Por Karen Grass
Uma falha ocorrida em meados de setembro causou agitação e chamou a atenção do público, depois de um longo tempo, sobre as deficiências dos equipamentos do Bundeswehr alemão.
Os soldados não podem ser mandados imediatamente para a Missão de Assistência aos curdos no Iraque por causa de graves defeitos técnicos. O conceito de “capacidade operacional condicional” da Bundeswehr faz vítimas novamente. Uma visão geral dos defeitos:
1-Os Transall da Bundeswehr enfrentam defeitos técnicos, e os especialistas não puderam ser enviados para o Iraque, treinar os Peshmerga curdos contra os radicais islâmicos. Nenhum deles está disponível. É o mais recente, mas ainda muito longe de ser o primeiro, constrangimento em matéria de equipamentos do Bundeswehr.
2-Em agosto houve relatos de graves limitações de material no Bundeswehr que prejudicavam um trabalho duradouro. Assim informou a revista “Der Spiegel”, citando um documento interno do Ministério da Defesa. Dos caças, mostra que voavam apenas oito caças do tipo Eurofighter, de 109 máquinas totais. E de 67 helicópteros de transporte CH-53, apenas sete estavam disponíveis.
3- E os helicópteros NH-90 da Bundeswehr não brilham em prontidão: De acordo com a revista “Spiegel”, durante o verão, apenas cinco dos 33 tinham condições, enquanto as máquinas do tipo Transall C-160, apenas 21 estavam em condições.
Resumo da disponibilidade de meios:
De 60 C-160 Transall, apenas 21 voam, mas não podem ser mandados ao Iraque por defeitos técnicos;
De 67 CH-53, apenas 7 voam;
De 33 NH-90, apenas 5 voam e
De 109 Eurofighters, apenas 8 voam.
FONTE: Handelsblatt
Sempre tem alguém pior… só trazer os Alemães pra cá pra aprenderem a manutenção com poucos recursos…
Estamos melhor que a Alemanha
O Governo liberal deixou as forças armadas da Alemanha aos pandarecos
Parece que a Alemanha ta seguindo o caminho do Canadá ou vice-versa, ambos paises de primeiro mundo, mas com material militar de de segunda mão ou inoperante. Se isso for verdade mesmo pela primeira vez posso afirmar que o EB ta melhor que o Bundeswehr.
Mais um exemplo de que dinheiro para “tudo novo” tem para manutenção não! Tudo novo paga excelentes comissões!! Taí o resultado! Isso esta virando default no mundo todo!!! Vide nossa moderna Inhaúma na lata do lixo!!!
Amigos,
Há de se entender em que sentido são essas informações…
A disponibilidade listada poderia querer dizer somente o que está pronto pra uso imediato; isto é, o que está apto a ser acionado imediatamente… Isso não quer dizer que o restante esteja encostado em um pátio virando sucata; e sim que poderia estar em diversos estados, o que poderia ser: passando por modernização, manutenção de algum nível, em reserva, e também, evidente, servindo de fonte de peças para manter outros veículos funcionais, o que é comum ( principalmente no caso de tipos mais antigos ).
E há também a questão “custo”, sempre imperativa nesses casos… Fica difícil manter um arsenal caro como esse totalmente ativo em tempos de paz, quando decisivamente não há justificativa para tal. Mas seja como for, o mais correto é realmente haver um excedente de equipamento, para que qualquer baixa possa ser imediatamente reposta.
Outros problemas que fogem ao controle das forças armadas também afetam a disponibilidade, tais como o caso do NH-90. Os alemães em particular foram muito críticos em relação a essa máquina, que apresentaram consideráveis problemas e cujas encomendas foram consideravelmente reduzidas ( os da marinha holandesa, por exemplo apresentaram sérios problemas de corrosão e tiveram a aquisição supensa ) . E os NH-90 seriam os substitutos dos UH-1D, que já são antigos e prestes a serem desativados.
Há também considerável reorganização de meios… Os CH-53, por exemplo, estão em transito entre o Exército e a Luftwaffe, sendo que esta ultima será a única força a operar o modelo. Creio ser natural, portanto, que a disponibilidade seja baixa, até que pessoal seja efetivamente transferido ou adestrado.
Enfim, o que está acontecendo ali não é exclusividade de ninguém… Acontece com praticamente todas as forças armadas do planeta…
Para mim, esta notícia não casou nenhum espanto. Vale lembrar que dos três perdedores,( Alemanha,Itália e Japão ) da 2ª guerra mundial , a Alemanha foi a que sofreu as maiores restrições no tocante a Forças Armadas e material bélico. Por exemplo: a Alemanha não poderia construir submarinos com mais de sessenta metros de comprimento. Também não poderia construir submarinos nucleares. Além do mais, a Alemanha permanece ocupada militarmente pelos EUA até hoje. Então é normal , os alemães não darem muita atenção para suas pseudo – forças armadas. Imagino que no Japão e Itália , a situação das forças armadas , seja parecida a da Alemanha.
Pois é Dalton… A Alemanha Ocidental recebia investimentos maciços justamente por causa da Oriental. Com o fim da divisão e a mudança geopolítica, está sofrendo o peso do arreio dos interesses dos EUA. Vamos ver até quando a orgulhosa Alemanha aguenta isso!
Outra fonte diz isso:
A extensa lista de avarias:
=> Helicóptero Tiger ————— > de 31, apenas ——- > 10 disponíveis
=> Helicóptero 90 —————— > de 33, apenas ——- > 8 disponíveis
=> Helicóptero Sea King ———– > de 21, apenas ——- > 3 disponíveis
=> Helicóptereo Sea Lynx ——— > de 22, apenas ——- > 4 disponíveis
=> Helicóptero CH 53 ————- > de 82, apenas —— > 16 disponíveis
=> Caça Eurofighter ————— > de 109, apenas— — > 42 disponíveis
=> Caça Tornado ——————- > de 89, apenas ——- > 38 disponíveis
=> Corveta K130 ——————- > de 5, apenas ——— > 2 disponíveis
=> Submarino U212 ————— > de 4, apenas ——— > 1 disponível
=> Fregata ————————– > de 11, apenas ——– > 7 disponíveis
=> Tanque Marder —————- > de 406, apenas — — > 280 disponíveis
=> Tanque Boxer —————— > de 180, apenas —— > 70 disponíveis
Se o exército alemão está nesse estado e lá eles levam a questão da defesa com seriedade eu fico imaginado o nosso que ficou jogado as traças . Em 2012 foi feita um matéria onde alguns generais denunciaram que tínhamos munição somente para uma hora de combate e que não conseguiríamos responder a uma guerra nas nossas fronteiras os soldados tinham de racionar a comida. A Defesa Aérea e Naval poderia fazer um levantamento perante as forças para ver se houve avanços de 2012 para cá .
não foram “generais” que disseram isso, foi um general da reserva, e a matéria foi feita antes de 2012, um cara que deu baixa ainda com os resquícios do governo do FHC que realmente acabaram com as FA. Por incrível que parece e é até vergonhoso dizer mas o PT investiu nas FA, pra tirá-las do buraco em que estavam, hoje em dia fala-se em sucateamento mas posso dizer por experiência própria que não, ainda não estamos no ideal para um país com as nossas aspirações mas tá muito melhor que a Alemanha com certeza nesse sentido, nossa manutenção é perfeita, sempre foi, desde a segunda guerra mecânicos militares do mundo inteiro se contorcem com a capacidade de manter e restaurar equipamentos, e isso só foi se adaptando com os contingenciamento. A Força Terrestre está apresentando uma evolução imensa em relação ao que já estava, equipamentos individuais que antes eram exclusivos das forças especiais como acessórios de visada rápida, coletes balísticos e NVGs, hoje estão presentes em todas as unidades chamadas de operacionais e de importância estratégica como Bda PQDT, Aeromóvel, Infantaria Mecanizada e Blindada e Batalhões de Selva.
e ainda mais um fato: Temos a CBC, temos uma fábrica de munição aqui, uma empresa privada que faz parte do Arsenal Nacional de acordo com a Constituição Brasileira, podendo triplicar a produção em até 36 horas para atender a demanda, munição tem prazo de validade, não faz sentido estocar, temos duas seções a Dotação Mínima Para Instrução que é bem suprida, e o Volume de Emergência, fora isso a produção ocorre nos esforços de uma possível agressão externa.
A Alemanha vai ter de fazer 2 coisa a curto e médio prazo:
1 Sair da OTAN se livrando do julgo dos EUA.
2 Sair da União Européia para poder ter crescimento, negociar e participar dos Brics. Se livrando do dolar e especuladores estadunidenses.
Os países dos Bricis são os mercados capazes de obter os produtos alemães e os EUA ao contrário são os principais competidores das empresas alemãs.
Isto é o reflexo da estagnação da capacidade estratégica alemã condicionada a inércia causada pela OTAN e EUA.
Bom…quando existiam duas Alemanhas, a Ocidental e a Oriental,
foi justamente a que estava sob “julgo” dos EUA que progrediu.
Seria interessante saber o que a Alemanha seria hoje se tivesse sido
invadida na sua totalidade pela URSS em 1945.
Pois é! Pode até ser que os alemães “vão cuspir no prato que comeu”, mas nenhum país vai ficar comprando títulos de dívidas americanas indefinidamente para manter o dolar e o sangue literalmente gratuito para os vampiros em Washington.
O fato de ter tantas escutas nos e-mails alemães por parte dos EUA indica exatamente isto. Que a Alemanha vai se afastar dos EUA, seja por bem ou por mal!
Abçs..!
Aonde fica a Alemanha da matéria?
Na África? Na América Latina?
Até parece que estão falando de uma Força Armada destas bandas de cá!!!!
Tá feio o negocio por lá…
Ora, ora, ora…
Ooopa! Falha minha!
Well, well, well…
Se o Exército Alemão está sucateado , imagina coço está o Exército Brasileiro !!!
muito melhor, com toda certeza
não dá pra compreender todos os politicos em geral….será q só nos eua é q todos os politicos tem uma visao geral sobre manter forças armadas preparadas e bem equipadas???manter centros de desenvolvimento bélicos são extremamente importantes para qualquer país!!! a alemanha é berço de uma baita cultura tecnológica e militar…é a 4 maior economia mundial..desenvolveu sozinha táticas militares altamente sofisticadas tanto é q precisou uma porrada de países se juntar pra poder derrota-la na 2 grande guerra..seu exército como todos sabemos foi o maior e mais poderoso do planeta!!! quase tudo oque americanos e russos desenvolveram foi com alguma base em tecnologia e táticas alemãs….e agora vemos a bundeswehr desmanteladas desse jeito….se for verdade mesmo oque está escrito ai eles estão bem piores q a gente….nossas forças armadas mesmo q a passos de tartaruga está se modernizando aos poucos…mesmo com toda essa rescessão na europa era pra a alemanha ter a maior e mais poderosa forças armadas da europa…não vejo o pq os eua manterem mais de 50 mil soldados lá…até nossa pequena frota de helicopteros do exército está ficando mais moderna com alta disponibilidade que o deles…..triste de se ver……
Ô loco, 8 de 109 aeronaves, nem a FAB com seus F5 de meio século tem disponibilidade tão baixa.
Nossa os Nh-90 são novinhos, frágil o bichinho heim. De que adianta ser bonito se não aguenta tranco? A “robustez” deve sempre ser levada como prioridade em detrimento das “linhas” .
Q coisa em … da ate pra entender a situ dos CH-53_Stallion e um pesadelo logístico e caro …. 109 Eurofighters, apenas 8 voam .. ter n significa operar !!! pera ai!!! … estamos falando da Alemanha .!?!? ;).. a versão ”TRANCHE 1”.. e outro problema … (a um tempo atrás a própria Alemanha queria se livrar de alguns deles )… .. quanto ao NH-90TTH e um surpresa ..unidades novas q foram adquiridas a pouco tempo …. foi da Alemanha q surgiu um relatório detonando esse modelo ( sonho de alguns por aki ) … frágil.(operando com restrições) .. caro … problemático ….resultado em baixa disponibilidade .. alguns o apelidaram de ”helli de brinquedo” … ta ok …