Por: Vinícius Costa
Uma corveta da classe Kapitan Pattimura (Parchim I), pertencente à Tentara Nasional Indonesia Angkatan Laut (Marinha de Guerra da Indonésia) engajou um grupo de 12 navios de pesca chineses detectados nas águas em torno das ilhas Natuna, no dia 18 de junho.
Segundo Jacarta, tiros de aviso foram desferidos a fim de dissuadir o grupo. Uma embarcação foi alvejada e identificada como Qiong Zhou Dan, sendo posteriormente detida com a sua tripulação de seis homens e uma mulher na base naval de Ranai, nas Ilhas Riau.
O restante dos navios de pesca se retirou do local. Segundo o Vice-Almirante Edi Sucipto, chefe de relações públicas da Marinha, as águas do entorno da região das ilhas Natuna são da Indonésia. Patrulhas marítimas fazem parte da rotina de guarnição do espaço marítimo indonésio. Nesse sentido, a pesca nas referidas águas foi considerada ilegal por parte de Jacarta.
Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores da China emitiu um comunicado apresentando um protesto diplomático contra Jacarta, condenando as ações indonésias sob alegação de violação da lei internacional, além de colocar em risco a vida e a propriedade dos seus pescadores. Ele reiterou ainda que o grupo de embarcações desempenhou suas atividades em locais tradicionais de sua atuação. Em contrapartida, a Indonésia reforçou sua soberania sobre as ilhas.
O episódio é mais um ponto dentro de um longo espectro de tensões regionais que gradativamente escala. As hostilidades entre os países lindeiros do Mar do Sul da China passam a contar com engajamentos assimétricos e/ou contra alvos não militares, que podem se espraiar para um enfrentamento de facto entre forças armadas.
FONTE: Geocorrente
Corveta ASW mas sem um helicóptero orgânico fica ruim…. teria que ter pelo menos um Super Lynx embarcado. Sem um helicóptero para esclarecimento fica muito vulnerável, a menos que fosse dedicada a luta anti aérea, aí pode até ser.
Rudi,
Longe de ser um “comandante de plantão” mas… Não necessitamos deste tipo de navio. O mar em que esta corveta atua é mais fechado e com ameaças diferentes, o nosso mar é aberto, mais “complicado” de navegar e, embarcações de porte pequeno como estas ai sofrem longe da costa.
O que nós precisamos é de NPas e NaPOcs mais simples mesmo, já basta para dar corrida em pesqueiro e mostrar a bandeira do estado Brasileiro por estas águas. Escoltas por estas bandas tem que ter tamanho.
Interessante o Armamento Russo dessa Corvata, não vi Exocets mas a defesa de ponto é boa, nada mau para uma arrumadora de encrencas dentro do alcance visual!
Sinceramente, a China está devendo uma resposta de peso nesse episódio, ou se afirma militarmente nessa região ou então bye, bye ching ling.
Pergunta aos Comandantes: Este tipo de embarcação serviria para nós? parece bem armada…
Vai comer solto o pau naquelas bandas breve breve !!!
Ta demorando…….os chinas agora q conseguiram colocar uma respeitavel frota ao mar, vao colocar as manguinhas de fora……….eh so uma questao de tempo para um enfrentamento entre paises no Mar da China…….