A Marinha do Equador recebeu do estaleiro ASMAR Talcahuano do Chile seu submarino Type 209 em 26 de setembro.
O BAE Huancavilca (SS 102) foi enviado para uma atualização de meia-vida (MLU) e no programa de reequipamento, ocorreram a instalação de novas baterias e a integração da suíte sonar Thales S-CUBE e a integração do sistema de combate DCNS SUBTICS com os torpedos pesados de longo alcance WASS (Whitehead Alenia Sistemi Subacquei) A-184 Mod 3.
Segundo o diretor de logística da Marinha equatoriana, o contra-almirante Angel Sarzosa, o trabalho no Huancavilca durou 34 meses e agora, a força submarina do Equador está totalmente renovada e pronta para uma nova geração etapa.
A entrega também marca um fim ao Projeto ALBACORA, um programa de USD 125 milhões, contratado entre o Ministério da Defesa do Equador e o estaleiro da Marinha do Chile – ASMAR.
Fonte: IHSjanes360
Isso não é nada comparado aos nossos futuro escorpène teremos o modernissimo e mais veloz torpedo pesado F21 o deleles fica devendo.
E os nossos submarinos serão totalmente zeros.Não representam nenhuma ameça nenhuma.
Enveja é EDITADO nem. Brazukinha, enquanto o Equador tem, o Brasil vai ter, algum dia, diz a lenda.
Como sempre o país do futuro, diminuindo os logros reais (não do futuro) dos outros países.
Só pra você ficar sabendo, o PROSUB que deveria entregar o primer sub este ano, atrasou (de novo) e por enquanto só iniciará a entrega em 2018 isto se não ocorrer algum contingenciamento que atrase ainda mais a entrega.
Hoje, em 2015 os subs do Equador são mais capazes do que os IKL do Brasil.
FAVOR EVITAR O USO DE PALAVRÕES NOS COMENTÁRIOS.
Temos que melhorar nossos estaleiros … Para termos exemplos assim como a Embraer é na aviação nós sermos nos setores navais.
Espero que continue os nossos estaleiros melhorando cada vez mais e torço pra uma recuperação do estaleiro EISA, para poder recuperar a sua credibilidade no mercado.