Os EUA decidiram liberar o sistema de lançamento de aeronaves eletromagnéticas – EMALS, para o futuro porta-aviões da Marinha Indiana, de acordo com a administração do Trump.
A decisão vem à frente da visita do Secretário de Estado Rex Tillerson à Índia. Ainda não foi anunciada uma data formal da visita, mas a administração do presidente Trump, informou a Índia da sua decisão.
A Índia enviou uma carta ao governo dos EUA durante a administração Obama, solicitando o sistema de lançamento eletromagnético (EMALS), construído pela General Atomics para o porta-aviões planejado pela Marinha Indiana. Devido à sua arquitetura flexível, com o sistema EMALS, o pota aviões poderá lançar uma grande variedade de aeronaves com diferentes configurações.
A administração Trump enviou uma resposta à Índia na segunda-feira sobre sua decisão de liberar essa tecnologia. O especialista aeroespacial, Dr. Vivek Lall, executivo-chefe, para o desenvolvimento estratégico norte-americano e internacional, da General Atomics, disse anteriormente que a General Atomics está planejando abrir um escritório em Delhi para apoiar os requisitos militares do governo indiano.
A Marinha Indiana planeja integrar as catapultas EMALS feitas nos EUA em seus futuros porta aviões. Este gesto à frente da visita de Tillerson é outra indicação da aliança estratégica que os EUA querem promover com a Índia, informaram fontes. No mês passado, o secretário de Defesa Jim Mattis visitou a Índia.
FONTE: Defence News Índia