Por David Brunnstrom e Greg Torode
CINGAPURA (Reuters) – Os Estados Unidos aumentaram a pressão sobre a China neste sábado para frear suas ações no Mar do Sul da China, com autoridades de defesa destacando a superioridade militar de Washington e prometendo continuar sendo o garantidor da segurança asiática por décadas.
O secretário de defesa Ash Carter afirmou que a abordagem dos EUA na Ásia-Pacífico continuava em “comprometimento, força e inclusão”, mas ele também advertiu a China contra comportamentos provocativos no Mar do Sul da China.
Qualquer ação por parte da China para reconquistar território em Scarborough Shoal, área no disputado mar, teria consequências, disse Carter.
“Eu espero que isso não ocorra, pois resultará em ações dos Estados Unidos e… de outros na região, o que teria o efeito de não apenas aumentar as tensões, mas de isolar a China”, disse Carter ao Sangri-La Dialogue, fórum de segurança regional em Cingapura.
“Os Estados Unidos continuarão sendo o exército mais poderoso e principal garantidor de segurança da região por décadas a fio, e não deve haver dúvida quanto a isso.”
O Mar do Sul da China se tornou um ponto de disputa entre os Estados Unidos, que aumentou seu foco na Ásia-Pacífico sob o governo do presidente Barack Obama, e a China, que projeta maior poder econômico, político e militar na região.
Topol, ARC,
Observem a geografia da região…
Os chineses, tecnicamente, tem sim um imenso problema, e são sim passíveis de serem isolados pelo mar… O aglomerado de ilhas e países no seu entorno virtualmente os confina em suas águas mais próximas.
Não pra menos os americanos reforçam suas relações com esses países. E os chineses, com seus movimentos abruptos, apenas aumentam o receio de seus vizinhos…
E não são somente os americanos que manobram… Indianos e japoneses ( dois dos povos que certamente mais temem a expansão chinesa ) recentemente celebraram um acordo de cooperação de defesa.
Não duvido que o poderio chinês crescerá; mas por tudo isso, acho difícil essas águas se tornarem um “laguinho” chinês no futuro previsível. Pelo contrário, enquanto a USN se manter presente e os EUA manterem relações fortes com os países da região, serão os chineses que estarão na defensiva… E vale lembrar que a China alguma rusga com quase todos os vizinhos…
Isolar a China foi de doer…
Creio que a China manterá o fortalecimentos das ilhas artificiais até agora construídas, mas evitarão avançar de forma mais agressiva, pois mais passos desse gênero darão aos países asiáticos o direito de resposta mais agressiva, o que resultará na busca desenfreada por equiparação de poder com o dragão. A China tem a favor de si seu crescimento sustentável e colossal, e é questão de tempo até seu poder no mar asiático ser incontestável e superior aos demais países, inclusive aos norte americanos na região, logo, não faz sentido atrapalhar a si mesmo diante do fato consumado que dentro de algumas décadas a China terá o controle daqueles mares, só restando aos países que lhe são vizinhos aumentar suas capacidades militares a fim de não serem encurralados em seu próprio território.