A Força Aérea dos EUA (USAF) decidiu rever os planos de aposentar os caças de ataque A-10 Thunderbolt por conta das atividades do grupo terrorista Daesh (Estado Islâmico), revelou o primeiro vice-chefe do Estado Maior da USAF, David Goldfein, em entrevista para a revista Defense News.
Nas palavras do general, os planos para a imediata aposentadoria dos caças A-10 foi apresentada no projeto de orçamento para o ano financeiro de 2015. A decisão, no entanto, havia sido tomada antes da expansão do Daesh e das “ativas ações da Rússia”.
“Aquilo o que acontece atualmente está no caminho de um plano perfeito. Tomamos a decisão sobre a aposentadoria do A-10 antes do Daesh, antes da nossa operação no Iraque, estávamos praticamente saindo do Afeganistão e não tínhamos uma Rússia ressurgente”, explicou Goldfein.
O artigo da Defense News informa que a proposta de postergar a aposentadoria do A-10 será apresentada no projeto de orçamento para o ano financeiro de 2017. Em particular, o alto escalão da USAF deu a entender que a exploração desses caças poderá ser prorrogada em alguns anos, já que a aeronave ainda consegue responder a modernas exigências em ambiente de combate. Em particular, o A-10 poderá ser usada no apoio de tropas no Iraque, Afeganistão e Síria, bem como para missões potenciais em pontos quentes como Líbia, destaca a publicação.
Produzido entre 1972 e 1984, o caça A-10 Thunderbolt foi o primeiro avião norte-americano de combate criado especialmente para suporte aéreo próximo de forças terrestres. Trata-se de um caça com uma excelente maneabilidade a baixas altitudes e velocidades.
FONTE: Sputniknews
Uma hora a aposentadoria será inevitável, mas no momento o A-10 ainda é muito útil e sem um substituto a altura desta aeronave. O que acontece é que dentro da USAF tem uma frente louca por recursos para o F-35 o futuro “faz tudo” então cada moeda vem sendo disputada.
Ao mesmo tempo o próprio A-10 e obviamente os seus apoiadores demonstram que o mesmo é ainda uma peça vital no arsenal norte-americano e que pode prestar serviço por mais tempo, ai fica esta briga adiando a aposentadoria por mais um ano e assim ele vai se mantendo.
Vida longa ao A-10!
Metralhadora……como assim………acima do calibre .50, uma arma como essa denomina-se como um canhao….posso estar enganado hemmmmm…….rsrsrsrs Sds
Sim, acho que você está correto.
Melhor avião para close air suport não foi criado até hoje… tem velocidade subsonica para facilitar o ataque ao solo, é robusto e tem as turbinas acima da fuselagem para suportar fogo anti aéreo, tem o Maverick, o Hellfire e as Paveway e tem o Avenger para pulverizar qualquer coisa pelo caminho… herança da guerra fria
Isso não é um avião é uma metralhadora que colocaram para voar, e que beleza de metralhadora 30mm, adoro esse avião.
A – 10 realmente tem uma baita metralhadora! ! ! Acho que nenhum outro tem.
não aposentem ele, essa metralhadora ainda faz um bom estrago