Diplomatas norte-americanos alertaram que aviões comerciais que sobrevoam o Golfo do risco de serem “identificados erroneamente” em meio a intensas tensões entre os Estados Unidos e o Irã.
O alerta transmitido pelos postos diplomáticos dos EUA da Administração Federal de Aviação (FAA) sublinhou os riscos que as atuais tensões representam para uma região crucial para as viagens aéreas globais.
Também surgiu quando o Lloyd’s de Londres alertou para o aumento dos riscos para o transporte marítimo na região. Preocupações sobre um possível conflito aumentaram desde que a Casa Branca ordenou que navios de guerra e bombardeiros na região contra-atacassem uma ameaça supostamente inexplicada do Irã.
O USS Abraham Lincoln (CVN 72) e seu grupo de ataque ainda precisam chegar ao Estreito de Ormuz, a boca estreita do Golfo, pela qual passa um terço de todo o petróleo comercializado no mar. Um deputado da Guarda Revolucionária alertou que qualquer conflito armado afetaria o mercado global de energia. O Irã disse há muito tempo que foi capaz de fechar o estreito. O preço de referência do petróleo agora está em torno de US $ 72 por barril.
FONTE: AL JAZEERA