O Ministério da Defesa do Catar irá avaliar o caça Eurofighter Typhoon na competição para o fornecimento de aviões militares. A participação do caça europeu na competição de aeronaves militares no Catar foi suspensa em 2011, quando a Força Aérea do Catar se juntou à operação da OTAN na Líbia.
De acordo com o site Defense News, a decisão de retomar a avaliação do caça Eurofighter no concurso foi tomada depois de uma visita ao Catar do secretário de relações exteriores britânico, William Hague, no final de fevereiro de 2013.
O Catar anunciou um concurso para o fornecimento de aviões de combate em novembro de 2010. Nem a quantidade potencial de compra, bem como o número de equipamentos previstos para compra foi divulgado. Presumivelmente, o Catar planeja comprar 24-36 novos aviões de combate, que vão substituir os antigos caças Dassault Mirage 2000-5. Os pedidos de participação do Eurofighter no concurso é um preocupação para a fabricante norte americana Boeing e a francesa Dassault.
Na competição agora estão participando os caças F/A-18E/F Super Hornet e F-15 Eagle da Boeing, o Rafaleda Dassault e o Typhoon através da EADS. A Força Aérea do Catar teve que fazer testes e avaliações nos modelos F/A-18E/F, F-15 e Rafale. Em 2011, a Força Aérea do Catar se juntou à operação da OTAN na Líbia e os testes com o Typhoon foram cancelados. Em 2012, foi relatado que o governo do Catar iria escolher o vencedor da licitação dentre os três primeiros aviões testados.
Via Cavok