O general vietnamita que foi artífice da vitória militar de seu país sobre as tropas francesas e americanas, Vo Nguyen Giap, morreu nesta sexta-feira (4) aos 101 anos no hospital militar de Hanói, informa a imprensa local.
Giap estava há muito tempo internado no hospital militar, onde completou 100 anos em 25 de agosto de 2012.
O general nasceu em 1912 na região central da então Indochina francesa e entrou em contato com os setores políticos mais radicais enquanto estava no Liceu Nacional de Hue.
Giap entrou no Partido Comunista da Indochina em 1933, quando estudava direito em Hanói. Ele foi professor de história e, em 1941, uniu-se a um grupo separatista do Vietnã do Norte, no qual trabalhou na organização de milícias armadas.
Após um breve exílio na China, o general retornou ao Vietnã em 1944 e no ano seguinte, o líder vietnamita, Ho Chi Minh, o nomeou ministro da Defesa em seu Governo provisório.
Durante os nove anos seguintes, Giap dirigiu as tropas que lutaram para expulsar os franceses com táticas que fundamentaram sua reputação.
A vitória sobre os franceses na batalha de Dien Bien Phu, em 1954, elevou a reputação de Giap.
Com o título de general vitorioso em circunstâncias adversas, Giap foi designado para dirigir a chamada Ofensiva do Tet na guerra contra os Estados Unidos, em 1968.
Entre as décadas de 1960 e 1970, Giap exerceu as funções de vice-primeiro-ministro, titular da Defesa e membro do Poltiburo, até que, de acordo com algumas versões, foi obrigado a renunciar à pasta da Defesa por sua oposição à intervenção militar no Camboja para expulsar o Khmer Vermelho.
Em 1982, Giap foi afastado do Politburo, embora manteve um posto simbólico de vice-primeiro-ministro.
As enquetes dos jornais no país mostravam que o veterano general era um dos personagem mais admirados entre a juventude vietnamita, atrás apenas de Ho Chi Minh, o fundador do atual Vietnã.
Fonte: EFE/UOL
o Nguyen Giap foi, juntamente com Ho Chi Minh, o criador, em dezembro de 1944, da Unidade de Propaganda Armada para a Libertação Nacional, o núcleo inicial do Exército do Povo do Vietnã. Ele despediu-se da vida nesta sexta-feira .
Por José Carlos Ruy
Foi como comandante dessa força que uniu os combatentes pela soberania e independência do país que Giap esteve à frente de um fato inédito e heróico: entre os trinta anos que separam o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e a fuga dos norte-americanos de Saigon (atual Ho Chi Minh), em 1975, foi o comandante de três memoráveis vitórias contra o imperialismo.
A primeira foi contra a ocupação japonesa (1945); a segunda foi contra o domínio francês (em 1954); a terceira foi a vitória contra a agressão norte-americana, em 1975.
Um general com a genialidade e a modéstia de um homem do povo, Giap escreveu uma página grandiosa na história das lutas contra o imperialismo, pela libertação nacional e pela construção do socialismo. Foi o maior general do século XX e um dos maiores da história.
Viveu muito, o suficiente para assistir ao sucesso de seu país. Fechou os olhos pela última vez nesta sexta-feira , num hospital em Hanoi. Tinha 102 anos de idade. Seu nome já estava inscrito no coração do povo vietnamita e dos povos do mundo. Fica agora, indelével, entre os grandes heróis da humanidade.