Reuters – O Ministério da Defesa da Eslováquia disse na sexta-feira que estava em negociações para comprar aviões de combate F-16 ou Gripen para substituir os envelhecidos MiG-29 feitos na Rússia.
O ministério disse que apresentaria uma análise das duas opções até 29 de junho para aprovação do governo. A Eslováquia, um membro da OTAN, tem um contrato de manutenção com a Rússia para seus 12 MiG-29 até o outono de 2019. Esse contrato pode precisar ser prorrogado, mesmo que o governo aceite comprar novos caças até o final deste ano, já que os novos normalmente levam de 18 a 24 meses para serem entregues.
“As duas opções são boas, com os F-16 mais caros e podem demorar até 2023 para serem entregues”, disse Jaroslav Nad, do Instituto de Polícia de Segurança da Eslováquia. A vizinha Hungria e a República Tcheca já operam o Gripen, construído pela Saab. A Polônia voa o F-16, construído pela Lockheed Martin, e pode comprar mais. A Eslováquia tem um acordo de “joint sky” com a República Tcheca, que arrenda 14 Gripens. O acordo significa que os dois ajudariam a proteger o espaço aéreo de cada um além da cooperação padrão de defesa aérea dentro da OTAN.
Se a Eslováquia comprar o Gripen, eles também poderão compartilhar a manutenção e o treinamento de pilotos. A Eslováquia deve gastar cerca de 6,5 bilhões de euros (US $ 8,11 bilhões) até 2030 para modernizar suas forças armadas. As despesas de defesa devem subir de 1,1% do produto interno bruto no ano passado para 1,6% em 2020 e 2,0% em 2024. Em novembro de 2017, o governo aprovou planos para construir 81 blindados de oito rodas com a empresa finlandesa de defesa Patria, para substituir os blindados desatualizados. O ministério deve escolher um parceiro para construir 404 veículos blindados de quatro rodas neste ano.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Sem chance para o Grippen, essa é fácil para o F-16. O F-16 esta levando todas, grande quantidade de aviões e peças no mercado. Além de ter a bença do Tio Sam.