O setor de Relações Públicas do Comando Central da Força Aérea dos EUA declarou que os bombardeiros estratégicos B-52 chegaram a uma base aérea no Catar e se untarão à luta da coalizão contra o grupo terrorista Daesh no Iraque e na Síria.
“O B-52 vai fornecer precisão à coalizão e entregar o poder aéreo desejado. Como aeronave multifunção, o B-52 oferece diversas capacidade, inclusive o despejo de armas de precisão e a flexibilidade e a resistência necessárias para apoiar as prioridades dos comandantes e fortalecer o time da coalizão”, declarou o tenente-general Charles Q. Brown Jr., chefe do Comando Central da
Força Aérea dos EUA e do Componente de Forças Aéreas Combinadas. Os aviões aterrissaram na base aérea Al Uleid, no Catar, segundo um comunicado oficial.
O B-52 é um bombardeiro pesado de longo alcance que pode realizar várias missões, incluindo ataque estratégico, interdição aérea e apoio a operações aéreas e marítimas.
O Daesh, grupo sunita radical, é atualmente uma das maiores ameaças à segurança mundial. Nos últimos três anos, os extremistas conseguiram capturar grandes partes dos territórios de Iraque e Síria. Os jihadistas também vêm tentando aumentar sua influência no norte da África, especialmente na Líbia.
FONTE: Sputniknews.com
Quando a Rússia enviou os TU-160 para combater os grupos radicais islâmicos foi uma gritaria geral de que aquilo não passava de um exibicionismo de Putin, que não havia a mínima necessidade de utilização de bombardeiros estratégicos nessa situação e que sua utilização era mais uma manobra propagandística do que tática de combate… E agora, o que é será ?
Particularmente, acho que são as duas coisas, um vetor que consegue entregar uma grande quantidade de bombas com precisão em uma única surtida batendo vários alvos e ainda efetua-se um bom adestramento operacional e faz-se uma bela propaganda de dissuasão.