A Saab vai lançar a versão de lançamento de superfície do RBS15 Gungnir, o sistema de mísseis anti-navio da próxima geração na Euronaval em Paris. Uma coletiva de imprensa sobre o novo sistema será realizada às 14 horas de quarta-feira, 24 de outubro, no estande da Saab.
A versão de lançamento de superfície do RBS15 Gungnir usa o novo míssil RBS15 Mk4 Surface. Isso proporciona maior alcance, melhor penetração de defesa e proteção eletrônica, bem como um candidato a alvos mais avançados, permitindo que ele envolva qualquer alvo, em todas as condições. O míssil RBS15 Mk4 Surface é utilizado tanto no sistema marítimo como no sistema terrestre do RBS15 Gungnir. Ele é projetado para fornecer comunalidade através da fácil integração em plataformas terrestres e marítimas de praticamente qualquer tamanho. O sistema é totalmente compatível com versões anteriores, portanto, um investimento no Mk3 hoje abre um caminho suave para a transição para o Gungnir amanhã.
“Com o RBS15 Gungnir, continuamos a construir o sucesso e o conhecimento que adquirimos das gerações anteriores do RBS15. A versão de lançamento na superfície é um sistema de mísseis altamente flexível que pode ser integrado às redes de comando existentes e a uma ampla variedade de navios disponíveis no mercado atualmente”, diz Görgen Johansson, vice-presidente sênior e diretor da área de negócios da Saab Dynamics.
O programa de desenvolvimento e produção, avaliado em 3,7 BSEK, foi contratado em março de 2017 com a Administração Sueca de Materiais de Defesa (FMV). A próxima geração do sistema RBS15 é denominada RBS15 Gungnir pela Saab e agora está sendo oferecida ao mercado como uma solução completa de sistemas de mísseis para plataformas aéreas, marítimas e terrestres. A família de mísseis RBS15 é produzida em conjunto pela Saab e pela Diehl Defence GmbH & Co. KG e serve em várias marinhas, baterias costeiras e forças aéreas da Suécia, Finlândia, Alemanha, Polônia, Croácia, Tailândia e um país não revelado.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Saab