um foguete, e tudo que é necessário para lança-lo ,reboca-la através de milhares de quilômetros de mares nem sempre calmos até a linha do equador em águas internacionais e depois retornar ?
.
No mais imprevistos acontecem mesmo…logo depois do acontecido com o foguete americano um “longa marcha” chinês também
falhou em colocar um satélite em orbita .
Dalton
Por enquanto…
O motor pode ser russo , americano, francês , chines, japonês e ” PQP ” se houver , que não explode. Quem explode é o propelente e este era americano. Ahahhhhhhhh !!!!
Topol…
até onde sei as tais “plataformas marítimas” são apenas para o pouso já que não haverá combustível
suficiente para retornar ao ponto de lançamento daí a necessidade de pontos alternativos para o retorno.
acho que era russo ne??Pq produtos do ocidente sao beeeeeem melhores kkkkkkk
Pelo jeito ainda vai demorar para eles conseguirem controlar o Falcon 9 e depois disso partir para as plataformas marítimas próximas a linha do Equador