Por Matt Spetalnick
HANÓI (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta segunda-feira que Washington irá suspender totalmente um embargo à venda de armas letais ao Vietnã, enfatizando o avanço nas relações entre os dois ex-inimigos em meio a um cenário de tensões crescentes com Pequim por causa do Mar do Sul da China.
Durante um almoço de Estado suntuoso em Hanói, o presidente vietnamita, Tran Dai Quang, brindou a primeira visita de Obama ao país como a chegada de uma primavera calorosa após um inverno de frio intenso.
Obama, terceiro mandatário norte-americano a visitar o Vietnã desde que os laços entre as duas nações foram reestabelecidos em 1995, fez do “reequilíbrio” estratégico com a região um dos pilares de sua política externa.
O Vietnã, onde os EUA guerrearam até 1975, se tornou uma parte essencial dessa estratégia em um pano de fundo de crescimento do poderio militar chinês e de seus clamores de soberania no Mar do Sul da China.
A decisão de encerrar o embargo de armas, que se deu após um debate intenso dentro do governo Obama, leva a crer que as preocupações dos EUA com a assertividade da China pesaram mais do que os argumentos de que o Vietnã não fez o suficiente para melhorar seu histórico de direitos humanos e que Washington irá perder a chance para pressionar por reformas.
Em uma coletiva de imprensa com Quang, Obama disse que as disputas no Mar do Sul da China deveriam ser resolvidas pacificamente, e não por quem “tem a mão mais pesada”, mas insistiu que a suspensão do embargo não tem relação com a China.
Mais tarde ele acrescentou que sua visita a um ex-rival mostrou que “os corações podem mudar e que a paz é possível”, e que a venda de armas irá depender do comitê de direitos humanos do Vietnã e será analisada caso a caso para se concretizar.
Ta querendo invadir o mercado alheio heim Obama, safadinho… vietnamitas gostam mais de equipamentos russos… eles já tem afinidade e estão acostumados a matar americanos com os mísseis russos, afinal foram mais de 2000 aviões dos EUA derrubados e milhares de americanos que cederam seus corpos para servirem de alimento para espécies da fauna local assim como adubo para a exuberante flora vietnamita.
Kkkkkkm
KKKKKKKK Po essa foi forte, mas foi válida, porque todo o castigo pra covarde é pouco.
Concordo Menino do “esculacho”! Basta ver a canseira que os bravos chechenos deram nos covardes russos….rs!
Canseira?? Os caras usavam de terrorismo amigo, guerra por guerra prrderam feio. Agora se for em matéria de terrorismo os yankes levaram uma canseira bem maiir se voltarmos ao 11 de setembro nao?? Foram 3 mil pessoas incineradas e ainda tem muita gente enterrada que a familia não verá nem as cinzas, terrorismo nao é facil é só ver as surras que os yankes tomaram no Iraque e tiveram que sair de lá rapidinho e agora no Afeganistão, onde lá sim o Taliba esta retomando territórios. O que não é o cask do ISIS com a Russia, mesmo o sr. Afirmando o contrário. Ahhh antes de eu sair nos traga mais endereços para podermos saber dos detalhes do grande ataque do ISIS a base Russa e também ver os Mi24 destruidos, já rodei todos is informativis pelo mundo e nada encontrei sobre isso, será que o sr. Não sonhou?? Eu também já fui apaixonado, mas não por Yankes meu negócio é outro, mas eu também sonhava muito, vai ver que foi isso. Ahh por ultimo o sr. Ainda acha que o que aqueles 2 caças fizeram com os marinheiros do Destroyer nao foi esculacho?? Então já não sei mais o que isto significa kkkkkkkkk
Caro Menino do “esculacho”, quer saber sobre o ataque à base de Tiya? Pesquise na Jane’s e não na Sputnik pois o falacioso russo vai contar as mentiras que vocês adoram ouvir……
Quanto aos dois Su-24, apenas quiseram bancar os machinhos para impressionar o chefe, que adora posar sem camisa montado a cavalo. Mas é como eu disse, só quem se impressionou foi a turma do Posto 9 aí da Praia de Ipanema…rs!
Os russos também estiveram no Afeganistão… E não me consta que tiveram vida fácil… Ficaram lá dez anos, mataram cerca de um milhão de afegãos, e nada…
No caso sírio, o ISIS permanece fortemente fincado em solo sírio e iraquiano. Russos entraram e saíram, e ainda assim a coisa continua… Basta abrir qualquer site de notícias para encontrar notícias de atentados levados a efeito por esse grupo…
Quanto ao caso do Mi-24, busca aí por “Mi-24 destroyed”…
Já o caso do Su-24… Se os russos esculacharam alguma coisa, foi o acordo que eles mesmos assinaram com os americanos, proibindo dos dois lados voos daquela natureza…
Rsrsrssr “esculachei” !!!!
Topol…
Será mesmo gosto ou falta de opção…?
Atualmente, corvetas classe SIGMA já foram sondadas e haviam até encomendas ( rolou um papo de que foram canceladas, mas não está claro se foram ou não ). Também não jogaram fora os M-113 que “herdaram”, e nem os Iroquois… Usam Twin Otter, EC225, Dauphins e um UAV sueco… Armas pessoais alemãs, americanas, israelenses, sul africanas e polonesas também fazem parte do inventário hoje…
E o foco dos americanos é justamente as áreas as quais a Rússia não cobre… O que mais se fala são justamente equipamentos de vigilância marítima, como o P-3 Orion.
Não há nenhum campo da guerra em que os equipamentos russos não cubram com êxito qualquer páreo dos EUA ou europeu. Se houver não está a venda.
“Não cobre” no mercado, Topol, não na capacidade… Os russos hoje não tem disponível para venda nada da categoria do P-3, por exemplo ( custo a crer que iriam se desfazer de seus pouquíssimos Il-38 para atender uma demanda vietnamita, já que não produzem nada dessa categoria hoje ). E muitos sistemas operados mundo a fora são sim mais atrativos que os similares russos…
Além dos P3, os Vietnamitas já pediram por F-16.
Os russos estão muito bem servidos com seus Foxtrot, seus Dolphin modernizados e também alguns dos Back Fire podem transportar minas marítimas.
Mas concordo com você que é necessária uma renovação na capacidade de luta ASW de longo alcance… e essa plataforma será a terceira versão do TU-214 especializada em caça de submarinos que atualmente encontra-se em fase de projeto.
Capacidade técnica há de sobra, porém o orçamento não é condizente com o tamanho do potencial dos caras.
por que ainda não deram o nobel da paz para esse cara ?
ele é a “pax” em pessoa.
(ironia)
O Vietnã possui relações muito tensas com a China, que inclusive resultaram em uma invasão em 1979 embora os chineses tenham tido o mesmo fim que tiveram franceses e norteamericanos ou seja, foram enxotados. Hoje em dia os problemas geram em tornos das ilhas Spratly e também das ilhas artificiais que vêm sendo construídas pelos chineses em águas disputadas não apenas pelos dois países como também por Filipinas e outras nações.
No mais foi uma excelente jogada de Obama, que com uma só tacada bota pressão não apenas na China como também na Rússia, aliada de longa data do Vietnã mas que fica aqui em saia justa tendo em vista depender visceralmente do comércio com os chineses. Um passo em falso de Moscou pode jogar o Vietnã no colo dos EUA.
vamos vê que tipos de armas eles querem fornecem e que os russos acha? já que eles tem sido os principal fornecedor do vietnã
Imaginem o que devem estar achando disso ex combatentes desta guerra que estao ainda vivos estando paraplégicos ou tetraplegicos, devem estar se achando as pessoas mais traidas da história, tudo porque o governo dos Yankes, que não se garante só em frente nenhuma, quer mais um país pra combater por eles a China. Só que veremos como o governo vietnamita vai agir e que o Putin achará disso.
Caro Menino de “esculacho”, muito provavelmente a maioria dos ex-combatentes vietnamitas está indiferentes à isso. Logicamente uns poucos ficaram revoltados mas a imensa maioria não. Aliás, caso você não saiba são frequentes os encontros entre ex-combatentes norte-americanos e vietnamitas, inclusive entre ex-prisioneiros de guerra e os antigos diretores dos campos de prisioneiros.
No mais é risível a afirmação de que os EUA em combate não se garantem sozinhos. Basta lembrar que o país que mobilizou mais homens, fabricou mais armas e teve a maior linha de frente na II Guerra mundial foi justamente os EUA embora do imaginário do antiamericanismo atribua a vitória apenas os soviéticos (como se os soldados de Stalin tivessem enfrentado hordas de japoneses fanáticos nas ilhas do Pacífico, os U-Boot no Atlântico e as tropas de Rommel no Norte da Africa).
Aliás, os próprios russos reconhecem que se não fosse o fornecimento de ração “Spam” pelos EUA teria sido muito difícil resistir ao avanço alemão, em especial no inverno.
Quanto ao governo vietnamita, certamente achou bom pois precisa de aliados para confrontar a crescente agressividade chinesa no Mar do Sul da China. Já o Putin não deve estar gostando nada disso, mas praticamente nada pode fazer não apenas por estar entre dois aliados não podendo desagradar nenhum como também pelo fato de que seu serviço mal feito na Síria começa a se tornar evidente.
Quer dizer american boy que foram os yankes que derrotaram o Marechal de Campo Erwin Rommel??? Caraca o Gen. Inglês Montgomery deve estar se revirando no caixão depois desta, aliás até o Marechal Rommel também deve estar tentando abrir seu caixão pra te desmentir, convenhamos, grande “Raposa do Deserto” respeitadissimo estrategista ser derrotado pelos aprendizes yankes??? É muita coisa, até pra um morto amigo, menos, não se entusiasme tantocom esta sua paixão doentia por norte americanos. Outra coisa, segundo alguns contemporâneos historiadores por aqui o podefeso exercito alemão foi derrotado e arrastado de volta até Berlim pir um tsunami de lama e frio e pela ração “spam” rsssssssss Outra, o serviço do Putin na Síria está começando a se mostrar mal feito, onde?? A sua opinião quanto ao ” serviço “da Russia na Siria consegue ser diferente da opinião do mundo inteiro?? Isto é um feito sabia? Até os seus heróis Yankes não cansaram de elogiar a ajuda da Russia na reconqustas de vários territórios e pra finalizar a parte geopolítica desta historia.
Caro menino do “esculacho”, onde foi que eu disse que foram os Norte-americanos derrotaram Rommel? O que eu disse foi que as tropas norte-americanas enfrentaram Rommel, o que se deu depois que as mesmas desembarcaram no norte da África em 1942. Em momento algum eu usurpei o feito do Marechal Montgomery em El Alamein. Pelo visto você é mais uma vítima da “pátria-educadora”…..
Quanto à contribuição norte-americana para a vitória aliada, isso é um fato! Acreditar em conversinha de pseudohistoriador e/ou pseudojornalista segundo a qual os russos ganharam sozinhos a II GM é certeza de erro crasso…
Por fim, você esqueceu de quando a Rússia entrou fazendo carnaval na Síria afirmando que ia lutar até a morte do último terrorista? Pois bem! Acabou a grana, tiveram que retirar boa parte do contingente e o ISIS segue fazendo estrago! Derrubaram um Mi-28 e semana passada atacaram uma base aérea destruindo vários Mi-24. E ainda essa semana pediram por ataques aéreos conjuntos com os EUA, o que Washington sabiamente recusou.
Ahhhh tá, agora entendi, NÃO FORAM OS YANKES QUE DEROTARAM O MARECHAL ROMMEL, eles apenas combateram ne?? Ah tá, o sr. me deu um susto e eu entendi errado me desculpe, combateram assim como alguns soldados hondurenhos combateram os marines na invasão e Honduras, agora tá explicado. O que tem “a patria educadora” com o susto histórico que o sr. me deu?? Não entendi. Qyanto a contribuição dos Yankes na gjerra eu concordo, mesmo este país entrando no final da guerra e mesmo assim sendo o 3 (terceiro) pais a mais perder soldados no confronto, só perdendo para Alemanha e Rússia e com isso se explica a incompetência e a inexperiência dis Yankes que os I
Ingleses relataram a epoca. Abora, na sua visão, contrária a de todos os especialistas e a de varias nações a intervenção da Russia na Síria de nada adiantou?? Aquelas cidades que foram reconquistadas foram com a ajuda de bombardeios Yankes então? ?? Rsssss Repito, a sua paixão por norte americanos está lhe tirando do sério e o fazendo até inventar situações como esta de um ataque a uma base Russa onde firam destruidos varios Mi24, meu Deus o que o amor não faz. Amigo pra terminar, bote na sua cabeça, DEPOIS DA INTERVENÇÃO RUSSA NA SIRIA, NADA SE RESOLVE LÁ E EM VÁRIOS PAISES DO ORIENTE MEDIO SEM A PRESENÇA DA RUSSIA E O AVAL DE PUTIN entendeu? Isso acontece querendo o sr. ou não.
Caro Menino do “esculacho”eu me baseio em fatos e não em achismos e fanatismo puro e simples. Então vejamos:
As tropas dos EUA, comandadas por Patton, desembarcaram em Algiers em 1942 (Operation Torch) e daí passaram a pressionar as tropas do Afrika Korps e os franceses colaboracionistas de Vichy pelo flanco ocidental. Por seu turno as forças de Montgomery vieram pelo flanco ocidental, quando inflingiram a decisiva vitória em El Alamein. Como resultado desse esforço conjunto as forças alemãs terminaram encurraladas na Tunísia, de onde foram derrotadas abrindo caminho para a invasão da Sicília. Como se vê e todo e qualquer historiador que se preze irá atestar, e não os pseudohistoriadores que batem ponto na Sputnik, sem o esforço norte-americano pelo flanco ocidental a campanha no norte da África teria durado bem mais ou mesmo tendo um desfecho adverso visto que caso os alemães houvessem tido acesso aos poços de petróleo do Oriente Médio o resultado do conflito teria sido outro.
Você não entendeu a menção à “Pátria educadora”? Sinal que o estrago que a mesma fez em você foi bem maior que inicialmente imaginado…..
A IIGM começou em setembro de 1939 e durou até setembro de 1945, sendo que os EUA entraram em dezembro de 1941 ou seja, pouco mais de dois anos depois do início da mesma sendo que a guerra durou seis anos. E ainda assim os EUA foram o país que mais contribuiu com o esforço de guerra aliado tendo produzido mais aviões, tanques e armas em geral que Grã-Bretanha e URSS. Tão ou mais importante do que isso foi o país com a maior linha de frente do conflito visto que suas forças estavam combatendo os U-Boots no Atlântico Norte e no Atlântico Sul, combateram como já disse o Afrika Korps no Norte da África, lideraram uma maciça campanha de bombardeio estratégico diurno contra os centros industriais alemães e italianos e enfrentaram os fanáticos japoneses em encarniçadas batalhas navais e pela posse das ilhas do Pacífico. Basta lembrar que 15 dias depois de liderarem a invasão da Europa no Dia D os norte-americanos mobilizaram uma força aeronaval ainda maior para a invasão das Marianas, cuja tomada permitiu os reides de B-29 contra as cidades e centros industriais japoneses.
Tudo isso que ora relatei não são achismos, invenções mas sim fatos reais, fartamente documentados, e bem diferente do imaginário que povoa as mentes frágeis dos que acreditam na Sputnik…..
Quanto ao que vem acontecendo na Síria os fatos são teimosos em desmentir de maneira cabal os “especialistas” da Sputnik e outros esbirros do aparato estatal russo de doutrinação. Em que pese o carnaval inicial e algum alívio para as combalidas forças de Assad é fato que agora o ISIS e outros grupos estão na ofensiva e colocando em xeque a participação russa no conflito. E tanto os russos estão simplesmente sem condições de manter uma campanha militar condizente com a propaganda estatal e o que foi alardeado pelo boquirroto Putin que essa semana mesmo o Ministro da Defesa russo propôs ataques aéreos conjuntos com a coalizão liderada pelos EUA, o que foi recusado por Washington. E sim, o ataque do ISIS à Base Aérea de Tiyas, nos arredores de Palmyra, foi real e aconteceu semana passada! Basta dar uma olhada no site da Jane’s para confirmar a informação.
Por fim, pelo andar da carruagem os russos perderão o pouco de influência que ainda possuem no Oriente Médio pois nesse ritmo terminarão derrotados na Síria.
Amigo você se basei em fatos Hollywoodianos. Quer dizer que o ISIS está na ofensiva?? Só se estiverem vindo na ofensiva de marcha a re kkkkk a proxima vitima do exercito da Siria dos Kurdos e dos bombardeios Russos será Raqqa a capital do califado. Você vive no mundo dos american boys aí é complicado discutir com que cresceu vendo enlatados yankes que mostravam a “supremacia” norte americana sobre alemães, Vietnamitas, japoneses e Russos e o pior disso tudo é que vocês acreditaram kkkkk a unica destas guerras contra estes paises que citei que os yankes ganharam foi contra o Japão e só ganharam oorque jogaram COVARDEMENTE 2 bombas atmomicas em mulhers crianca e idosos, aliás o unico pais a faze-lo em toda a história. Depois dessa vou embora pois essa doença pode ser contagiosa. Um abraco, só volto a este assunto quando Raqqa cair ok?
Caro Menino do “Esculacho”, eu já citei a fonte que conta em detalhes o devastador ataque à base de Tiya, assim como o pedido de ataques conjuntos dirigidos aos EUA e recusado por Washington. Mas como você só acredita em Sputnice vai continuar em órbita. Mas preciso lhe dizer que todos as pessoas sérias já sabe e estão comentando enquanto você continua se aferrando ao mundo mágico da Sputnik onde o Putin é o machão invencível…..
Quanto às Bombas atômicas, os EUA fizeram certo em jogá-las afinal as estimativas para a invasão do Japão (Operação Downfall) estavam em mais de 200.000 soldados norteamericanos e 1 milhão de civis japoneses mortos. Como se vê, paradoxalmente as bombas mais salvaram vidas do que ceifaram. Mas isso a “Pátria- educadora” não ensina….
A luta contra o Japão não foi uma guerra em separado, e sim a segunda frente americana na Segunda Guerra…
Os americanos foram os grandes abastecedores dos aliados ocidentais e prestaram valioso auxílio aos russos em equipamentos e viveres, e tudo isso sustentando a si mesmos e lutando em todas as frentes do conflito… E depois ainda foram vitais na reconstrução da Europa… Se acha que isso não vale nada ou é pouco…
Todas as potências vencedoras levaram a cabo atos que poderiam ser considerados crimes de guerra… No que tange as armas nucleares, há de se ver dentro do contexto… As razões não estavam em uma ausência de capacidade bélica aliada ( a supremacia dos aliados era sim total ), e sim na pressa que se tinha em encerrar o conflito. Não é segredo nenhum que os aliados estavam a beira de um colapso econômico ( notadamente o Reino Unido ), e precisavam que a guerra terminasse rapidamente. Outra razão era para quebrar a resistência do alto comando japonês, que estava disposto a sacrificar milhões de japoneses em uma luta contra uma invasão, o que imporia aos aliados centenas de milhares de baixas… Resumindo, jogaram a arma para poupar vidas, tempo, esforço e dinheiro de todos os aliados no que seria uma invasão do Japão… E, num estranho paradoxo, podem ter poupado milhões de vidas japonesas ( e são os próprios japoneses que dizem isso…. ).
Os americanos entraram na SGM em 1941… A guerra estava entrando no auge… E vale relembrar que estavam lutando em duas frentes.
Montgomery, embora competente, não era superior a Rommel ou a qualquer outro general de sua época… Seus predecessores, pelo que já li de suas biografias, eram tão ou mais capazes que ele.
Quem destruiu a campanha britânica na África foi, por incrível que parece, ninguém menos que Churchill ( um excelente político, mas que tinha tendências a confundir objetivos puramente militares com políticos ), que desmontou o excelente componente africano enviando consideráveis tropas para salvar países condenados ( Grécia e outros da Península Balcânica ).
Os generais anteriores a Montgomery caíram mais por questões políticas… E nisso tudo, o grande mérito do marechal de campo britânico foi ser mais paciente e metódico…
A contribuição americana na África começou na Operação Torch, que fechou o flanco oeste dos alemães e obrigou Rommel a lutar em duas frentes.
No mais, vale dizer que as tropas americanas em melhores condições de treino não estavam na África naquele instante, e sim iniciavam o contra ataque no Pacífico. Mas já em 1943, todas as tropas americanas estavam sim muito bem treinadas. E o número muito menor de baixas em relação aos inimigos reflete isso…
Sua conta também não bate… Os americanos tiveram cerca de 415000 perdas. O Reino Unido, se contarmos o Império Britânico, teve mais que isso. Os japoneses também tiveram mais de 2 milhões de perdas militares, além dos chineses, como quase 4 milhões, e alemães e russos com 5 e 14 milhões respectivamente…