Nos últimos 20 meses, o estaleiro Goa Shipyard entregou cinco navios de patrulha offshore para a Guarda Costeira Indiana e um para a Marinha do Sri Lanka, além de 13 barcos menores para as ilhas Maurício, tornando-se o maior exportador de navios da Índia.
Continuando com seu histórico dos últimos 4 anos, o Goa Shipyard Ltd. (GSL) entregou com 86 dias de antecedência, mais o OPV SLNS Sayurala (P623), à Marinha do Sri Lanka durante cerimonial ocorrido em 22 de julho de 2017. A cerimônia contou com a presença da Her Excellency (H.E.) Sra. Chitranganee Wagiswara, Alta Comissária da Marinha do Sri Lanka na Índia, do contra-almirante SS Ranasinghe, Chefe do Estado-Maior da Marinha do Sri Lanka, de diretores e altos funcionários da Marinha do Sri Lanka, da Marinha da Índia, Guarda Costeira e pessoal do GOA Shipyard.
O contrato SLOPV (Sri Lanka OPV), é um dos principais contratos de exportação, sendo atualmente executado pelo GSL para países amigáveis. A quilha da primeira embarcação foi batida em 10 de setembro de 2014 e lançada em 5 de maio de 2016 nas mãos da H.E. Sra. Mridula Sinha, governadora de Goa. É digno destacar que o estaleiro completou a construção de 100% do casco e entregou o navio 86 dias antes do cronograma contratual. Com isso, o estaleiro conseguiu reduzir o período de construção do OPV de 2.500 toneladas para quase 3 anos dos 5 anos previstos.
Significativamente, a entrega do primeiro Advance Offshore Patrol Vessel (AOPV), projetado internamente e construído pelo GSL para a Marinha do Sri Lanka, ocorre na mesma época da entrega do 5º CGOPV da série de seis OPVs em 07 de julho de 2017. A destacar, o excelente registro do Rear Adm. Mital que disse: “Pela primeira vez na história do GSL, estamos entregando dois OPV dentro de um intervalo de um mês, contra intervalo mínimo anterior de 5 a 6 meses. “Nos últimos 20 meses, entregamos 5 OPVs para a Guarda Costeira, 2 FPVs e 11 FICs para as Ilhas Maurício e este OPV para o Sri Lanka, além de outros projetos menores, tudo antes do cronograma.
O GSL obteve uma distinção rara pelo Prêmio “Best Performing Shipyard” recebido por Hon’ble Raksha Mantri. O GOA Shipyard tem a distinção única de ser o maior estaleiro exportador do país e recentemente se transformou no maior exportador de navios na Índia.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE:defense-aerospace
NOTA DO EDITOR: O estaleiro GOA está na lista de estaleiros candidatos à construção da corveta Tamandaré para a Marinha do Brasil.
Esposito, comungo da mesma opiniao. O AMRJ acaba sendo um fator negativo, na medida que concentra recursos que poderiam ser mais bem aproveitados em outros estaleiros. O pior, contudo, é o tempo excessivamente grand para produzir qualquer embarcação.
GOA ,DAMÃO e DIÚ as três faziam parte da Índia portuguesa até 1961 , até hoje a cultura portuguesa com grande influência brasileira da música nas três cidades , infelizmente e como sempre nós brasileiros desconhecemos , porém se fosse dos Gringos e notadamente de um certo país , todos conheceriam !
Em GOA esta o Túmulo de São Francisco Xavier , o Apóstolo da Índia e da Ásia !!
Até o Siri Lanka , ex Ceilão antiga colônia portuguesa esta em melhores condições que nós na Construção Naval de Defesa , talvez por não terem criado nenhuma Engepron , calculem quanto tempo demoraríamos para a Construção destas Cinco Embarcações , aqui querem gastar um dinheiro desnecessário para modernizarem o AMRJ, e com tecnologia importada , quando temos Estaleiros moderníssimos com poucas encomendas , o AMRJ deve ficar some4nte para Reparos e Manutenção !
Caro Padilha, tudo bem? Temos referencias a respeito da qualidade do projeto destas OPVs? E da fabricação? Sao apenas duvidas, curiosidade mesmo! Abraços
Gabriel, leia a nota do editor!
Caro Padilha, td bem? Com relação à qualidade deste estaleiro, ha alguma referencia? Em termos funcionais, esse OPV seria similar aos OPVs britanicos? Abs
Confesso que desconheço referências sobre o GOA. Vou pesquisar mais sobre ele.
Realmente uma pena não estar entre os estaleiros que participaram da licitação,é sempre bom ter eficiência principalmente se tratando de MB.
Goa é uma cidade indiana, que foi colônia portuguesa, ainda se pode encontrar algumas pessoas falando o português.
kkkkkkkkkkkkkkkk
Que país de origem é essa GOA?
Está no texto, basta ler.