A Embraer levou seu caça A-29 Super Tucano de demonstração para o Dubai Air Show. A aeronave estará em exibição estática durante todo o show.
A aeronave KC-390 da empresa também chama a atenção após o primeiro protótipo retomar os voos depois de nove meses de trabalho.
Apesar de turbulência econômica do Brasil, a Embraer está acelerando o desenvolvimento do KC-390 e agora projeta a entrada em serviço para a FAB em meados de 2018.
O A-29 Super Tucano por enquanto continua sendo um dos itens de exportação-chave da empresa, com 220 pedidos firmes de 13 países e 190 unidades entregues até à data. Nos últimos dois anos, a empresa adicionou mais de 20 configurações de armas, para um total de 150 certificadas em vôo.
A Embraer este ano assinou acordos com o Gana, Mali e Senegal, e Geraldo Gomes, vice-presidente de desenvolvimento de negócios internacionais da divisão de defesa, espera mais negócios para fechar este ano.
“A configuração da aeronave está focada na realização da missão”, diz Gomes. “Os sistemas mais importantes na aeronave são duplicados ou triplicados para garantir que o piloto possa cumprir com a missão e voltar para casa em segurança.”
O caça turbo hélice de ataque leve é ideal para as operações de patrulha e de contra-insurgência, e através de soluções integradas de negócios da Embraer, a aeronave foi incorporada no sistema de monitoramento e vigilância de fronteiras na selva amazônica do Brasil.
Nos EUA, a Embraer e a Sierra Nevada Corporation (SNC) continuam a entregar A-29s para a força aérea afegã através de um centro de montagem final e check-out em Jacksonville, Flórida.
A Embraer fornece as aeronaves e treinamento conforme contrato e a SNC fornece apoio logístico e treinamento para pilotos e mecânicos da Moody AFB na Geórgia.
Gomes diz que 12 aeronaves foram entregues através dessa linha até agora, e ele prevê uma parceria duradoura com a SNC, tanto para a outras oportunidades de negócios com o A-29. Ele espera que continuem com boas taxas de produção no Brasil e em Jacksonville.
No KC-390, vice-presidente programa Gastão Paulo Silva diz que um segundo protótipo voando vai aderir à campanha de ensaios em vôo de 2.000 horas no início de 2016, e um dos dois KC-390 de teste, deverá em breve começar a fazer aparições em shows aéreos como o de Dubai.
Gastão Silva espera que uma forte demanda para o International Aero Engines V2500, que equipa o KC-390, sobre seu concorrente, o turboélice Lockheed Martin C-130J. Ele espera que a concorrência seja limitada pois o A400 da Airbus Defence & Space é muito maior. A empresa fez uma parceria com a Boeing KC-390 para comercialização nos EUA, no Reino Unido e no Oriente Médio.
“Nós temos um projeto no estado da arte (state-of-the-art), com nova tecnologia e estamos trazendo toda a experiência que temos no lado comercial”, diz ele. “Nossa grande vantagem é a nova solução de maior capacidade e velocidade muito maior [em comparação com o C-130J] e muito mais disponibilidade. Nós desenvolvemos a aeronave para ter o menor custo de ciclo de vida no mercado. Isso é muito importante para o cliente.”
O Brasil pretende adquirir 28 KC-390 para substituir sua velha frota de C-130E e KC-130H, e a Embraer tem cartas de intenção de cinco países para mais 32 aeronaves.
As atividades de certificação de voo continuarão até o início de 2017, com ensaios de sistemas de missão, incluindo o reabastecimento aéreo logo depois.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Flight Global
Gilberto, nao se trata de chororo..ou voce acredita q esta empresa c acoes nas bolsas de valores e onde ate mesmo este governo eh tbm um acionista esta la para distribuir almoco de graca………..pagou , levou, senao vai la negociar e entrar na fila. Qiem paga e hinra seus compromissos tem prioridade…ou sera q no lugar em qtu vives eh o contrario….menos Gilberto, menos…….mude um pouco seu raciocinio…vc as vezes poe muito ranso no assunto e opiniao. Sds
Interessante como o discurso da Embraer para dentro do Brasil é de chororô, mas para fora é que ela estaria acelerando o desenvolvimento.
Só lembrando quando da choradeira e da ameaça da Embraer sobre o programa KC-390 eu duvidei que uma Empresa do porte da Embraer não pudesse ela própria financiar o programa de testes iniciais do KC-390 num valor provavelmente inferior ao custo de uma aeronave.
A Embraer SABE que cada dia de atraso na disponibilidade comercial do KC-390 pode significar perdas irrecuperáveis de vendas externas para o C-130J.
Esta nota me indica que o que eu SUSPEITAVA estava ocorrendo, a Embraer estava fazendo jogo de pressão sobre o governo “suspendendo” os voos de teste do KC-390.
É certo que a empresa continuou o programa de testes sem voos, enfatizando os ensaios computacionais para tentar pressionar por mais verbas.
Se a retomada dos voos se deu por sucesso da tática e a liberação de recursos para o programa pelo governo ou desistência da estratégia pela Empresa não dá ainda para saber.
Mas a MUDANÇA do discurso para os operadores externos (inclusive com a afirmação que um PROTÓTIPO pode ser alocado para apresentação em Air Shows Internacionais é um indicativo CLARO que o que foi dito no início do ano causou MUITO ESTRAGO nas vendas potenciais do KC-390. Deslocar um protótipo para este tipo de ação é para colocar dúvida e segurar as opções dos que tem de trocar suas aeronaves num período mais curto.
Além desta iniciativa, outra que espero com ansiedade é a POSSIBILIDADE de que a Embraer e o Comando da Aeronáutica patrocine um grande tour internacional do EDA (a nossa Esquadrilha da Fumaça) que agora equipada com os A-29 Super Tucano ganharia um “Big Buddy ” permanente com um dos primeiros KC-390 alocados para o EDA e a promoção das duas aeronaves….
Gilberto, nao se trata de chororo..ou voce acredita q esta empresa c acoes nas bolsas de valores e onde ate mesmo este governo eh tbm um acionista esta la para distribuir almoco de graca………..pagou , levou, senao vai la negociar e entrar na fila. Qiem paga e hinra seus compromissos tem prioridade…ou sera q no lugar em qtu vives eh o contrario….menos Gilberto, menos…….mude um pouco seu raciocinio…vc as vezes poe muito ranso no assunto e opiniao. Sds
Interessante como o discurso da Embraer para dentro do Brasil é de chororô, mas para fora é que ela estaria acelerando o desenvolvimento.
Só lembrando quando da choradeira e da ameaça da Embraer sobre o programa KC-390 eu duvidei que uma Empresa do porte da Embraer não pudesse ela própria financiar o programa de testes iniciais do KC-390 num valor provavelmente inferior ao custo de uma aeronave.
A Embraer SABE que cada dia de atraso na disponibilidade comercial do KC-390 pode significar perdas irrecuperáveis de vendas externas para o C-130J.
Esta nota me indica que o que eu SUSPEITAVA estava ocorrendo, a Embraer estava fazendo jogo de pressão sobre o governo “suspendendo” os voos de teste do KC-390.
É certo que a empresa continuou o programa de testes sem voos, enfatizando os ensaios computacionais para tentar pressionar por mais verbas.
Se a retomada dos voos se deu por sucesso da tática e a liberação de recursos para o programa pelo governo ou desistência da estratégia pela Empresa não dá ainda para saber.
Mas a MUDANÇA do discurso para os operadores externos (inclusive com a afirmação que um PROTÓTIPO pode ser alocado para apresentação em Air Shows Internacionais é um indicativo CLARO que o que foi dito no início do ano causou MUITO ESTRAGO nas vendas potenciais do KC-390. Deslocar um protótipo para este tipo de ação é para colocar dúvida e segurar as opções dos que tem de trocar suas aeronaves num período mais curto.
Além desta iniciativa, outra que espero com ansiedade é a POSSIBILIDADE de que a Embraer e o Comando da Aeronáutica patrocine um grande tour internacional do EDA (a nossa Esquadrilha da Fumaça) que agora equipada com os A-29 Super Tucano ganharia um “Big Buddy ” permanente com um dos primeiros KC-390 alocados para o EDA e a promoção das duas aeronaves….
Gostaria de saber a quantas andas o projeto do radar do super tucano que o brasil estava desenvolvendo ?
O Radar baseado na tecnologia de sensoreamento da BRADAR (ex-Orbita) é um programa financiado pela Força Aérea da Colômbia e tem por objetivo um POD radar de duas frequências que permita em tempo real que uma aeronave detete homens/equipamentos/acampamentos/trincheiras em Teatro de Operações com densa cobertura florestal como na Amazônia (Colombiana e Brasileira).
Uma aeronave rastreia a área a alta altitude e passaria a informação de localização dos alvos via data link para os sistemas de outras aeronaves da esquadrilha.
É um dos mais interessantes e fantásticos programas e se alcançado um sistema de POD operacional em tempo real seria um sistema de aeronave COIN IMBATÍVEL neste tipo de teatro de operações.
Deve estar envolto no mais alto segredo até porque A PRINCÍPIO só o governo Colombiano estaria apoiando o projeto no seu início à 3/4 anos atrás, o que se AINDA é verdade é um erro COLOSSAL do Comando da Aeronáutica. Mas faz tempo não vi mais nenhuma informação sobre o projeto.
O que sei é que de maneira alguma é uma coisa fácil de se obter pois a tecnologia original de sensoreamento remoto em que se baseia o projeto era destinada a pós-processamento para gerar a informação sob as copas das árvores. O projeto do POD militar para operação contra insurgência em área florestal densa implicaria:
1) miniaturização do sensor para caber no POD;
2) Miniaturização do equipamento de pós-processamento para caber no POD;
3) aumento significativo do poder de processamento e dos algorítmos matemáticos de processamento dos sinais para gerar imagens em tempo-real para a operação militar;
4) elaborar toda uma lógica e arquitetura de referenciamento posicional e comunicação por data link para que as informações geradas possam ser usadas por outras aeronaves;
Em geral a aeronave com o POD radar não deverá engajar os alvos encontrados e sim passar as designações para as aeronaves ST atacantes em função do altíssimo custo e tecnologia deste POD-Radar.
O risco de a tecnologia atualmente disponível (hardware ou algoritmo) ainda não ser suficiente para a obtenção de um POD operacional com estes requisitos não pode ser descartada.
MAS se alcançada é um sistema sem par a nível mundial para operações COIN.
Super Tucano pra mim tem muito futuro e espero que Embraer e FAB também acreditem nisso e façam isso acontecer. Embraer tem que fazer isso mesmo se aqui as coisas estão meio emperradas, vai lá pra fora e divulgue seu produto!
Gostaria de saber a quantas andas o projeto do radar do super tucano que o brasil estava desenvolvendo ?
O Radar baseado na tecnologia de sensoreamento da BRADAR (ex-Orbita) é um programa financiado pela Força Aérea da Colômbia e tem por objetivo um POD radar de duas frequências que permita em tempo real que uma aeronave detete homens/equipamentos/acampamentos/trincheiras em Teatro de Operações com densa cobertura florestal como na Amazônia (Colombiana e Brasileira).
Uma aeronave rastreia a área a alta altitude e passaria a informação de localização dos alvos via data link para os sistemas de outras aeronaves da esquadrilha.
É um dos mais interessantes e fantásticos programas e se alcançado um sistema de POD operacional em tempo real seria um sistema de aeronave COIN IMBATÍVEL neste tipo de teatro de operações.
Deve estar envolto no mais alto segredo até porque A PRINCÍPIO só o governo Colombiano estaria apoiando o projeto no seu início à 3/4 anos atrás, o que se AINDA é verdade é um erro COLOSSAL do Comando da Aeronáutica. Mas faz tempo não vi mais nenhuma informação sobre o projeto.
O que sei é que de maneira alguma é uma coisa fácil de se obter pois a tecnologia original de sensoreamento remoto em que se baseia o projeto era destinada a pós-processamento para gerar a informação sob as copas das árvores. O projeto do POD militar para operação contra insurgência em área florestal densa implicaria:
1) miniaturização do sensor para caber no POD;
2) Miniaturização do equipamento de pós-processamento para caber no POD;
3) aumento significativo do poder de processamento e dos algorítmos matemáticos de processamento dos sinais para gerar imagens em tempo-real para a operação militar;
4) elaborar toda uma lógica e arquitetura de referenciamento posicional e comunicação por data link para que as informações geradas possam ser usadas por outras aeronaves;
Em geral a aeronave com o POD radar não deverá engajar os alvos encontrados e sim passar as designações para as aeronaves ST atacantes em função do altíssimo custo e tecnologia deste POD-Radar.
O risco de a tecnologia atualmente disponível (hardware ou algoritmo) ainda não ser suficiente para a obtenção de um POD operacional com estes requisitos não pode ser descartada.
MAS se alcançada é um sistema sem par a nível mundial para operações COIN.
O KC 390… Não iria entrar em operação em 2016, o foi a pedalada fiscal?
Adriano …. Com certeza , as PEDALADAS atingiram em cheio e no pior momento ,,,mas está semana houve o terceiro voo TESTE do KC-390 em Gavião Peixoto …. mas a entrega para a FAB já foi adiada , assim como todo projeto que o P,T, começa ele não acaba,,,,,,,,,ooppssss,,,,,,EXCETO A **CORRUPÇÃO** QUE NÃO FALTA NUNCA ! !
Mas fica tranquilo, o KC390 que o FHC o Serra e o Aécio fizeram já são suficientes . . . . .
Correção : Quem fez o KC390 , foram a FAB e a Embraer .
Cabe agora ao governo , honrar o compromisso e pagar a conta .
Portanto , se há alguma coisa errada , isto entraria a crédito do governo do PT . Que combinou e não cumpriu .
no tempo do FHC as tropas eram bem servidas….
Tem um Ditado que diz seu NICK …,,,,,,SEU PENSAMENTO……………SUA ALMA……………!
Gostaria de ver nossos super tucanos usando misseis e com sensores como os fabricados nos USA ….. Se possível alguém pode me esclarecer se a ENCOMENDA feita pela FAB dos 3 aviôes CASA – 295 ,S,A,R,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, AINDA CONTINUA VALENDO ? ? obrigado !
Gostei desta pintura hein.
Muito interessante quando pensamos em soluções com Caça Turbo-Hélice e Transporte Tático à Jato, parece que pelo menos um dos dois está errado. As vendas mostram que não.
Seria interessante ver nossos ST em operações conjuntas com os NaPas da Marinha dando informações da presença de Navios Pesqueiros Estrangeiros na ZEE, quem sabe até com uma metralhada na esteira de um fujão? Nossa AMazônia Azul tb é fronteira. A versão Patrulha Naval desta aeronave seria bem interessante, isso foi proposto ah muto tempo mas nunca foi para frente. Com 300 Knots o ST pode simular ataques Navais a baixa altura com bombas e Hellfires, mas não havendo defesa de mísseis de área pode usar bombas à Laser de grande altura, acima do alcance dos Sea Wolfs, Iglas ou Simbads.
Super Tucano pra mim tem muito futuro e espero que Embraer e FAB também acreditem nisso e façam isso acontecer. Embraer tem que fazer isso mesmo se aqui as coisas estão meio emperradas, vai lá pra fora e divulgue seu produto!
O KC 390… Não iria entrar em operação em 2016, o foi a pedalada fiscal?
Adriano …. Com certeza , as PEDALADAS atingiram em cheio e no pior momento ,,,mas está semana houve o terceiro voo TESTE do KC-390 em Gavião Peixoto …. mas a entrega para a FAB já foi adiada , assim como todo projeto que o P,T, começa ele não acaba,,,,,,,,,ooppssss,,,,,,EXCETO A **CORRUPÇÃO** QUE NÃO FALTA NUNCA ! !
Mas fica tranquilo, o KC390 que o FHC o Serra e o Aécio fizeram já são suficientes . . . . .
Correção : Quem fez o KC390 , foram a FAB e a Embraer .
Cabe agora ao governo , honrar o compromisso e pagar a conta .
Portanto , se há alguma coisa errada , isto entraria a crédito do governo do PT . Que combinou e não cumpriu .
no tempo do FHC as tropas eram bem servidas….
Tem um Ditado que diz seu NICK …,,,,,,SEU PENSAMENTO……………SUA ALMA……………!
Gostaria de ver nossos super tucanos usando misseis e com sensores como os fabricados nos USA ….. Se possível alguém pode me esclarecer se a ENCOMENDA feita pela FAB dos 3 aviôes CASA – 295 ,S,A,R,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, AINDA CONTINUA VALENDO ? ? obrigado !
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Muito interessante quando pensamos em soluções com Caça Turbo-Hélice e Transporte Tático à Jato, parece que pelo menos um dos dois está errado. As vendas mostram que não.
Seria interessante ver nossos ST em operações conjuntas com os NaPas da Marinha dando informações da presença de Navios Pesqueiros Estrangeiros na ZEE, quem sabe até com uma metralhada na esteira de um fujão? Nossa AMazônia Azul tb é fronteira. A versão Patrulha Naval desta aeronave seria bem interessante, isso foi proposto ah muto tempo mas nunca foi para frente. Com 300 Knots o ST pode simular ataques Navais a baixa altura com bombas e Hellfires, mas não havendo defesa de mísseis de área pode usar bombas à Laser de grande altura, acima do alcance dos Sea Wolfs, Iglas ou Simbads.