Na noite de quinta-feira, os Estados Unidos lançaram 59 mísseis de cruzeiros Tomahawk dos navios de guerra USS Porter (DDG 78) e USS Ross (DDG 71) contra a base aérea síria localizada em Shayrat.
A administração Trump acredita que a base foi a origem do ataque de gás químico que matou mais de 70 civis. Esta é a primeira grande ação militar do Presidente Trump.
O presidente Trump disse que a greve na Síria é “no vital interesse de segurança nacional” dos Estados Unidos. Ele falou à nação na noite de quinta indicando que o presidente sírio Assad lançou um ataque químico contra o seu próprio povo e que os EUA devem evitar a disseminação e uso de armas químicas. A mudança de regime é agora uma prioridade a longo prazo para a administração Trump.
A TV estatal da Siria chamou o ataque de “agressão.” A Rússia foi notificada antes do ataque.
O uso de mísseis Tomahawk significa que os ataques não tinham como alvo, sistemas de defesa aérea ocupados por tropas russas. O regime de Assad é fortemente apoiada pela Rússia e pelo Irã.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: FOX NEWS
Quanta desinformação nos comentários meu Deus…
http://archive.is/zuxre Para todos os trol’s que falam que os misseis nao atingiram base. Param de mentir ou monstram fotos dos TacTom que cairam fora da base. Os S-400, S-300 e outro lixo monstou sua capasidade. Simplismente nem viram os misseis. E que ninguem tenha coragem de escrever que Russos nao atiraram porque nao quis. Isso e mentira. Porque manchou honra dos Russos. Se tivessem visto com certeza iam monstrar capasidade dos sistemas. Isso seria uma propaganda gratuita para equipamentos deles. Isso atriria novos Clientes. Agora mundo sabe quanto este lixo vale. NADA. E todos sabem Rússia mais uma vez provou que e um gigante com parnas de barro. Agora NATO sabe que qualquer ataque para sistema Russo acaba com este “exercito moderno”. O mundo sabe. E ai, o que Rússia tem tao moderno para os ocidentais suprender? Os Bastins que “controlam o MarNegro” ou qualquer outro lixo que e capaz fazer algum estrago para proprio exercito quando sera lansado. Nao quero pensar o que aconteceria se ussase de verdade um ataque de saturacao com 100-200 misseis, F-22, B2, …. um bom dia para todos …
Tudo isto esta acontecendo na Siria devido ao regime que já perdeu o controle do pais a muito tempo o o regime virou só mais um dos varios grupos guerrilheiros que atuam no pais…
e ai quando eles usam armas químicas contra seu próprio povo eles disem foi a outra gangue que usou … ora como se não foram eles os que fabricaram estocaram produziram no mínimo eles tem esta responsabilidade ..Assad hoje é so mais um chefe de uma gangue terrorista como os outros grupos .. se um governo que detem armas de destruição em massa usa contra seu próprio povo ou permite a posse por outros grupos para usala este governo já não existe mais já que armas de destruição em massa é a ultima fronteira e o ultimo recurso … este regime no mínimo teria que renunciar e promover uma reconciliaçãp do pais … mais não eles preferem ver seus compatriotas se matando numa guerra sem fim com cada vez mais agentes externos entrando em uma guerra que é só para assegurar o poder de uma família de um ditador que se segura no poder matando seu próprio povo e entregando o pais para quem vem ajudalo a se manter no poder,por que para ele é só isso que importa ..
o pais já naõ existe a muito tempo o espaço aéreo é um caos tem russo americano turco israelense francês inglês no chão é pior ainda um monte de grupos de fanáticos doente mentais com ideologias infernais..
Agora quanto as armas químicas eles já tinham usado antes e com mais mortos até, mas o Obama não teve coragem de agir ..ora se é armação americana eles tiveram o trabalho de armar o ataque químico maior do que o de agora e mas não atacaram depois não faz muito sentido né… isso não convence nem o mais ferrenho alauita …
TRump não é um cão que ladra, é um cão que morde…
jose,
Primeiro de tudo, não disse que “devastaram”. Não entrei nesse mérito… Mas é fato que o ataque ocorreu e que mísseis lograram acertar seus alvos.
Quanto a estar operacional… Depende do nível de “operacionalidade”… Colocar a pista operando, é só tampar os buracos. Quanto a manutenção, tipos russos como o Su-25 podem operar em condições insalubres… Helicópteros também podem operar dali, dependendo da situação… Logo, podem divulgar meia duzia de fotos e vídeos pra imprensa…
Os japoneses, até 1931, estavam muito mais alinhados aos americanos que contra… Em 1922, após a conferência de Washington, ficou acordado que os japoneses manteriam suas posições ante o território chinês, no que descumpriram descaradamente com a invasão da Manchúria. O resto é história… E o Japão tão e somente colheu o que ele mesmo plantou… O que fizeram na China não foi coisa de gente…
O lançamento das armas nucleares encontram “n” justificativas, que vão desde uma demonstração de força, passando por apressar o fim do conflito ( já que a Rússia também estava de olho e tinha intenção de expandir-se para aquela zona de mundo, e consequentemente valia muito mais para os EUA faze-los se render primeiramente a eles ) e até mesmo evitar uma invasão que custaria centenas de milhares de soldados… E terror por terror, os bombardeios a Tóquio ( algo realmente execrável ) fizeram pior…
Fake qualquer um pode fazer… O problema é quando as informações não batem… E daí que Assad tem um histórico que não ajuda em nada… E Fake por fake, os americanos estão longe de serem os maiores especialistas. Tem coisa muito mais bizarra, como quando os alemães lograram culpar os poloneses para o inicio da invasão de seu país na SGM, ou o ( suposto ) bombardeio destes aos húngaros, culpando os soviéticos e incitando este país a entrar no conflito ao seu lado…
Do meu ponto de visada, não existe países amigos… Existem apenas interesses que convergem em um dado momento… Não pense você que russos ou chineses são mais confiáveis…
FRED e CARL BIDOO, na MOSCA !! Queria saber porque brasileiros defendem aqui os EUA ,será que não sabem que eles não são nossos Amigos ,para não dizer Inimigos , são cegos ,não querem enxergar ,têm algum outro problema ,queria apenas entender ,; será que pensam para sermos antiesquerda devemos nos agarrar ao Grande Satã ,não foram eles os inventores do Capitalismo e não são seus Monopolistas ,mas tenho certeza que esta desgraça ,esta a caminho do fim ,muito bom este dia ,seremos obrigados a abandonar o MARASMO que nos encontramos desde 1889 !!
RR devastaram onde ,a Base esta Operacional ! Estudando os EUA ,são mestres em criarem FAKES ,para terem apoio da opinião pública de cegos em grande maioria ,foi assim em 1898 ,adiante nas Filipinas ,com o Japão que sofria um Bloqueio econômico desde 1922 ,fazendo-o a entrar em guerra em 41 ( neste caso ,espalharam que foram atacados de surpresa etc) ,depois com o lançamento de Armas Nucleares ( sem necessidade mas com desculpas criadas ),os desinformados do mundo ,preferem acreditar em Mentiras do que estudarem a verdade ,até porque no caso brasileiro ,estudar não é de nossa cultura .!
CORÉIA DO NORTE :é possível que os EUA venham a atacar a Coréia do Norte ,mas digo até hoje ela só pensa em não ser atacada , mas tenho quase a certeza ,que neste caso ,ela não tem condições de vencer ninguem ,porém poderá antes fazer um estrago fenomenal na Região ,começando por acabar com a do SUL, e fazer grandes baixas ao Japão !
Leonardo Rodrigues,
Creio que Trump ganha força, tanto interna como externamente por ter reagido dessa forma. Primeiro, como já disse, bota os russos na roda, com o “bônus” adicional sobre outros potenciais adversários, cujas reações foram, na maioria, bastante comedidas. A seguir, em seu país, coloca os democratas de cara no chão, pois reagiu com a rapidez que eles jamais se mostraram capazes…
A Síria está uma bagunça… Os americanos dizem ter informações de inteligência de que os atacantes partiram daquela base aérea, mas não pode ser descartada a hipótese de outros terem utilizado o gás ( quer seja por grupos pró ou contra Assad )… Mas seja como for, resta evidente que as armas químicas não foram completamente banidas da Síria; que há agente(s) portador(es) desse artifício, e outros ataques podem vir a ocorrer.
Se foi mesmo Assad, não creio que o dito cujo será tão inconsequente a ponto de repetir a dose depois de tão claro “aviso” ( a menos que se veja em uma situação realmente desesperadora ).
Sensato comentário de _RR_
Concordo que é um jogo político de Trump em relação a Putim e mais ainda aviso a Coréia do Norte. Não acredito que Assad tenha utilizado gás Sarin, ainda mais na foto dos registros os recipientes estarem em terra.
Amigos, vamos com calma…
Outra razão para os russos não terem utilizado seus sistemas defensivos pode ter sido para não gerar informações a serem coletadas por meios ELINT americanos e da OTAN que certamente estão presentes naquele cenário. Por isso o silêncio de sua rede de defesa…
Mas seja como for, isso deixa claro uma coisa: ter a Rússia como aliado não é garantia de nada… Se os russos, que se dizem tão ferrenhos na defesa de seus camaradas, se permitiram deixar os americanos devastarem uma instalação de seu aliado, isso apenas mostra o quanto a Rússia é na realidade impotente para lidar com a questão americana diretamente… O fato é que esse ataque deixou Putin numa imensa saia justa perante a opinião mundial. E isso exigirá dele uma resposta…
Quem nem todos os “Tomies” podem ter chegado, isso é uma possibilidade ( aliás, é até normal que nem todos cheguem ). Mas aí vem a questão: cadê os restos dos outros que supostamente não chegaram…?
Esses pilantras que tomem cuidado com nossa poderosa fragata União! Para afundar um AB é num instante…
As imagens divulgadas por fontes de todos os lados mostram hangares de concreto desteuídos e pouca coisa mais! Os americanos avisaram os russos com antecedência….com isso deu tempo de rirarem o que pudessem. O ataque foi em resposta ao ataque com armas químicas realizado dias antes, em que população civil, inclusive muitas crianças morreram de forma dolorida e cruel. Os EUA tem intenções políticas com esse ataque? Óbvio, assim como a Rússia também tem com sua presença na Síria. O Assad é um ditador e assassino da pior espécie? Claro que é. Portanto, não interessa as intenções de quem quer que seja….a resposta e o recado foram dados. Uso de armas químicas é crime de guerra! Essa baboseira de país soberano tem direitos e outras papagaiadas acabou no momento em que o assassino do Assad usou esse tipo de armas contra sua própria população. Uma guerra civil que já matou mais de 250.000 sírios só para um ditador sanguinário não abdicar do poder….e tem quem defenda um criminoso desses!
Volto a dizer o presidente dos EUA é muito ,inteligente, astuto e prepotente, o objetivo principal do ataque foi dar um recado ao presidente da Coreia do Norte avisando para não cometer besteiras que sofrerão retaliação assim como a Síria, e nada mais obvio que fazer isso em um jantar com o Presidente Chinês que deve ter entendido o recado para a Coreia do Norte que é para ele dar uma cutucada no presidente de lá para ele sossegar o facho.
Abraços
Agora oficialmente o Daesh e Al-Qaeda tem uma marinha: A US Navy….
Fã boy delira, mas o fato é que os EUA atacaram mais uma nação.
O governo dos EUA é hoje a maior organização terrorista do mundo.
Tem caroço neste angu hein. Exercício mínimo de raciocínio é observar que após ser alertado sobre um ataque em X local os russos simplesmente não utilizaram seus sistemas de defesa (os quais estão na Síria explicitamente para defender equipamentos e soldados russos nas instalações onde estão alojados). Simples assim.
Os americanófilos estão esquecendo que quem entrou primeiro na Síria foram os EUA, que apoiam claramente o Daesh e a tal oposição moderada na Síria, então a Rússia entrou no jogo, lançou dezenas de mísseis de cruzeiro e os EUA enfiaram a lingua no …. Então coleguinhas, está meio que empatado, pois a Rússia desmoralizou os EUA antes na mesma Síria.
Nada mal para a primeira intervenção de Trump na área militar. O simples fato de existir armas químicas nessa crise ja evidencia a necessidade de intervenção militar dos Estados Unidos no problema, ainda mais tendo um ditador do outro lado. Que Deus tenha misericórdia da humanidade, porque a coisa continua feia.
Leonardo segundo os russos somente 23 Tomahawks atingiram a base Síria.
Eles estão tentando encontrar onde os demais 39 caíram…
Se for real o fracasso de mais da metade dos Tomahawks americanos isto vai representar um imenso VEXAME militar comparado à eficiência QUASE total do ataque russo com 26 mísseis Caliber a partir de pequenos navios do mar Cáspio em outubro de 2015…
Quanta besteira, todos os 59 mísseis foram lançados e executados perfeitamente, parem de fanfic…
Até mesmo o jornal estatal Sírio demonstrou tais fotos.
Mas LEIAM o que os PRÓPRIOS AMERICANOS estão falando: OS RUSSOS FORAM ALERTADOS COM ANTECEDÊNCIA!!! Tem gente aqui que deve ter problema de interpretação de texto ou miopia intelectual mesmo. OS RUSSOS e por consequência, OS SÍRIOS SABIAM do ataque com antecedência – NÃO FOI TENTADA NENHUMA INTERCEPTAÇÃO DOS TOMAHAWK PELOS RUSSOS. As fotos dos danos na base são claras – os danos foram mínimos. Está tudo isso para qualquer pessoa realmente interessada concluir que foi apenas uma demonstração de força dos EUA. Os Pantsir, S-300 e S-400 nem sequer tentaram destruir os mísseis americanos, além de que segundo as notícias OCIDENTAIS (NÃO ESTOU FALANDO DE NOTÍCIAS VINDAS DA RUSSIA) podem ser reconhecidos e confirmados só 23/24 impactos na base aérea síria – parem com as besteiras de enfiar os S-400 no.. e outras idiotices.. LEIAM AS NOTÍCIAS OCIDENTAIS REFERENTES AO OCORRIDO – E FORMEM OPINIÃO ISENTA DAS BESTEIRAS DE SEMPRE..
59 mísseis BGM-109 Tomahawk a um custo unitário de 1,59 milhões de dólares (2014 Block IV) que dá um total só dos mísseis de 93,81 milhões de dólares…
Russos avisados antecipadamente.
S-400 é para proteção das tropas russas e não da Síria como um todo.
Cada ogiva convencional do BGM-109 tem 450 kgs de alto explosivo, total de 26 tonelada e 550 kgs na salva de mísseis…
Número ridiculamente pequeno de 6 mortos no na base aérea síria.
Conclusão: Trump é um psicopata de mídia que ataca, sem negociação diplomática ou confirmação apenas baseado na histeria da mídia, um país soberano para retaliar um ataque a terroristas jihadistas. Putin não se opôs ao ataque, talvez, para aliviar a pressão interna da suposta vinculação de Trump aos russos e CLARO avisou os sírios para evacuarem a base antes do ataque.
Se os agentes químicas eram estocados em terra pelos os opositores a ação americana garante que JAMAIS os EUA reconhecerão, por mais provas que se apresente, que os elementos químicos pertenciam ao Jihadista anti-Assad e foram espalhados por um ataque com armas convencionais. Observo que se os EUA acreditam que o ataque químico foi feito a partir da base destruída a não ocorrência de vítimas de agentes químicos no entorno da base atacada conta fortemente CONTRA a posição americana.
Questão será este o padrão de resposta midiática da administração Trump ? Até quando demorará para os Russos e Chineses passarem a responder com igual pressa e açodamento.
Caminho que leva PERIGOSAMENTE para o escalamento das tensões mundiais.
Leonardo, está muito mal informado. Sua “fonte” deve ser sputinik né? kkkkk
Equipamento russo funciona muito bem contra equipamento americano. Se não funcionasse EUA já teriam eliminado a Rússia do mapa há muito tempo.
|Acontece que até o ataque de ontem existia um memorando de intenções entre EUA e Russia segundo o qual qualquer ataque desses países na Síria seria comunicado ao outro com antecedência para que tirassem seus equipamentos do caminho. No ataque de ontem foi seguido esse protocolo e os EUA avisaram a Russia, que por sua vez cumpriu o acordado e saiu da frente, não sem antes avisar as tropas do Assad. Inclusive, está aí o motivo pelo qual houve apenas 4 ou 6 mortes para 59 tomahowks.
Por sinal, como reação ao ataque americano de ontem a Rússia já informou que cancelou esse protocolo antes existente. Agora para que tanto um como o outro ataque a Síria terão que pesar as consequências de atingir suas respectivas tropas.
Outra informação nova é que apenas 9 aeronaves foram destruídas/danificadas e a pista dá base ficou intacta. Achei muito pouca destruição para 59 mísseis lançados (23 efetivos) do porte do Tomahawk
Israel atacou a Siria em 17-03-17 , falam que foi um complexo de mísseis em Palmira . Não estava FAI preparando o terno para os EUA ? EUA não esta atacado grupamentos do Hesbollah para proteger Israel ? Não é estranho o fato de Donald Trump ter avisado todos do ataque com antecedência ? Um pais poderoso como os EUA não tem o costume de avisar China Rússia das suas atividades militares. Vamos aguardar pra vê ate onde isto vai.
Jr, caiu mais um mito sobre os “infalíveis sistemas de defesa AA Russos”. Funciona assim:
Primeiro a US Navy fez uma “limpeza” EW e tirou até os radinho de pilha do ar desde o norte do Líbano a até o sul da Turquia, e depois foi só chutar cachorro morto.
OS Russos vão ter que pegar o S 4000 e enfiar, bom deixa para lá…..
G abraço
Novas informações dizem que apenas 23 mísseis Tomahawk acertaram a base aérea, os outros 36 não chegaram ao seu destino! Me pareceu um típico ataque de saturação e se realmente uma bateria de s-400 foi capaz de abater 36 Tomahawk sozinha acho que ela funciona muito bem!
E os russos continuam sendo russos…
Há mais de 50 anos passando vergonha no oriente médio.
Neste espaço tá cheio de comentarista “super trunfo”. A China isso, a China aquilo, a Rússia faz e acontece, os EUA que se cuidem…
Na hora do vamos ver, quem desce o cacete são os EUA mesmo e ninguém se mete, porque sabem dos riscos que correm. Com interesses ocultos ou não, os EUA precisam dar um fim a esse regime sírio. Do jeito que está não pode continuar. A Venezuela e a Coreia do Norte que abram os olhos.
As defesas russas não foram usadas (Pantsir, S-300, S-400) pois existem para proteção das forças russas em suas bases.
Em segundo lugar, como se pode ler até mesmo por informações divulgadas pelo próprio governo americano, os russos foram alertados com antecedência do ataque ( Em jornais Ingleses fala-se até em 8 horas antes do ataque!) de forma que os sírios sabiam do ataque e tiveram tempo para evacuar pessoal e mudar equipamentos de lugar, existindo fotos que provam que nem as pistas e nem mesmo vários Sukhoi SU-22 Fitter foram destruídos. Resumo – o ataque foi se não acordado com a Russia, pelo menos temos a certeza de que russos e sírios sabiam com antecedência – ou seja, foi um aviso por parte dos EUA de que não vão mais tolerar uso de armas químicas no conflito – basicamente uma demonstração de força. Só isso.
A Rússia foi avisada antecipadamente do ataque
Russia agora sabe que tem que controlar melhor seu lacaio na Siria… ou ele vai fazer eles passarem mais vergonha …
ele agora tem a certesa que se usar armas quimicas seu regime desmoronara … E o Kim na Coreia do norte que ponha as barbas de molho …
Cadê os S-400, cadê ops Pantsir????????? Porque ambos não interceptaram os tomahawks?
E mais uma vez uma força estrangeira sapateia em cima dos russos na Síria e nada acontece. Parece que as armas russas não funcionam contra equipamento militar de bandeira turca, israelense ou americana kkk Trump colocou Putin em seu devido lugar, o de líder de uma potência secundária.